Notícias

Futebol Brasileiro

Hegemonia? Paulistas lideram títulos brasileiros de pontos corridos

sao-paulo-fc-campeao-brasileiro-2006

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Com 9 títulos, o estado é o que mais venceu desde 2003

Pontos
Reprodução/ Globo Esporte

 

Com o Palmeiras muito próximo de se tornar campeão brasileiro, o estado de São Paulo lidera o ranking de títulos nacionais da era de pontos corridos. Desde 2003, quando foi implementado, nenhum estado teve tantos representantes vencendo o torneio.

O Cruzeiro foi o primeiro time a vencer o torneio nesse formato, em 2003, com Vanderlei Luxemburgo no comando – ano da tríplice coroa mineira. O vice campeão, Santos, venceu no ano seguinte, e começou uma era paulista no torneio.

Foto: Reprodução

 

Outro fato curioso é que, até 2007, o campeonato tinha 24 times disputando a Série A. Porém, neste ano, a CBF decidiu por deixar com 20 times e 38 rodadas de competição. Neste formato, apenas 7 clubes foram campeões: Santos, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro.

A HEGEMONIA

Quando o Santos venceu, em 2004, iniciou um domínio paulista na competição. Depois do Peixe, o Corinthians venceu a competição, em 2005. O São Paulo foi além; 3 conquistas consecutivas, de 2006 a 2008. Em 2009, o Palmeiras foi o líder por boa parte da competição, mas foi ultrapassado pelo Flamengo de Petkovic.

Imagem relacionada
Foto: Reprodução

 

No ano seguinte, o Fluminense foi campeão com Fred e companhia. Porém, em 2011, o Corinthians de Tite venceu, no ano da redenção da eliminação para o Tolima.

Em 2012, o Fluminense venceu outra vez, e foi o último título carioca do campeonato.

O DOMÍNIO MINEIRO NO BRASIL

Em 2013, o estado de Minas Gerais pode ficar muito feliz. Neste ano, o Cruzeiro venceu novamente o campeonato, com Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart comandando o time. No mesmo ano, o Galo foi campeão da Libertadores pela primeira vez em sua história.

O ápice foi 2014: Cruzeiro bicampeão, e Atlético campeão da Copa do Brasil. De quebra, a final foi disputada entre os dois times, fazendo com que o domínio fosse completo.

Resultado de imagem para cruzeiro campeão
Foto: Reprodução

 

OS PAULISTAS NO TOPO. DE NOVO.

Em 2015, o futebol paulista voltou a protagonizar o futebol nacional. O Corinthians foi hexa campeão, sendo o segundo título brasileiro do técnico Tite. De quebra, o time conquistou o recorde de pontos, com 81 conquistados. No ano seguinte, o Palmeiras de Cuca venceu o campeonato, e quebrou um jejum de 22 anos sem conquistar o Brasil.

No ano passado, o Corinthians de Fábio Carille venceu, de ponta a ponta, o sétimo título brasileiro, fazendo com que o estado de São Paulo lidere o ranking, com 9 conquistas.

Imagem relacionada
Foto: Reprodução/CBF

VEM MAIS POR AÍ?

Caso o Palmeiras seja campeão, será o décimo título brasileiro do clube, e também o décimo do estado. O Rio de Janeiro, com 3 conquistas, busca o tetra com o Flamengo. Já o Rio Grande do Sul busca a primeira conquista, já que nenhum gaúcho venceu o campeonato em pontos corridos.

Gabriel Santos (39 Posts)

Apaixonado por esportes desde pequeno. Falo sobre futebol e o que der vontade.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta