Notícias

Futebol Brasileiro

Descanse em paz Vadão

Vadão-Seleção-Feminina-590×393-1

Ex técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, São Paulo, Corinthians entre outros veio a falecer vítima de câncer no figado

Técnico veio a falecer dia 25 de maio vítima de um câncer no fígado no qual lutava desde novembro do ano passado. Quando veio descobrir a doença, a mesma já estava em estado avançado. Vadão era discreto e não falava muito sobre sua vida pessoal. 

Técnico de muito estudo e visão de jogo era famoso por montar equipes altamente competitivas e possuía um estilo clássico de treinadores mais experientes no futebol brasileiro, cara humilde e respeitado no meio futebolístico. 

O Famoso Carrossel Caipira

Começou a ficar conhecido no cenário Nacional quando assumiu no início dos anos 90 a Equipe do Mogi Mirim implantando um esquema tático no formato 3-5-2 semelhante ao carrossel holandês da copa de 1974 que ficou conhecido como “Carrossel Caipira”, revelando jogadores como Leto, Valber, Capone, Admilson e principalmente Rivaldo.

Carrossel Caipira - Atletas

Time lendário do Mogi Mirim conhecido como Carrossel Capira

Outra grande obra conhecida do treinador no Mogi Mirim foi lapidar o Atacante Rivaldo que viu sua carreira decolar dentro do clube chamando atenção dos grandes centros, jogando por Corinthians, Palmeiras, La Coruña e Barcelona onde veio a ser o melhor jogador do mundo em 1999. 

Presidente do clube, Rivaldo "pausa" aposentadoria para ajudar ...
Rivaldo com seu filho Rivaldo Jr – Gratidão ao clube que o projetou onde encerrou a carreira de jogador

 

Experiência nos grandes times Brasileiros

Após rodagem em equipes do interior como Guarani, Araçatuba, XV de Piracicaba e Matonense técnico chama atenção da equipe do Athletico Paranaense onde teve grande destaque em 1999 ao conquistar torneio seletivo para a disputa da Copa Libertadores da América de 2000 eliminando tradicionais times como Portuguesa, Coritiba, Internacional, São Paulo e Cruzeiro classificando a equipe de Curitiba a disputar o torneio continental pela primeira vez em sua história, ainda em 2000 conquistou o Campeonato Paranaense. 

Vadão também foi campeão paranaense pelo Athletico em 2000 — Foto: Site Oficial Athletico
Vadão em passagem de destaque pela equipe do Furacão

 

Passagens pelo Corinthians e São Paulo

Com o sucesso no Paraná, veio o convite para dirigir o Alvinegro da Capital onde fez sua estréia diante de um amistoso frente ao PSG da França em Paris, porém a passagem pela equipe de Parque São Jorge já não foi tão marcante acumulando apenas 4 vitórias, 6 empates e 11 derrotas.

Logo em seguida veio o convite para dirigir a equipe do São Paulo onde Vadão teve duas alegrias, a primeira delas era a conquista do título inédito do Torneio Rio-São Paulo de 2001 numa final histórica em cima da equipe do Botafogo – RJ onde em substituição precisando ganhar o jogo, colocou um jogador da base desconhecido pela torcida e até então esse jovem de 18 anos chamado na época de Cacá entrou no jogo e fez o gol de empate e o gol da vitória.

Vadão lançou Kaká no São Paulo na final do Torneio Rio-São Paulo de 2001, contra o Botafogo — Foto: Reprodução/Instagram
Mais uma jóia lapidada, o meia Kaká começou no SPFC e veio a ser o melhor do mundo em 2007 

 

Amor por Campinas

Conhecido como Mister Dérbi em Campinas onde tem respeito e idolatria por Guarani e Ponte Preta, algo raro na história de rivalidade tensa entre as equipes campineiras acumulando 5 passagens pelo Bugre e 4 passagens pela Ponte. Todas as vezes que estava frente as essas equipes ele jamais perdeu para o rival, são 9 dérbis com 5 vitórias e 4 empates.

 

Seleção Brasileira Feminina de Futebol

Outro ponto marcante na carreira no treinador foi comandar a Seleção Feminina de Futebol onde em pouco mais de 4 anos de trabalho com duas passagens conquistou duas Copa América em 2014 e 2018, foi quarto lugar nos jogos Olímpicos do Rio 2016 e a medalha de Ouro nos Jogos Panamericanos de Toronto em 2015. 

Marta, Cristiane e entidades do futebol prestam homenagem a Vadão

 

Infelizmente recebemos com pesares a notícia do falecimento dessa grande personalidade do futebol prestando nossas condolências e sentimentos aos seus familiares e entes queridos pelo grande treinador que deixou inúmeras lições e conhecimentos que daria para escrever inúmeras matérias como esta. 

 

Esportes Mais

Facebook

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta