Corinthians recebe o Flamengo pela ida da final da Copa do Brasil

 Corinthians recebe o Flamengo pela ida da final da Copa do Brasil

Na Neo Química Arena, Corinthians e Flamengo abrem a grande disputa visando o título da competição nacional

Neste feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora de Aparecida, Corinthians e Flamengo travarão o primeiro embate da final da Copa do Brasil 2022, em território paulista. O jogo de ida será na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), às 21h45, no horário de Brasília.

O confronto, que reúne as duas maiores torcidas do país, tem promessa de lotação máxima e decidirá quem será o novo tetracampeão da competição empatando, assim, com o Palmeiras em número de títulos, o terceiro maior campeão da Copa do Brasil, atrás apenas de Cruzeiro e Grêmio. Para além da galeria de troféus, o campeão da competição embolsará o prêmio de 60 milhões de reais, enquanto o vice ficará com 25 milhões.

Timão vem embalado por campanha épica na Copa do Brasil

Balbuena é um dos líderes do elenco corintiano (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians )

O Corinthians construiu sua campanha com altos e baixos. A entrada do clube na competição foi na terceira fase, devido a sua classificação para a Libertadores. 

Nesta fase, o Timão enfrentou a Portuguesa da ilha, do Rio de Janeiro, ficando num empate de 1 a 1 no jogo de ida, no Estádio do Café, em Londrina, Paraná. A partida de volta, na Neo Química Arena, mesmo com o time quase todo reserva, confirmou a classificação com a vitória por 2 a 0, com gols de Júnior Moraes e Giuliano.

Avançando para as oitavas, o Corinthians encontrou a equipe do Santos à sua frente. Desta vez, a partida de ida aconteceu em casa e foi uma senhora partida. Com uma das melhores atuações do time de Vitor Pereira no ano, o Timão emplacou um 4 a 0 no rival da Baixada. Mesmo com a gigantesca vantagem, a partida de volta na Vila Belmiro acabou com mais uma vitória do time da capital. Desta vez, por 1 a 0. O jogo de volta ficou marcado pela tentativa de agressão ao goleiro Cássio por parte de um torcedor do Santos.

Se as oitavas de final foram de muita tranquilidade, as quartas guardam um enredo diferente para o Corinthians. Os confrontos contra o Atlético Goianiense marcaram uma virada de chave para o elenco na temporada. Com a derrota por 2 a 0 no jogo de ida, o Coringão se viu obrigado a brilhar em Itaquera e a estrela da noite na ocasião foi Yuri Alberto. Com o hat-trick do atacante alvinegro, o jogo terminou em 4 a 1, com a classificação paulista.

A semi marcou o segundo confronto contra equipes cariocas. Desta vez, contra o Fluminense. O bom jogo de ida, no Maracanã, terminou em 2 a 2, com um gol de Roger Guedes nos finalmentes do clássico, obrigando o time de Diniz a propor ainda mais no jogo de volta. O que aconteceu. Num jogo parelho de volta, o Corinthians carimbou sua vaga para a final com um 3 a 0, construído perto do final do jogo.

O Corinthians chega à sua sétima final de Copa do Brasil com possibilidade de surpresas na escalação. Cássio sofreu um trauma no pé na semana passada em um confronto contra o Juventude, sendo poupado na última partida. A expectativa é a volta do ídolo alvinegro para a partida de quarta. Porém, a maior incógnita está na posição comumente ocupada por Gustavo Silva ou Adson. Existe a possibilidade de Vitor Pereira escalar o meia Ramiro devido às suas características defensivas.

Flamengo encara sua primeira final do mês de outubro

Pedro é uma das armas do Flamengo para a decisão ( Foto: @gilvandesouza / CRF )

O Rubro-negro terá o mês de outubro para fazer com que a torcida lembre com carinho da temporada 2022. No dia 12 e 19 enfrentará o Corinthians pelas finais da Copa do Brasil e no dia 29 encontrará o Athletico para a final única da Libertadores.

A campanha do Flamengo na Copa do Brasil também se iniciou na terceira fase da competição. Para passar de fase teve de enfrentar o Altos, do Piauí. Os dois confrontos foram de vitória para o time carioca, o primeiro jogo em 2 a 1 e o segundo em 2 a 0, porém, não convenceram a torcida, pois em nenhum dos casos a atuação foi memorável, apenas suficiente.

Já os jogos das oitavas, mesmo não sendo os melhores desde ciclo de Dorival, foram os jogos mais importantes do ano, pois, foram neles, que o elenco e a torcida tornaram-se um só corpo. Curiosamente, o jogo de maior importância para esse elenco não foi uma vitória e sim a derrota na ida.

O jogo de ida, no Mineirão, contra o Atlético Mineiro, terminou em 2 a 1 para o Galo. E este gol do Flamengo, marcado por Lázaro deu a sobrevida necessária ao time para continuar acreditando. Mas fora das quatro linhas jogadas, o evento essencial deste jogo foi a declaração dada por Gabigol ainda em campo. Profetizou um inferno ao Galo no Maraca. O jogo de volta teve uma sinergia espetacular entre torcida e jogadores, culminando em um 2 a 0 e, consequentemente, classificação para as quartas.

Nas quartas, mais um Athletico à frente, desta vez, o do sul. O jogo de ida no Maracanã foi de completo domínio carioca, porém por falta de sorte, terminou em 0 a 0. No jogo de volta a falta de sorte parecia a mesma, mas com um lance genial de Pedro, o jogo terminou em 1 a 0 para o Flamengo.

Na semi, o primeiro confronto contra um paulista ocorreu. Flamengo e São Paulo se encontraram. O jogo de ida, no Morumbi, foi de vitória rubro-negra por 3 a 1 e a volta, no Maracanã, por 1 a 0, com gol do uruguaio Arrascaeta.

O Flamengo chega à sua oitava final de Copa do Brasil com um ligeiro favoritismo, mesmo que não esteja passando por sua melhor fase na temporada. Esta competição pode ser vista como obsessão por uma das gerações mais vitoriosas da história do clube por ser a única ainda não conquistada.

O clima de fervor causado pela final deverá ser contido pelos jogadores visto que, Léo Pereira, Everton Ribeiro, João Gomes e Gabigol estão pendurados e caso tomem um cartão ficarão fora do jogo decisivo de volta.

Ficha Técnica

Data: 12/10/2022 (quarta-feira)

Hora: 21h45 (horário de Brasília)

Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)

Onde assistir: Rede Globo, Sportv, Premiere e Amazon Prime Video

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC/FIFA)

Assistente 1: Kleber Lucio Gil (SC/FIFA)

Assistente 2: Guilherme Dias Camilo (MG/FIFA)

VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Provável Corinthians: Cássio (Carlos Miguel); Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Du  Queiroz, Fausto Vera, Renato Augusto e Ramiro (Gustavo Silva/Adson); Roger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vitor Pereira

Provável Flamengo: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabriel. Técnico: Dorival Júnior.

Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Esportes Mais

Facebook

Matheus Bastos Gabriel

Related post

Leave a Reply