Defensor Sporting: conheça a tradição do clube uruguaio na Copa Libertadores da América

Defensor estreia na Libertadores em uma semana. Conheça a história do clube na competição e como ele vem se preparando para a edição de 2019

O torcedor do Defensor Sporting esfrega as mãos. A ansiedade aumenta, a emoção aflora. Isso tudo tem um motivo: falta exatamente uma semana para a estreia de “El Tuerto” na Copa Libertadores da América. Será a décima sexta participação do clube na principal competição do continente, a segunda consecutiva.

No ano passado, o Defensor foi eliminado na fase de grupos. Ficou em terceiro lugar no grupo A, “caindo” para a Copa Sul-Americana, onde fora eliminado pelo Fluminense logo na segunda fase.

A melhor campanha dos Violetas na história da Libertadores foi em 2014. Nesse ano, o time comandado por Felipe Gedoz e De Arrascaeta fez a maior campanha da história: chegou ás semifinais, sendo eliminado pelo Nacional do Paraguai.

 

Veja a seguir todas as campanhas do Defensor Sporting em na Libertadores

Se por um lado, o Defensor não chega perto das campanhas internacionais de Peñarol e Nacional e nunca conquistou um título, por outro o clube é de longe o terceiro clube uruguaio em desempenhos fora do país.

Ao todo, são vinte e três participações em torneios internacionais. Quinze na Libertadores, seis na Copa Sul-Americana e duas aparições na extinta Copa Conmebol.

Abaixo, o desempenho cronológico dos Violetas nas quinze participações na Libertadores:

Primeiras participações: 1977, 1980 e 1982: Eliminação na fase de grupos nas primeiras edições que participou

Quatro participações nos anos 90: 1990, 1992 e 1994 e 1996: Eliminação nas oitavas-de-final para três times argentinos e um chileno: River Plate (90) Neweels Old Boys (92) e Velez Sarsfield (94) e Universidad de Chile (96).

Quatro participações na primeira década dos anos 2000: 2001, 2006, 2007 e 2009. Em 2001 (fase de grupos) e em 2006 (primeira fase, caiu para o Santa Fé).

Campanhas de destaque em 2007 e 2009: Nas duas edições, o Defensor caiu nas quartas-de-final. Em 2007, foi eliminado pelo Grêmio mas eliminou o Flamengo nas oitavas-de-final. Já em 2009 perdeu a vaga nas semifinais para o campeão Estudiantes, mas eliminou o Boca Juniors nas oitavas-de-final.

Década atual: 2012, 2013, 2014 e 2018. Em 2012 caiu na fase de grupos e em 2013 ficou na primeira fase, eliminado pelo Olímpia.

Melhor campanha da história: Em 2014 o Defensor chegou às semifinais. Foi a melhor campanha da história do clube.

Em 2018 El Tuerto tornou a ser eliminado na fase de grupos. O que será que a Libertadores de 2019 reserva ao Defensor Sporting?

Confira a seguir como o time está se preparando

Após três temporadas, o técnico Eduardo Acevedo deixou o clube. Ele foi substituído por um ídolo: Jorge “Polilla” da Silva, treinador que dirigiu o time no último título uruguaio (temporada 2007-2008). Polilla voltou em 2019 para que o clube volte a incomodar os grandes Peñarol e Nacional.

 

Contratações e perdas

Muitos jogadores deixaram o Defensor e alguns chegaram. Entre as incorporações, destaque para Álvaro “El Tata” González. Aos 34 anos, o meia deixou o Nacional e voltou ao clube que o formou. Outro dejeo da diretoria dos Violetas era contratar um goleiro. Esse desejo foi suprido com a contratação do arqueiro Sebastian Fuentes. Ele estava no Progreso. Lá fez uma excelente temporada em 2018.

Ao todo foram seis contratações e um retorno de empréstimo. Além de Álvaro Gonzalez e Sebastian Fuentes, chegaram: Alejandro Villoldo, Mauricio Gomez, Maximiliano Perg e Nicolas Gonzalez. Robert Ergas retornou de empréstimo do Boston River.

Entre as saídas, os lamentos maiores vão para Mathias Suárez e Ayton Cougo. O primeiro, eleito melhor lateral-direito do Campeonato Uruguaio 2018, foi contratado pelo Montpellier, da França. O segundo. Seguirá carreira no Libertad do Paraguai.

 

Amistosos

Até o momento o Defensor disputou dois amistosos. No primeiro, perdeu para a seleção sub-20 do Uruguai, por 1 a 0. No último fim de semana, foi derrotado por 2 a 0 para o Libertad. Até o fechamento desta edição, El Tuerto estava jogando o terceiro amistoso da pré-temporada, contra o Liverpool, no estádio Luis Franzini.

 

Agora só resta esperar. Certo é que o torcedor Violeta não vê a hora do time entrar em campo.

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Leandro Paredes
Leandro Paredes está de volta ao Boca Juniors
Copa Venezuela
Copa Venezuela conhece os 16 participantes das oitavas
Copa Chile
Copa Chile define todos os confrontos das quartas
Vélez Sarsfield
Vélez Sarsfield é o campeão da Supercopa Internacional
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei