Copa dos Refugiados é disputada pela primeira vez no Rio de Janeiro
Copa dos Refugiados é realizada pela ONG África do Coração no Brasil estreou pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro
Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro abriu nesta sexta-feira (03) às 9h, a Copa dos Refugiados 2018. A competição está sendo disputada pela primeira vez na capital Fluminense – no Maracanã, na Zona Norte.
Crivella recebeu nos gramados do Maraca os representantes das oito equipes que farão parte deste torneio, que ocorreu pela primeira vez em São Paulo (2014), contando com seleções de 8 países, todas formadas por refugiados que vivem no Brasil. A segunda edição, realizada em Porto Alegre (2015), reuniu 16 seleções, cada uma com 15 jogadores inscritos. Neste ano, o evento contará com 100 atletas de 8 seleções.
Os jogos serão disputados neste sábado (04) em campo cedido gratuitamente pelo ex atleta Zico, o CFZ.
Veja abaixo as oito seleções de refugiados:
Haiti
Senegal
Venezuela
Colômbia
Síria
Angola
Guiné-Bissau
República Democrática do Congo
João Mendes de Jesus, secretário da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) destacou que o evento tem por objetivo dar visibilidade à causa dos refugiados, tema que, segundo ele, por muitas vezes fica distante do povo brasileiro.
“Dar protagonismo a quem escolheu o Brasil como seu segundo lar é uma forma de trazer alegria, esperança e oportunidade para os estrangeiros que enfrentam grandes dificuldades, ao tomar a decisão de deixar seu país e cultura”, afirmou.
A festa de abertura da Copa dos Refugiados contou também com a presença do secretário estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, José Ricardo Ribas; do consultor da Fifa, Pedro Trengrouse; do presidente do Maracanã, Mauro Garzé; do ex-jogador Roberto Dinamite; do representante da Agência das Nações Unidas para Refugiados, Miguel Pachioni; e de Fernando Alves, representando o Sesc/Senac.
Além do torneio de futebol, o evento reúne uma série de atividades culturais e de instrução para os refugiados.
As partidas terão início às 8h30 e a entrada será a doação de um quilo de alimento não perecível. O CFZ fica na Avenida Miguel Antônio Fernandes, Nº 700 – Recreio dos Bandeirantes.