Notícias

Futebol Brasileiro

FBF muda regra de rebaixados do Campeonato Baiano de 2022

FBF bAIANO

FBF anuncia mudança no regulamento para o Baianão 2022

Nessa sexta-feira (19) a Federação Baiana de Futebol anunciou em seu site e em suas redes sociais a mudança de uma das partes de seu regulamento, o descenso da Série A.

A partir de 2022, caso a Série B do Campeonato Baiano de Futebol tenha no mínimo 10 equipes, a primeira divisão terá o rebaixamento de dois times. Isso é uma resposta ao interesse de múltiplos times de voltar a disputar profissionalmente competições em 2022, e que já foram ressaltadas aqui no Esportes Mais.

Desde o começo do ano, a Federação Baiana de Futebol tem conversado com presidentes de times que estão com atividades paralisadas atualmente, que estão com interesse de voltar ao futebol. É o caso do Serrano, Itabuna, Flamengo de Guanambi e do novato Jacobinense. Veja mais sobre os possíveis times que poderão disputar a Série B de 2022 clicando aqui.

Série B do Baianão de 2022 pode ter 16 times

Veja a nota da FBF

Novidades – O Baianão 2022 terá como principal novidade a mudança no descenso. Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2023 o penúltimo e o último colocados da fase de classificação. Com isso, ascenderão à Série A de 2023 o campeão e o vice-campeão da Série B de 2022.

Mas, para que rebaixamento de duas equipes e acesso de outras duas sejam confirmados, a Série B do Baianão 2022 precisará ser disputada por no mínimo dez clubes. Caso a competição venha a ser disputada por número inferior a dez equipes, independentemente do número inicial de inscritos, apenas a equipe que ficar em último lugar na fase de classificação da Série A será rebaixada. Da mesma forma, apenas o campeão da Série B ascenderá à elite do estadual.

Fica claro, portanto, que é condição para o rebaixamento de duas equipes a realização da Série B com o mínimo de dez participantes em 2022.

O futebol baiano vive um momento difícil, em 2021, Bahia e Vitória brigam contra o rebaixamento na Series A e B. Jacuipense foi rebaixada na Série C. Nenhum time ascendeu da D pra C. Além disso, mesmo 3 times disputando a fase preliminar da Copa do Nordeste, nenhum conseguiu se classificar para a fase de grupos. Sendo que em 2022 terá menos clubes disputando que a Paraíba, só Bahia e Atlético de Alagoinhas jogam.

Esportes Mais

Facebook

Deixe uma resposta