Com gol nos acréscimos, Zenit conquista Copa da Rússia
Zenit venceu Baltika de virada, em Moscou, no jogo único da final da Copa da Rússia 2023/2024
A edição 2023/2024 da Copa da Rússia teve o seu fim. Em jogo único da final, no Stadion Luzhniki, em Moscou, o Zenit St. Petersburg venceu o Baltika Kaliningrad por 2 a 1, de virada.
O título veio de forma emocionante. O brasileiro Alex, revelado pelo Santos, abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo. O Baltika foi rebaixado na liga e fez sua primeira final de Copa da Rússia.
A reação do Zenit veio no fim da partida. Outro brasuca, Nino, ex-Fluminense, empatou aos 36 minutos do segundo tempo. Foi o seu primeiro gol com a camisa do novo clube, em 15 jogos disputados. Já nos acréscimos, aos 50, o cazaque Nuraly Alip, de cabeça, decretou a virada vitoriosa do time de St. Petersburg.
Com a conquista, o clube completou a Tríplice Coroa nacional, com troféus da Copa, Supercopa e do Campeonato Russo na temporada.
Claudinho, Wendel e Pedro também foram titulares pelo Zenit. Gustavo Mantuan entrou no segundo tempo. Artur, Rodrigão e Douglas Santos não atuaram na final.
O Zenit conquistou a Copa da Rússia pela quinta vez – a última fora em 2020. O maior campeão do torneio é o Lokomotiv Moscou, com nove taças. Os clubes russos seguem punidos pela Uefa e não participam dos torneios continentais.
A campanha do campeão Zenit:
1ª fase – 2 x 0 Terek Groznyi (c), 1 x 0 Krylya Sovetov (f), 0 x 1 Baltika (f), 3 x 3 Terek Groznyi (f), 2 x 1 Baltika (c) e 1 x 0 Krylya Sovetov (c).
Oitavas de final – 0 x 1 Dinamo Moscou (f) e 2 x 0 Dinamo Moscou (c).
Quartas de final – 2 x 1 Spartak Moscou (f) e 0 x 0 Spartak Moscou (c).
Semifinal – 1 x 1 CSKA Moscou (f) e 0 x 0 CSKA Moscou (c – 5 x 4 nos pênaltis).
Final – 2 x 1 Baltika (n).