Defensor Sporting: conheça a tradição do clube uruguaio na Copa Libertadores da América

 Defensor Sporting: conheça a tradição do clube uruguaio na Copa Libertadores da América

Defensor estreia na Libertadores em uma semana. Conheça a história do clube na competição e como ele vem se preparando para a edição de 2019

O torcedor do Defensor Sporting esfrega as mãos. A ansiedade aumenta, a emoção aflora. Isso tudo tem um motivo: falta exatamente uma semana para a estreia de “El Tuerto” na Copa Libertadores da América. Será a décima sexta participação do clube na principal competição do continente, a segunda consecutiva.

No ano passado, o Defensor foi eliminado na fase de grupos. Ficou em terceiro lugar no grupo A, “caindo” para a Copa Sul-Americana, onde fora eliminado pelo Fluminense logo na segunda fase.

A melhor campanha dos Violetas na história da Libertadores foi em 2014. Nesse ano, o time comandado por Felipe Gedoz e De Arrascaeta fez a maior campanha da história: chegou ás semifinais, sendo eliminado pelo Nacional do Paraguai.

 

Veja a seguir todas as campanhas do Defensor Sporting em na Libertadores

Se por um lado, o Defensor não chega perto das campanhas internacionais de Peñarol e Nacional e nunca conquistou um título, por outro o clube é de longe o terceiro clube uruguaio em desempenhos fora do país.

Ao todo, são vinte e três participações em torneios internacionais. Quinze na Libertadores, seis na Copa Sul-Americana e duas aparições na extinta Copa Conmebol.

Abaixo, o desempenho cronológico dos Violetas nas quinze participações na Libertadores:

Primeiras participações: 1977, 1980 e 1982: Eliminação na fase de grupos nas primeiras edições que participou

Quatro participações nos anos 90: 1990, 1992 e 1994 e 1996: Eliminação nas oitavas-de-final para três times argentinos e um chileno: River Plate (90) Neweels Old Boys (92) e Velez Sarsfield (94) e Universidad de Chile (96).

Quatro participações na primeira década dos anos 2000: 2001, 2006, 2007 e 2009. Em 2001 (fase de grupos) e em 2006 (primeira fase, caiu para o Santa Fé).

Campanhas de destaque em 2007 e 2009: Nas duas edições, o Defensor caiu nas quartas-de-final. Em 2007, foi eliminado pelo Grêmio mas eliminou o Flamengo nas oitavas-de-final. Já em 2009 perdeu a vaga nas semifinais para o campeão Estudiantes, mas eliminou o Boca Juniors nas oitavas-de-final.

Década atual: 2012, 2013, 2014 e 2018. Em 2012 caiu na fase de grupos e em 2013 ficou na primeira fase, eliminado pelo Olímpia.

Melhor campanha da história: Em 2014 o Defensor chegou às semifinais. Foi a melhor campanha da história do clube.

Em 2018 El Tuerto tornou a ser eliminado na fase de grupos. O que será que a Libertadores de 2019 reserva ao Defensor Sporting?

Confira a seguir como o time está se preparando

Após três temporadas, o técnico Eduardo Acevedo deixou o clube. Ele foi substituído por um ídolo: Jorge “Polilla” da Silva, treinador que dirigiu o time no último título uruguaio (temporada 2007-2008). Polilla voltou em 2019 para que o clube volte a incomodar os grandes Peñarol e Nacional.

 

Contratações e perdas

Muitos jogadores deixaram o Defensor e alguns chegaram. Entre as incorporações, destaque para Álvaro “El Tata” González. Aos 34 anos, o meia deixou o Nacional e voltou ao clube que o formou. Outro dejeo da diretoria dos Violetas era contratar um goleiro. Esse desejo foi suprido com a contratação do arqueiro Sebastian Fuentes. Ele estava no Progreso. Lá fez uma excelente temporada em 2018.

Ao todo foram seis contratações e um retorno de empréstimo. Além de Álvaro Gonzalez e Sebastian Fuentes, chegaram: Alejandro Villoldo, Mauricio Gomez, Maximiliano Perg e Nicolas Gonzalez. Robert Ergas retornou de empréstimo do Boston River.

Entre as saídas, os lamentos maiores vão para Mathias Suárez e Ayton Cougo. O primeiro, eleito melhor lateral-direito do Campeonato Uruguaio 2018, foi contratado pelo Montpellier, da França. O segundo. Seguirá carreira no Libertad do Paraguai.

 

Amistosos

Até o momento o Defensor disputou dois amistosos. No primeiro, perdeu para a seleção sub-20 do Uruguai, por 1 a 0. No último fim de semana, foi derrotado por 2 a 0 para o Libertad. Até o fechamento desta edição, El Tuerto estava jogando o terceiro amistoso da pré-temporada, contra o Liverpool, no estádio Luis Franzini.

 

Agora só resta esperar. Certo é que o torcedor Violeta não vê a hora do time entrar em campo.

Samuel Bonicontro

Related post

Leave a Reply