Copa do Mundo 2018: Croácia
Confira como chega a Croácia, que busca reverter a situação da Copa de 2014, passar da fase de grupos e ir às oitavas de final
A Seleção
A Croácia é um dos 14 países da Europa que vão participar da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A seleção croata já disputou 4 Copas do Mundo tendo a melhor posição em 1998. De 1930 a 1994, a Croácia não participou pois fazia parte da Iugoslávia.
História na Copa
Em 1998, a Croácia conquistou o 3º lugar após uma vitória sobre a Holanda na decisão do terceiro lugar. A melhor participação foi em 98. Chegando a competição pela primeira vez a Cróacia entrou no Grupo H que tinha Argentina (estarão juntas novamente em 2018), Jamaica e Japão. Conseguiu o segundo lugar, com tranquilidade e antecedência, após vencer na estreia por 3 a 1 a Jamaica e o Japão na segunda por 1 a 0. Mas fechou a fase com uma derrota de 1 a 0 para a Argentina. Assim, conquistou seis pontos, marcou quatro gols e sofreu dois.
Na fase final, os croatas surpreenderam. Nas oitavas de final, com uma vitória por 1 a 0 sobre a Romênia, que foi cabeça de chave e líder do grupo G. Nas quartas uma grande exibição e mais uma vitória, agora sobre a forte Alemanha por 3 a 0. E assim chegou a semi-final onde perdeu para os donos da casa por 2 a 1. Essa derrota não abalou o time que chegou a disputa do terceiro lugar contra a Holanda. Venceu por 2 a 1 e assim fechou com “chave de ouro” a histórica campanha.
O time não chegou a final, mas teve o artilheiro da Copa: Davor Šuker com 6 gols. Na Copa no Brasil, a seleção começou perdendo para os donos casa e foram eliminados na primeira fase.
A estrela
Modric é o principal jogador da equipe. O meia de 32 anos, conta com sua experiência para organizar e da ritmo a equipe croata. Além de Modric, Rakitic e Mandzukic são os jogadores de destaque da seleção. Modric joga no Real Madrid, está perto de ser conquistar mais um título de Liga dos Campeões com o seu clube, mas também pensa em chegar bem na Copa, e, quem sabe até conquistar algo bom com a seleção do seu país.
O treinador
Ainda durante as Eliminatórias, o treinador Ante Cacic foi demitido antes da última rodada da fase de grupos. A partir daí, a seleção da Croácia passou a ser comandada por Zlatko Dalic. Depois de terminar sua carreira de jogador em 2000, Dalic tornou assistente técnico da Varteks. De maio de 2002 a maio de 2005, Dalić trabalhou como diretor esportivo do clube e, durante as temporadas 2003-04 e 2004-05, atuou simultaneamente como assistente técnico de Miroslav Blažević.
Em 7 de outubro de 2017, a Federação Croata de Futebol nomeou Dalić como novo treinador da Croácia, após o demissão de Ante Čačić. Ele ganhou o jogo após o saque de Čačić contra a Ucrânia. Em 19 de outubro de 2017, Dalić nomeou o futebolista croata aposentado Ivica Olić como seu assistente de direção. A Croácia venceu o playoff de classificação contra a Grécia para a Copa do Mundo de 2018 e posteriormente assinou um contrato com a Federação Croata de Futebol até 2020. Zlatko tem 52 anos e nasceu na Bósnia.
Classificação no playoff
Segunda colocada do Grupo I das Eliminatórias do continente europeu, a vaga para a Copa do Mundos só veio na repescagem. Contra a Grécia, a seleção croata venceu o primeiro jogo por 4 a 1 e empatou em 0 a 0 a segunda partida.
Curiosidades
A Croácia fez uma bela campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, mas não foi bem na Copa. Fez 21 pontos, a maior pontuação que conseguiu em eliminatórias. A chave também tinha a Suécia, Bulgária, Hungria, Islândia e Malta. Na Copa do Mundo, formou o grupo F com Austrália, Brasil e Japão. Desta vez, os croatas não conseguiram vencer nenhum jogo. Perderam para o Brasil na estreia por 1 a 0 e empataram com a Austrália por 2 a 2 e o Japão por 0 a 0. Terminou em 3º no grupo e em 22º na classificação geral.
Capital da Croácia: Zagrebe
Número de habitantes: 4,1 milhões de habitantes
Participações em copas: 4 participações
Melhor participação: 1998
Time base: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida, Strinic; Rakitic, Brozovic, Modric, Perisic, Modric; Kalinic.
Posição última copa: A seleção foi eliminada na primeira fase, ficando em 3º no grupo.
Ranking Fifa: 18º lugar