FIBA anuncia Copa Intercontinental de Basquete no Rio de Janeiro
Copa Intercontinental de Basquete será realizado essa semana no Parque Olímpico da Barra
Novo formato, nova cara e arena olímpica, essa é aposta da Federação Internacional de Basquete e Associações (FIBA) para fortalecer ainda mais a competição. Se nos outros anos a Copa Intercontinental era disputada pelos vencedores da Euroleague e da Liga das Américas de Basquete, esse ano será abrilhantado pelo Austin Spurs vencedor da última G-League.
A ideia da FIBA, além de fortalecer o torneio é de unir e integrar as nações do basquetebol e fazer o esporte cada vez mais crescer fora dos Estados Unidos. Para o mercado, é uma oportunidade vender tanto o Intercontinental, como a Euroleague e a Liga das Américas.
A partir desta sexta-feira (15), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Flamengo, Austin Spurs, San Lorenzo e AEK começam a disputa pelo título do Campeonato Intercontinental, que é considerado o torneio mundial.
“ Estamos empolgados em trazer a Copa Intercontinental de volta às Américas e celebrar esta edição na excelente quadra olímpica de basquete do Rio de Janeiro, que foi a sede de tantos grandes momentos durante os Jogos de 2016. Os campeões da Liga das Américas e da Basketball Champions League vão lutar aqui e tentar criar suas próprias memórias. Também gostaria de expressar minha gratidão à cidade do Rio de Janeiro, à Confederação Brasileira de Basquete, à Liga Nacional de Basquete e ao clube anfitrião, o Flamengo, por sua colaboração” – disse o secretário geral da FIBA, Andreas Zagklis.
Experiência para alavancar o basquete no mundo
O torneio será uma experiência nova da FIBA para os demais anos para o fortalecimento do basquetebol no cenário mundial. A FIBA já havia mudado o formato da Eliminatória para a Copa do Mundo. Ao invés de classificar as seleções através de um torneio único, mudou para o formato de janelas, modelo parecido ao da FIFA.
– Ter o Austin Spurs da NBA G-League jogando na Copa Intercontinental representa uma oportunidade fantástica – não apenas para que os jogadores demonstrarem suas habilidades da NBA, mas também para que a própria liga ser representada no cenário internacional. Estamos muito expectantes para este evento em fevereiro e agradecemos aos nossos parceiros da Fiba por esta colaboração única – contou o vice-comissário da NBA, Mark Tatum.
A competição acontece de 15 a 17 de fevereiro, os ingressos vão de R$ 35,00 à 220,00.
O Flamengo entrará na competição como convidado local, contribuindo para arranjar parceiros locais para competição e aumentando o nível técnico. O Flamengo venceu a competição em 2014