Futebol Cearense: um ano mágico em 2018

Trio de Ferro cearense consegue conquistas nas principais divisões do Campeonato Brasileiro trazendo alegrias aos seus torcedores

O futebol do Cearense está em festa em razão de seus principais times, Ceará, Fortaleza e Ferroviário protagonizarem espaços que jamais a crítica esportiva teria imaginado. Vamos elencar as principais façanhas dos times do Estado do Ceará pela ordem de divisão.

1 – Ceará Sporting Club

O alvinegro cearense começou a temporada conquistando o estadual em cima do seu maior rival o Fortaleza, sob o comando do então técnico Marcelo Chamusca que estava a frente do Clube desde Junho de 2017 conseguindo o acesso para a Série A, sendo o único técnico a conseguir o mesmoentre todas as divisões do Futebol Brasileiro.

Porém, este bom trabalho não surtiu efeito na Série A do Campeonato Brasileiro, onde Marcelo deixou o comando da equipe após 6 rodadas com 3 derrotas e 3 empates, e em seguida assumiu o técnico Jorginho que esteve comandando a equipe por 15 dias participando de 3 jogos com 3 derrotas, até o mesmo entregar o cargo alegando fatores pessoais.

Logo após a saída de Jorginho a diretoria alvinegra agiu rápido e trouxe Lisca para comandar a equipe até o término da competição. Velho conhecido da equipe alvinegra, onde trabalhou no clube em 2015,  conseguindo na época livrar a equipe do rebaixamento para a Série C.

Com perfil motivador e cativante entre todos, fez uma campanha ótima no final do turno e do returno do campeonato salvando a equipe do rebaixamento e por pouco não classificou os alvinegros para a Sulamericana, com certeza se estivesse a frente da equipe desde o começo do campeonato teria conseguido esse feito uma vez que a Ceará não se classificou por critérios de desempate.

Principal reforço alvinegro, Lisca fez a equipe jogar como grande se salvando do rebaixamento

2 – Fortaleza Esporte Clube

O Tricolor de Aço apostou suas fichas no técnico Rogério Ceni, que mudou a cara e a infraestrutura do time em razão das comemorações do centenário do clube, o time conquistou no primeiro semestre o vice campeonato estadual perdendo a final para o seu maior rival, o Ceará.

Mesmo assim o técnico enxergou que a equipe estava pronta para enfrentar novos desafios, tanto até que liderou todo o Campeonato Brasileiro da Série B sendo campeão com duas rodadas de antecedência sendo o primeiro time do Nordeste a conquistar a competição no formato de pontos corridos, terminando o campeonato com 9 pontos de diferença frente ao CSA.

Vale salientar que com a vinda de Rogério Ceni ao Fortaleza o time obteve inúmeros ganhos como aumento na receita do time, maior média de público na Série B nos últimos 6 anos, obtendo em torno de 28 mil pessoas, transformação do Estádio Alcides Santos para Centro de Excelência, e aumento no número de sócios torcedores de 14 mil para 20 mil.

Técnico Rogério Ceni mudou a cara do time e da instituição trazendo enormes ganhos ao clube

3 – Ferroviário Atlético Clube

O Ferrão como carinhosamente é conhecido entra como a terceira força do futebol cearense e após amargar anos em inúmeras dificuldades financeiras, risco de rebaixamentos nos campeonatos regionais, conseguiu sua classificação para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, sagrando-se campeão do torneio sendo o segundo time cearense a ganhar a competição. O primeiro foi o Guarany de Sobral em 2010.

Além da conquista da Série D o Ferroviário conquistou também a Taça Fares Lopes que é um campeonato alternativo ao regional cearense e que dá uma vaga na Copa do Brasil para o campeão do torneio. Foi uma conquista inédita para a sua história.

Resultado de imagem para taça fares lopes ferroviario

Além da série D a equipe do Ferroviário conquista a mais um feito inédito, a Taça Fares Lopes

Clássico Rei – Ceará x Fortaleza

O Ano de 2019 será especial, pois, o Clássico Rei completará 100 anos de sua existência e poderá ser disputado até 10 vezes, já que as equipes disputarão juntas o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.

O futebol cearense encerra 2018 entrando para a história do fubebol brasileiro, se fortalecendo e buscando resultados favoráveis em função de sua grandeza e história.

cassrocha@hotmail.com

CARLOS ANDRÉ ROCHA - Paulistano da gema, Engenheiro Metalurgista de Formação, Professor de Matemática e Física, Torcedor do São Paulo desde criancinha e torcedor do Club Atlético Huracán desde 2009,"Grande no se hace, grande se nace"!

Related post

Leave a Reply