Dinamarca e Belarus se enfrentaram na tarde deste sábado (15), no estádio Parken, localizado em Copenhague. O favoritismo era dinamarquês, mas a seleção bielorrussa conseguiu um empate histórico por 2 a 2 e conquistou seu único ponto em cinco jogos disputados nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026.
Início sem surpresas
Com superioridade técnica elevada sobre a seleção de Belarus, a Dinamarca teve mais posse de bola e construiu boas jogadas. Os dinamarqueses iniciavam as jogadas pelo lado direito e terminavam no centro de campo, através dos chutes de longa distância. Assim, a equipe tentava aproveitar as habilidades de Eriksen e Isaksen.
Eriksen possui capacidade de armação e inteligência para circular a bola pelo centro do campo. Ao mesmo tempo, Isaksen tem ótima infiltração na área, com muita velocidade pelo lado direito. Porém, o primeiro gol foi marcado por Mikkel Damsgaard, jogador que atua mais pelo lado esquerdo.
Damsgaard, pelo centro, percebeu que estava em ótima posição para finalizar. O goleiro Lapoukhov tentou salvar seu lado direito, mas o chute do meia dinamarquês, com a perna direita, foi mais eficiente. Desta forma, a Dinamarca abriu o placar aos 10 minutos da primeira etapa.
No segundo tempo, a zebra estava solta
A julgar pelo histórico do primeiro tempo e por causa da goleada de 6 a 0 aplicada no mês passado, ações mais agressivas por parte da Dinamarca eram esperadas na partida. Contudo, Belarus conseguiu aproveitar as poucas jogadas em velocidade para virar o jogo.
Aos 16 minutos e dez segundos do segundo tempo, o camisa 10 Gromyko driblou dois jogadores dinamarqueses com a perna esquerda e ficou livre para finalizar com o pé direito. Quatro minutos depois, em cruzamento iniciado pelo lado esquerdo, Demchenko conseguiu dominar a bola e finalizar de pé direito, mesmo sendo marcado por dois jogadores adversários.
Isaksen, o salvador
Desde o início da partida, Isaksen estava comprometido com o setor ofensivo da Dinamarca. Sendo assim, através de sua presença de área, o jogador conseguiu uma ótima finalização com o pé esquerdo após pegar a sobra do cruzamento de seu companheiro, o lateral esquerdo Dorgu. O chute foi forte, impossibilitando o goleiro de evitar o gol de empate.
Próximo passo
Em casa, o empate está sendo visto como fracasso por parte da Dinamarca. Uma vitória deixaria a seleção em primeiro do grupo C, com 13 pontos, e teria mais tranquilidade na última rodada contra a Escócia, na próxima terça-feira (18), às 16h45. No mesmo horário, Belarus e Grécia se enfrentam no confronto envolvendo duas das seleções sem chances de classificação.
Por outro lado, na segunda colocação com 10 pontos, a Escócia perdeu a partida contra a Grécia pelo placar de 3 a 2. Com isso, na próxima partida, a seleção dinamarquesa precisa de um empate para garantir a vaga no Mundial 2026.
Leia mais sobre futebol em nosso site!
Nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e X.