Conheça Lohan Freire, novo reforço do Botafogo-PB
Atacante disputou a Série C pelo ABC e irá defender o Belo em 2020
Na manhã deste quarta-feira (18), o Botafogo-PB anunciou seus primeiros dois reforços para a temporada 2020. Trata-se do meia Everton Heleno e do atacante Lohan Freire. Essas são as duas primeiras contratações do Belo para o próximo ano, além das renovações.
Com isso, vamos apresentar o jogador Lohan Freire para os torcedores botafoguenses. Seu currículo, suas características e como o atleta pode agregar ao Botafogo.
Características
Lohan é o típico centroavante clássico. Com uma estatura bastante elevada (1,91 metro), o jogador tem o cabeceio com uma de suas principais armas. Além disso, é bastante forte (pesa 86 quilos) e costuma ir bem no pivô. Outra qualidade sua é a força no chute, nas duas pernas, apesar de ser destro.
Pontos altos e baixos na carreira
Revelado no Friburguense, do Rio de Janeiro, foi lá que Lohan teve seus melhores momentos na carreira. Nas categorias de base, pelo sub-20, fez 34 gols em 35 jogos, praticamente um gol por jogo, segundo dados do site oGol. Em 2016, fez onze gols em onze jogos pela Copa Rio. Em 2017, foram 13 gols marcados em 19 atuações pela segunda divisão do Carioca. Em 2018, 14 gols em 17 partidas pela mesma competição.
Porém, quando precisou jogar campeonatos com um nível mais alto, Lohan não manteve essa ótima média de gols. O atacante disputou a Série C em duas oportunidades (2016 e 2019), disputando oito jogos e marcando apenas dois gols no total.
O centroavante começou o ano de 2019 pelo CSA, entretanto atuou apenas em sete jogos (235 minutos), com um gol marcado contra a equipe do Coruripe, pelo Campeonato Alagoano.
Em 2019, por CSA e ABC, disputou apenas doze partidas e marcou três gols. Números baixos.
Como pode ser usado no Belo
Durante todo 2019, Evaristo Piza não teve um centroavante com as características de Lohan. Nando não tem a estatura e a força dele para disputar a bola pelo alto e fazer o pivô. Já Felipe Alves é um atacante mais finalizador, que ataca os espaços vazios deixada pela zaga adversária pelo meio de sua velocidade.
Com isso, a ideia de contratar um jogador com as qualidades de um camisa 9 clássico é bastante positiva. É possível que Lohan consiga se sair bem jogando centralizado no 4-2-3-1 utilizado por Piza.
Porém, o jogador tem apenas 23 anos e ainda não correspondeu em toda sua carreira as expectativas criadas nas categorias de base. Uma aposta do Belo.
Foto principal: Luciano Marcos