Notícias

NFL

Futebol americano universitário e sua temporada de bowls

Veja a programação dos principais bowls nesse final de dezembro

Troféu dado ao campeão nacional do College Football, o futebol americano universitário

(Foto: Reprodução / ESPN Prees Room)

Com o encerramento da temporada regular do College Football, (Futebol Universitário) os bowls tomam conta desse fim de ano e pode ser um baita entretenimento para quem gosta de futebol americano.

O futebol americano entra na sua temporada 150, ou seja, é mais antiga que da NFL que completa sua temporada 100. Dos 41 bowls que serão disputados a partir dessa sexta feira até a virada de ano, apenas dois serão determinantes para definir os finalistas do CFP National Championship, a final do College Football.

O primeiro bowl é o Chick-Fil-a Peach Bowl, duelo a ser disputado entre Oklahoma e LSU, e o segundo é o Playstation Fiesta Bowl, com o jogo entre Clemson e Ohio State. Ambas as partidas ocorrem no dia 28 de dezembro e você ficará por dentro dessas partidas de forma mais aprofundada mais adiante aqui no Esporte Mais.

No mais, vamos destacar outros bowls importantes que têm algumas histórias interessantes, prospectos que podem estar no Draft, a qualidade técnica dos jogos, entre outros motivos. Mas, primeiro vamos a uma breve explicação sobre como são formados os bowls e o que a universidade tem que fazer para se tornar elegível em um dos 41 bowls disputados em dezembro a janeiro.

A importância das campanhas e rankeamentos para elegibilidade a um bowl universitário

Para uma universidade estar em um bowl de pós-temporada do futebol americano universitário algumas regras devem ser seguidas. Dentre várias, podemos destacar campanhas e rankeamentos, esse dois fatores são preponderantes para que a universidade consiga disputar um bowl.

No fator campanha, a equipe universitária precisa ter no mínimo uma temporada de 50%, sendo que uma vitória tem que ser contra times da FCS, a segunda divisão do futebol americano universitário.

Entretanto, pode ocorrer de universidades terem uma campanha abaixo de 50% e mesmo assim estarem elegíveis, pois se disputam 13 jogos na temporada regular e vencem seis e perdem cinco, essas mesmas levam vantagens sobre universidades com campanha de cinco vitórias e sete derrotas.

Além disso, não havendo número de universidades com campanha positiva, com 50%, ou pouco menos, as universidade que chegarem a cinco vitórias e sete derrotas poderão disputar algum bowl, sob uma condição: sua taxa de progresso acadêmico.

Já a questão de rankeamento vale para as universidades da primeira divisão do futebol americano. Se uma das universidades está entre as 25 melhores, o Top 25 Selection, que é formado por 12 membros das principais conferências do futebol universitário (PAC-12, ACC, SEC, Big 10 e BIG XXI),  certamente essa universidade poderá disputar algum bowl. Porém, a campanha também servirá como critério de elegibilidade e desempate contra outras universidades, principalmente da mesma conferência.

Bowls - College Football

Mapa com o escudo das principais universidades dos College Football

A explicação foi a mais resumida possível e para dar um fácil entendimento. Agora vamos destacar os principais bowls, dando prioridade àqueles que tem universidades da primeira divisão do College Football.

Mitsubishi Motors Las Vegas Bowl – Boise State vs Washington

Esse bowl é entre equipes de conferências diferentes. Boise State é da Conferência Mountain West Football e teve 12 vitórias e 1 derrota, sendo rankeada na posição 19 do Top 25 Selection. Do outro lado temos Washington, que faz parte da PAC-12 e teve uma campanha de 7-5. Dessa forma conseguiu se tornar elegivel para esse bowl.

A história interessante fica por conta do encontro do head coach de Washington, Chris Petersen, e sua ex-equipe. Petersen se tornou treinador em 2005 e seu primeiro trabalho foi em Boise State. Por lá fez um bom trabalho e em dezembro de 2013 decidiu sair para assumir Washington onde está até hoje.

Chris Petersen, Head Coach de Washington reencontra sua ex-equipe, Boise State

(Foto: Reprodução / CBS Sports)

Marque na sua agenda: essa partida acontece próximo sábado, 21, no Sam Boyd Stadium, Las Vegas, com o kickoff marcado para às 21h30, horário de Brasília.

Academy Sports + Outdoor Sports Bowl – Oklahoma State vs Texas A&M

O confronto entre times de duas das principais conferências do futebol americano universitário: BIG XII, representada pelo Oklahoma State, e a SEC, pelo Texas A&M.

Desse duelo, somente Oklahoma State está rankeada no Top 25 Selection, sendo vigésimo quinto, ou seja, o último dessa lista das melhores universidades. Na temporada regular eles tiveram uma campanha de 8-4. Já Texas A&M  teve retrospecto de 7-5.

O destaque dessa partida vai para o running back de Oklahoma State, Chuba Hubbard. Nessa temporada ele completou para quase 2.000 jardas terrestres e anotou 21 touchdowns. Muito provável que Hubbard apareça no Draft e seja um dos escolhidos para próxima temporada da NFL.

Bowls - Oklahoma State

Running back Chuba Hubbard correndo para mais um touchdown para Oklahoma State

(Foto: Reprodução / Brian Bahr)

Marque na sua agenda: esse jogo está marcado para o dia 27 de dezembro, sexta feira, no NRG Stadium, em Houston, com seu início às 20h45, no horário de Brasília.

San Diego County Credit Union Holliday Bowl – USC vs Iowa

Enfim teremos um bowl com duas universidade rankeadas no Top 25 Selection. USC é da Conferência PAC-12, teve uma campanha de 8-4 e foi a vigésima segunda entre as 25 melhores. Já Iowa, é da Conferência Big 10, na temporada regular obteve 9 vitórias e 3 derrotas e está como décima sexta melhor universidade.

Os destaques para essa partida são o wide receiver de USC, Michael Pittman Junior, que nessa temporada teve mais de 1.200 jardas aéreas e 11 touchdowns marcados, e por parte de Iowa o defensive end A.J Epenesa, que teve 9 sacks e três fumbles forçados em toda temporada regular. Tanto Pittman Jr, quanto Epenesa estão cotados para o Draft 2020.

Bowls - College Football

Com bons números no College, A.J, Epenesa é um dos principais pass rushers para o próximo draft

(Foto: Reprodução / Profootball Network)

Marque na sua agenda:  A partida acontece no SDCCU Stadium, San Diego e com o começo da partida marcada para 22h, do dia 27 de dezembro, próxima sexta feira.

Os demais jogos de bowls serão posteriormente destacados aqui no Esportes Mais, então fique ligado e fique ainda mais por dentro do College Football.

 

Esportes Mais

Facebook

Deixe uma resposta