Notícias

Futebol Brasileiro

Grêmio pode dar números finais ao rebaixamento do Cruzeiro

CRUGREMIO2012

De férias, Grêmio recebe a Raposa que precisa vencer e torcer por tropeço do Ceará, para escapar do inédito rebaixamento

Na noite desta quinta-feira (05), a equipe do Grêmio Fut-ball Porto Alegrense recebe o Cruzeiro Esporte Clube às 19h15, horário de Brasília, na Arena do Grêmio, em duelo válido pela 37ª rodada e penúltima do Campeonato Brasileiro de 2019.

Tabela de classificação: Grêmio x Cruzeiro

O Tricolor Gaúcho é o quarto colocado com 62 pontos ganhos, vem de vitória por 3 a 0 contra o São Paulo, jogo realizado na Arena do Grêmio, resultado que manteve o time na mesma colocação da última rodada e selando o time na fase de grupo da Copa Libertadores de 2020, já que o G-4 virou G-6 com o Athletico-PR conquistando o titulo da Copa do Brasil e o Flamengo sendo o atual campeão da Libertadores de 2019.

Já a Raposa em situação complicada, ocupa a 17ª colocação com 36 pontos conquistados, vem de derrota por 1 a 0 contra o Vasco da Gama no Estádio São Januário, resultado que manteve a equipe Celeste na mesma posição da tabela, mas que ao mesmo tempo deixou o Cruzeiro em condições reais do inédito rebaixamento, já que terá que vencer os dois próximos compromissos, Grêmio (fora) e Palmeiras (casa) para chegar aos 42 pontos e com 9 vitórias, primeiro critério de desempate do Brasileirão. Ceará até o momento tem 38 pontos, dois a mais que a Raposa, mas com 10 triunfos.

Renato Gaúcho garante Grêmio com time titular

Depois da vitória sobre o São Paulo na última rodada por 3 a 0, os jogadores do Grêmio se reapresentaram no CT Luiz Carvalho sem a presença dos zagueiros Geromel, Kannemann, o volante Matheus Henrique e o atacante Alisson.

Eles simplesmente não participaram do treinamento em campo reduzido, mas estão com vagas garantidas contra o Cruzeiro. Recuperado de uma pancada nas costas, o volante Matheus Henrique volta ao time no lugar de Michel.

O treinador Renato Gaúcho conta com o retorno do atacante Tardelli, que cumpriu suspensão automática do terceiro cartão amarelo contra o São Paulo, mas o comandante Tricolor pode optar pela permanência de Pepê no ataque, deixando Diego Tardelli como opção de banco. Thaciano é a única dúvida, jogador se recupera de uma lesão muscular.

Cruzeiro pode ter Fred no ataque como titular

Sem tempo para pensar e precisando agir rápido, Adilson Batista treinou com os jogadores nesta manhã de terça-feira (03) com os atletas que não atuaram contra o Vasco da Gama e aqueles que jogaram menos de 45 minutos nas Laranjeiras.

Os demais jogadores ficaram na academia do hotel fazendo trabalho regenerativo. Porém o treinador Celeste não poderá contar com Marquinhos Gabriel que levou o terceiro cartão amarelo contra o Vasco e cumpre suspensão automática contra o Grêmio. Dodô deve voltar à lateral esquerda como titular e Fred deve ganhar uma nova chance no ataque Cruzeirense.

Matheus Henrique, sobre o Cruzeiro: “Se fosse a gente, iriam nos ajudar?”

Volante Gremista admite time focado contra o Cruzeiro, mesmo tendo o Grêmio vaga garantida na fase de grupo da Copa Libertadores e caso vença a Raposa, se a combinação de um empate entre Ceará e Corinthians, time Celeste sofrerá o inédito rebaixamento e o Vozão permanece na Série A.

Com objetivos de premiação, Matheus Henrique endossou a conversa obtida pelo treinador Renato Gaúcho.

– A nossa motivação tem que ser a mesma em todos os jogos, se trata de Grêmio. Entramos para vencer sempre. Tivemos uma conversa, ele (Renato) falou que a gente alcançou o objetivo, mas quinta tem que dar a vida. Temos objetivo sim, quarto e quinto tem diferença financeira. Vamos para ficar entre os quatro, ficar na frente dos outros clubes. Quem entrar em campo vai dar a vida – afirmou.

Matheus Henrique, do GrÊmio — Foto: Eduardo Moura

Matheus Henrique, do GrÊmio — Foto: Eduardo Moura

Matheus Henrique ainda completou, sobre a declaração de Renato Gaúcho, o carinho que ele tem com o clube Mineiro, mas que levaria a campo sua força máxima.
– Sabemos que é delicado, é um clube grande. Mas como o Renato falou, não será o Grêmio que rebaixará o Cruzeiro, foi pelo que fizeram no campeonato. Entraremos com o objetivo de vencer. Poderia ser nós no lugar deles. Será que se fosse a gente, iriam nos ajudar? – indagou Matheus Henrique.

Com riscos de 90,6% Cruzeiro ainda luta contra o inédito rebaixamento

A verdade é que se o Cruzeiro ganhou duas Copas do Brasil nos dois últimos anos, em 2017 contra o Flamengo e 2018 contra o Corinthians, fez a segunda melhor campanha na Copa Libertadores em 2019, não justifica a má campanha do time no Campeonato Brasileiro com o elenco que tem.

Ninguém deixa de jogar bola de uma hora pra outra, o que aconteceu foram as denúncias feitas pelo programa Fantástico da Rede Globo a respeito de transações ilícitas, crise financeira, daí começaram a atrasar os salários dos jogadores, funcionários, demissões entre elas a do vice-presidente Itair Machado. O Cruzeiro então  mergulhou em resultados negativos: eliminações na Libertadores, Copa do Brasil e a maior parte do tempo na zona de rebaixamento do Brasileirão, a ponto de o gestor de futebol Zezé Perrella chegar a falar sobre a culpa do ex-técnico Mano Menezes.

Fazendo uma análise dos dois últimos anos, o Cruzeiro abriu mão do seu elenco, escalando times alternativos no Campeonato Brasileiro e realmente nada fez na competição, simplesmente garantiu vaga na Série A. Mano Menezes era o treinador dessa época e era muito criticado por esta postura pelos torcedores Cruzeirenses. Ainda na sua gestão o time ficou ali até o seu pedido de demissão nesta edição de 2019.

Depois da derrota para o Vasco da Gama por 1 a 0 no Rio de Janeiro, visivelmente deu para perceber o abatimento de certos jogadores, mas Adilson Batista tem como principal objetivo, além de livrar o time do rebaixamento, dar moral e ânimo aos seus comandados.

“Vamos lutar até o final”, prometeu Léo. O goleiro Fábio também manteve o otimismo: “Tenho fé que vamos sair dessa situação”, disse o jogador com mais jogos na história do clube. Egídio completou: “Não tem nada perdido. Vamos continuar tendo fé”.

Orejuela, lateral do Cruzeiro, chorou na saída de campo após derrota para o Vasco — Foto: Reprodução/TV Globo

Orejuela, lateral do Cruzeiro, chorou na saída de campo após derrota para o Vasco — Foto: Reprodução/TV Globo

– Dá (para escapar). Futebol é onze contra onze. Sabemos da qualidade da equipe do Grêmio. Mas vamos acreditar até o final. Temos condições totais de ir na Arena do Grêmio e buscar um resultado positivo, buscar a vitória. A gente vai trabalhar para isso – garantiu Fred, que há um bom tempo não concedia entrevistas.

Até o gestor de futebol do Cruzeiro deixou as suas palavras como forma de incentivo e de que no futebol tudo é possível.

– Eu ainda acredito. Só vou deixar de acreditar depois de domingo – disse Zezé Perrella, gestor de futebol do Cruzeiro, em nome da diretoria do clube mineiro, que enfrenta talvez sua maior crise financeira e política da história.

Para maiores informações acesse o link https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/do-choro-a-fe-na-salvacao-cruzeiro-vai-da-desolacao-a-reanimacao-em-crer-na-fuga-do-z-4.ghtml

Ficha técnica – Grêmio x Cruzeiro

Data: 05/12/2019

Hora: 19h15, horário de Brasília

Local: Arena do Grêmio – Porto Alegre – RS.

Arbitro: André Luiz de Freitas Castro – MTR – GO

Arbitro assistente 1: Fabricio Vilarinho da Silva – FIFA – GO

Arbitro assistente 2: Cristhian Passos Sorence – AB – GO

VAR: Wagner Reway – FIFA – PB

Grêmio: (Provável escalação) Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Tardelli e Everton; Luciano.

Técnico: Renato Gaúcho.

Cruzeiro: (Provável escalação) Fábio; Orejuela, Cacá, Léo e Dodô (EgÍdio); Henrique, Ariel Cabral e Éderson; Pedro Rocha, David e Fred.

Técnico: Adilson Batista.

 

Deixe uma resposta