Guia da Champions League: Grupos E, F, G e H

Assim como na primeira parte desse guia, o recado é: a Champions League 2018-19 começa na próxima terça-feira (18). Para te deixar por dentro dos grupos, peças-chave e contratações, o Esportes Mais preparou um guia dividido em duas partes. Esta é a segunda, a primeira você pode ler clicando aqui.

GRUPO E:

AEK ATENAS:

Talvez o time mais “sem graça” que disputará a Champions League este ano, o AEK deve ficar na última colocação no grupo E.

Contratações:

As novidades na equipe são Marko Livaja e Christos Albanis.

Esquema:

A equipe grega joga num 4-2-3-1 com dois volantes fixos para melhor cobertura defensiva. O ataque tem Ezequiel Ponce como centro-avante sendo auxiliado por Anastasios BakasetasPetros Mantalos pelos lados.

AJAX:

Ajax é, definitivamente, uma grande aposta para se classificar às oitavas de final da competição. O veterano Jaan Huntelaar é o maior símbolo atual da equipe e o artilheiro da temporada até aqui. O brasileiro David Neres, que se destacou na temporada passada, também é uma das apostas de gol.

Contratações:

Muito fechado, o elenco do clube holandês trouxe apenas quatro novidades. Daley Blind, do Manchester United, e Dusan Tadic, do Southampton, são as principais contratações.

Esquema:

Ajax utiliza um 4-3-3 defensivo que se transforma em 4-2-4. Nesse esquema, Neres se torna o atacante centralizado atrás do 9 Huntelaar, e com TadicHakim Ziyech pelos lados.

BAYERN:

Bayern é o grande favorito do grupo, obviamente. A equipe alemã perdeu o volante Arturo Vidal, é verdade, mas manteve outras peças importantes. Robert LewandowskiJames RodriguezArjen RobbenThiago Alcantara são alguns exemplos que devem se destacar na competição.

Contratações:

Além da contratação do técnico Niko Kovac, em junho de 2018, a equipe trouxe Leon Goretzka, do Schalke. Outros jogadores que estavam emprestados para clubes europeus retornaram, como é o caso de Renato Sanchez.

Esquema:

A equipe bávara joga em um 4-3-3 bastante ofensivo com ThiagoCorentin TolissoThomas Müller na linha do meio campo. RobbenSerge Gnabry se posicionam nos lados para dar suporte ao 9 Lewandowski.

BENFICA:

O atacante Haris Seferovic é o principal nome e arma ofensiva do Benfica. A equipe deve disputar a segunda vaga contra o Ajax.

Contratações:

O meio campo Gabriel PiresNicolás Castillo, Germán Contim, Odysseas Vlachodimos e Alfa Semedo são as novidades no elenco.

Esquema:

A equipe portuguesa joga no 4-1-4-1 com Ljubomir Fejsa como o primeiro volante bem fixo. Eduardo Salvio e Franco Cervi fazem as laterais, com Seferovic isolado.

GRUPO F:

HOFFENHEIM:

O principal destaque é o croata Andrej Kramaric. Mas, o alemão Nico Schulz também é uma peça importante do elenco do Hoffenheim e deve dar trabalho.

Contratações:

Kasim Adams, Leonardo Bittencourt, Ishak Belfodil, Vincenzo Grifo e Joshua Brenet foram as contratações notáveis do time até o momento.

Esquema:

Hoffenheim joga em um 3-5-2 muito bem montado com os cinco meias bem avançados. Os já citados Kramaric Schulz fazem o lado esquerdo enquanto Leonardo Bittencourt e Pavel Kaderabek fazem a esquerda. Centralizado, Florian Grillitsch é por quem a bola passa antes de chegar em Ádám Szalai ou Joelinton.

MANCHESTER CITY:

O atual campeão da Premier League continua forte mesmo quase não contratando. A equipe comandada por Pep Guardiola está pronta para mais um ano tentando conquistar a inédita Champions League.

Contratações:

Ninguém além de Riyad Mahrez chegou ao City.

Esquema:

O 4-3-3 tradicional de Guardiola não é aquele em que se era aplicado o tiki-taka, mas é igualmente um futebol vistoso e bonito de ver. Os dois Silvas do meio campo, Bernardo David, são os pilares do time composto por Raheem SterlingLeroy SanéKun Aguero.

LYON:

O time francês deve se classificar em segundo lugar no grupo e o City em primeiro, enquanto os demais devem disputar uma terceira colocação para a vaga na Europa League. Os destaques da equipe são Memphis DepayNabil FekirBertrand Traoré.

Contratações:

Moussa Dembélé, Tanguy Ndombélé, Jason Denayer e Lenny Pintor são as principais contratações.

Esquema:

O 4-2-3-1 proposto pelo treinador francês Bruno Génésio é em função de Memphis. O atacante holandês tem o apoio do capitão Fekir mais centralizado e Houssem Aouar Traoré pelos lados. Como ele se movimenta bastante, e o esquema dá essa opção, ele consegue contribuir com assistências também.

SHAKTHAR DONESTK:

Para quem não acompanha muito o futebol ucraniano, o Shakthar é um time cheio de brasileiros. Alan PatrickTaison, Wellington NemIsmaily Maycon são alguns dos nomes importantes da equipe. Até a temporada passada tinha o Fred, que se transferiu para o Manchester United em 2018.

Contratações:

Maycon, aliás, estava no Corinthians recentemente, mas foi contratado até 2023. Outros brasileiros, Fernando e Marquinhos Cipriano, também foram contratados. Olarenwaju Kayode, que pertencia ao Manchester City, também é novidade.

Esquema:

Geralmente, a equipe ucraniana joga em um 4-3-3 com versatilidade defensiva. O lateral esquerdo Ismaily apoia bastante os meio-campistas e ajuda com as jogadas de linha de fundo. AlanNem formam o meio campo com Taras Stepanenko. Ao lado de TaisonJúnior MoraesMarlos são o trio de ataque da equipe.

GRUPO G:

CSKA MOSCOU:

Junto com o Viktoria Plzen, o CSKA Moscou é o mais fraco do grupo G. As duas equipes, aliás, devem encerrar a fase de grupos da Champions na terceira e quarta colocação, com o time russo indo para a Liga Europa.

Contratações:

Arnór Sigurdsson, Ivan Oblyakov, Hördur Magnússon, Takuma Nishimura e Abel Hernández são as novidades da equipe.

Esquema:

Curiosamente, o CSKA joga em um 3-1-4-2. No papel, o esquema busca aumentar a mobilidade dos dois atacantes, Fedor ChalovHernández. Quando eles se movimentam, Nikola Vlasic aparece como um ponta pela esquerda, embora o meio campo seja composto de dois laterais de origem, como Kirill NababkinMário Fernandes.

REAL MADRID:

A saída de Cristiano Ronaldo do Real Madrid foi bastante repercutida, mas a equipe merengue não parece estar abalada. Apesar de poucas contratações, o time continua forte ofensiva e defensivamente e possui um novo trio de ataque.

Contratações:

O novo plantel madridista conta agora com mais dois brasileiros: Mariano Díaz e Vinícius Jr (que está na equipe b)Além deles, Álvaro Odriozola e Thibaut Courtois foram contratados, porém só o goleiro belga é titular.

Esquema:

Real continua com seu tradicional 4-3-3 mesmo sem CristianoMarco Asensio, Karin Benzemá e Gareth Bale formam o trio de ataque do clube espanhol. O meio campo segue o mesmo das últimas temporadas com Luka ModricCasemiroToni Kroos.

ROMA:

Assim como os demais times italianos na Liga dos Campeões desse ano, a Roma perdeu peças importantes do seu elenco. O goleiro Alisson foi para o Liverpool, por exemplo, e Radja Nainggolan foi para a rival Inter de Milão.

Contratações:

Ao passo que perdeu peças, a equipe romanista trouxe Steven NzonziJavier Pastore, Justin Kluivert e Ante Coric, além de Bryan Cristante por empréstimo.

Esquema:

O 4-3-3 bastante ofensivo adotado pela Roma possibilita as subidas mais perigosas dos laterais Aleksandar Kolarov e do capitão Alessandro Florenzi. Falando em ataque, Stephan El Shaarawy, Edin Dzeko e Cengiz Ünder são o trio de frente.

VIKTORIA PLZEN:

É o mais fraco do grupo e deve ficar na quarta colocação. O clube da República Tcheca não tem nenhuma grande estrela, embora Michael Krmencik seja o artilheiro da atual temporada com sete gols.

Contratações:

A equipe não tem nenhuma novidade no elenco, exceto por jogadores que chegaram a custo zero.

Esquema:

O esquema adotado pelo treinador Pavel Vrba é o 4-2-3-1 com Krmencik isolado no ataque. O camisa 9 Martin Zeman cai pelo lado esquerdo, Ales Cermak pelo centro e Milan Petrzela faz o lado direito.

GRUPO H:

JUVENTUS:

A Juventus perdeu Gianluigi Buffon, mas ganhou outra estrela: Cristiano Ronaldo. Nesse início de campeonato italiano o português não tem rendido o esperado, embora tenha marcado dois gols contra o Sassuolo neste domingo (16). Porém, já foi provado que mesmo em má fase o Gajo pode facilmente ser o artilheiro da Champions League.

Contratações:

Com a saída de BuffonWojciech Szczęsny assumiu a titularidade, mas Mattia Perin foi contratado para o gol. João CanceloAndrea FavilliDouglas Costa também são novidades, além do retorno de Leonardo Bonucci. Outra peça interessante é o alemão Emre Can que chegou a Turim após fim de contrato com o Liverpool.

Esquema:

O treinador Massimiliano Allegri utiliza o esquema 4-3-1-2 (ou 4-3-3 em situação de ataque). Paulo Dybala é o atacante mais centralizado, que abre opções para Mandzukic Cristiano se movimentarem mais na área. O meio campo, geralmente, com o capitão Sami KhediraCan Blaise Matuidi dispõe de muita força física, mas pouco apoio ofensivo, exceto pelas chegadas de Matuidi à linha de fundo.

MANCHESTER UNITED:

Manchester United é um time com estrelas, mas não é o favorito do grupo. O inglês enfrenta problemas em seu plantel e no comando técnico com José Mourinho, e isso pode atrapalhar o desenvolvimento da equipe. Paul PogbaDavid De GeaRomelu Lukaku precisam mostrar serviço se quiserem a primeira colocação do grupo.

Contratações:

United contratou apenas três jogadores, sendo um deles o brasileiro Fred, do Shakhtar. O goleiro Lee Grant e o lateral Diogo Dalot são as outras novidades.

Esquema:

Mesmo muito criticado e com uma filosofia de jogo (para muitos) ultrapassada, Mourinho escala a equipe no 4-2-3-1. O esquema não favorece a rapidez e solidez de nenhum dos bons jogadores da equipe, principalmente se falarmos sobre PogbaMarcus Rashofrd Lukaku. A falta de criação de jogadas e de aproximações tem deixado o torcedor bastante irritado. Na última participação na Champions, os Red Devils cairam nas oitavas.

VALÊNCIA:

Desde 2016 fora da competição, o clube espanhol Valência está de volta querendo mais do que um terceiro lugar.

Contratações:

A principal contratação é Kévin Gameiro, que estava no Atlético de Madrid. O meio-campista Geoffrey Kondogbia, que estava na Inter de Milão, e Gonçalo Guedes, do PSG, são outras novidades importantes.

Esquema:

O Valência joga no tradicional 4-4-2 com Gameiro Rodrigo na frente. Kondogbia, como primeiro volante, auxilia a transição defesa-ataque de forma que Ferrán Torres faça as jogadas na direita. Denis Cheryshev é quem faz a função do lado esquerdo, com o capitão Dani Parejo auxiliando.

YOUNG BOYS:

Sem chance de passar de fase na Champions, o Young Boys é mais uma equipe que vai tentar a terceira colocação no grupo, o que dá vaga na Europa League.

Contratações:

O clube apostou na contratações de peças para a defesa. Os zagueiros Mohamed Camara Jan Kronig, e o lateral Ulisses Garcia foram contratados até 2022.

Esquema:

Assim como o Valência, o Young Boys joga no 4-4-2 e traz Guillaume Hoarau Roger Assalé no ataque, auxiliados principalmente pelo meia Christian Fassnacht.

OPINIÃO:

Com as duas partes do guia postadas, abaixo deixo minhas apostas para passarem da fase de grupos.

  • Grupo A: Atlético de Madrid e Borussia Dortmund
  • Grupo B: Barcelona e Inter de Milão
  • Grupo C: Liverpool e PSG
  • Grupo D: Galatasaray e Porto
  • Grupo E: Ajax e Bayern
  • Grupo F: Manchester City e Lyon
  • Grupo G: Real Madrid e Roma
  • Grupo H: Juventus e Manchester United.

Qual a sua aposta?

Esportes Mais

Facebook

França
Clique na imagem para acessar o site

Referências e observações:

Todos os esquemas foram analisados com base no último (ou nos últimos confrontos) de cada equipe. Informações do site https://www.transfermarkt.pt

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Leandro Paredes
Leandro Paredes está de volta ao Boca Juniors
Copa do Mundo de Clubes
Copa do Mundo de Clubes ou Mundial de Clubes?
Copa do Mundo de Clubes
GUIA E+ DA COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA
Copa do Mundo de Clubes
Calendário da Copa do Mundo de Clubes 2025: datas, horários e confrontos
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei