Espanyol vence fora de casa pelo playoff de acesso
Com o resultado, Espanyol jogará pelo empate em casa para seguir vivo na briga pelo acesso à elite espanhola de 2024/2025
Neste domingo (9) aconteceu o segundo jogo de ida da fase de playoffs da “LaLiga Hypermotion” 2023/2024, novo nome oficial da segundona espanhola. O Sporting Gijón perdeu para o Espanyol, em pleno estádio El Molinón – Enrique Castro ‘Quini’, na cidade de Gijón, pelo placar de 1 a 0.
Há sete anos fora da elite, o time sportinguista criou chances para vencer em casa, mas não soube aproveitá-las. Com recorde de público na temporada (mais de 25 mil torcedores presentes), com direito a um espetacular mosaico, a atmosfera parece ter contagiado os jogadores, que realizaram um duelo de alto nível.
Mesmo com mais domínio de bola, a equipe blanquiazul insistia em cruzamentos para a área, mas o Sporting se mostrava muito sólido na defesa. Além disso, o time rojiblanco, tão logo roubava a bola, tentava verticalizar o jogo e contragolpear em velocidade. Assim criou três chances claras de gol. Entretanto, o Espanyol também levava perigo, principalmente com a dupla Braithwaite (artilheiro do campeonato) e Javi Puado. E assim saiu o único gol da partida, aos 43 minuto do segundo tempo. Braithwaite encontrou Puado sozinho na área para superar em velocidade a Yáñez e chutar para a meta vazia.
Assim, o Espanyol, rebaixado da elite na temporada passada, tem a vantagem de poder empatar em Cornellà, quinta-feira (13), para ser finalista. Caso perca por um gol, ainda assim jogará pelo empate na prorrogação, por ter melhor campanha. Desde a chegada de Manolo González, os pericos não sabem o que é perder e estão invictos há 17 jogos (sete vitórias e dez empates). Além disso, é o time com menos derrotas no campeonato (sete).
No outro confronto, Real Oviedo e Eibar não saíram do 0 a 0, no estádio Nuevo Carlos Tartiere, na cidade de Oviedo. Assim, quem vencer quarta-feira (12), às 16h (de Brasília), em Ipurua, será finalista. Novo empate leva o duelo para a prorrogação, com vantagem de nova igualdade para o Eibar, por ter feito melhor campanha na temporada regular.