Em duelo pelo Grupo E da Libertadores, Grêmio recebe a Universidad Católica
Duelo promete várias emoções, já que vitória gremista garante os gaúchos na próxima fase
Nesta terça-feira (29) o Grêmio volta a campo pela Libertadores, após vencer o rival Internacional na competição. O tricolor gaúcho recebe a Universidad Católica pela 5ª rodada do grupo E, e ocupa a segunda posição com sete pontos ganhos. Se vencer e contar com um tropeço do rival, o Grêmio poderá assumir a ponta do grupo e ter classificação antecipada. Em caso de derrota, a Universidad Católica se mantém viva e iguala o Grêmio com sete pontos e poderá na última rodada vencer o Inter e roubar a vaga de um dos times gaúchos dependendo dos reusltados. Essa partida tem bola rolando às 19h15, na Arena do Grêmio e tem transmissão do plataforma de pay-per-view Conmenbol TV.
Sob pressão, Renato Gaúcho busca vitória e classificação na Libertadores
A temporada do Grêmio não é das melhores, com o time amargando resultados ruins e um futebol com desempenho bem abaixo do esperado. Com isso, a pressão sobre o técnico Renato Gaúcho só aumenta, ainda mais depois de mais um resultado negativo obtido no sábado quando o time foi a campo pela 12ª rodada do brasileirão, e foi derrotado sem ver a cor da bola pelo líder da competição, Atlético Mineiro por 3×1. Dessa forma, a torcida do Grêmio ficou ainda mais revoltada e foi até o Arena do Grêmio protestar e cobrar por melhores resultados.
E com um ambiente conturbado, o Grêmio tem que encarar a Universidad Católica e terá a missão árdua de não repetir a má atuação no jogo realizado no Chile, quando a Universidad dominou o jogo e venceu o duelo por 2×0. E para a montagem da equipe titular, mais uma vez Renato Gaúcho terá problemas, três deles são um grande mistério, Pedro Geromel, Maicon e Jean Pyerre se recuperam de lesão muscular e são dúvidas para o jogo desta terça feira.
Além dessas dúvidas e possíveis ausências, Renato ainda terá que decidir qual formação será a melhor para encarar os chilenos. Nas últimas partidas, o técnico optou por manter um trio de volantes, que te características de boa marcação, saída de bola e participação da armação das jogadas. Pode não ter o efeito esperado, mas se Renato optar em manter esse tridente, terá que achar no elenco alguém pra substituir o meia Lucas Silva que acumulou cartões amarelos e está fora da partida contra a Católica.
Vencer o Grêmio será fundamental para as pretensões de classificação da Católica
Diferentemente do Grêmio, a Universidad Católica vive um momento melhor, especialmente no Campeonato Chileno. O time acumula 29 pontos e lidera o certame chileno, quatro pontos a mais que o segundo colocado, fora que em 12 jogos a equipe perdeu somente uma vez. Entretanto, no último final de semana, o time chileno empatou com o Everton de Viña de Mar, por 2×2, porém, o time que foi a campo era em grande parte composta de jogadores reservas e da base da Católica.
Já na Libertadores a situação não é tão favorável para a Católica, pois a mesma ocupa a lanterna do Grupo E com quatro pontos, isso após vencer o Grêmio e empatar fora de casa contra o América de Cali. Desse modo, caberá ao técnico Ariel Holan montar a melhor formação titular para tentar vencer o Grêmio fora de casa e manter vivas as chances de ir as oitavas de final. Holan terá todo o elenco a disposição, já que poupou os principais jogadores contra o Everton e não tem ninguém lesionado ou suspenso.
O time chileno encara esse duelo como uma final, já que em caso de derrota para o Grêmio, as chances de passar a próxima fase fica praticamente inviável. E a partir de um momento ruim que vive o Grêmio, que a Universidad Católica poderá se aproveitar e assim, poder garantir a vitória, que lhe de os três pontos que embolem de vez o Grupo E e tendo assim a decisão dos dois classificados apenas na última rodada, podendo a dupla Grenal depender de resultados de um do outro para avançar a fase de mata mata.
Ficha Técnica do Jogo
Copa Conmebol Libertadores – Grupo E – 5ª rodada
Grêmio x Universidad Católica – 19h15 – Arena do Grêmio
Provável Escalação do Grêmio
Esquema: 4-3-2-1
Vanderlei; Orejuela, David Braz (Geromel), Kannemann e Cortez; Darlan (Maicon) e Matheus Henrique; Alisson, Robinho (Jean Pyerre) e Pepê; Diego Souza.
Técnico: Renato Gaúcho
Provável Escalação da Universidad Católica
Esquema: 4-3-3
Dituro; Fuenzalida, Lanaro, Huerta e Rebolledo; Saavedra, Aued e Pinares; Lezcano, Zampedri e Puch.
Técnico: Ariel Holan