Com riscos de rebaixamento, Beleneneses e Tondela buscam vitória no Português

Equipes travam uma batalha em mais um duelo da Primeira Liga

A reta final do Campeonato Português promete muita emoção. Faltando cinco rodadas para o término da Primeira Liga, a briga para não ser rebaixado promete ser intensa. Nesta quarta feira (01), Belenenses e Tondela se enfrentam e ambos que estão na rabeira de baixo da tabela, buscam três pontos para não continuar com o pesadelo e o risco de cair a segunda divisão.

Esse duelo dramático tem início às 15h, no horário de Brasília e ocorre no Estádio Cidade do Futebol, casa do Belenenses, sem a presença de público. Esse jogo não terá transmissão para o Brasil, e quem quiser acompanhar terá que recorrer aos streamings disponíveis na internet.

O Belenenses vem fazendo uma campanha bem ruim na Primeira Liga. O time só venceu uma partida desde o retorno da competição, com um 2 a 0 sobre o Desportivo Aves fora de casa. De lá para cá, o time empatou uma e foi derrotado em outras duas partidas, sendo a última para o Sporting dentro de casa, pelo placar de 3 a 1. Com isso, a equipe está estacionada na 15° posição com 30 pontos, seis a frente do Portimonense, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento.

E com pensamento para o próximo jogo, contra o Tondela, o  técnico do Belenenses, Petit, ressaltou que seu o time até teve um bom desempenho contra o Sporting. E é com essa boa impressão deixada no jogo passado que o time pretende encarar o Tondela. Petit deixou claro que apesar da pressão para buscar os três pontos, esse jogo não é tão decisivo, já que ainda haverá mais jogos em que o Belenenses pode sair com a vitória.

“Vamos defrontar uma equipe com qualidade e bons princípios. Joga muito em transição e privilegia a posse de bola e nós trabalhamos sobre isso. Estamos preparados e focamos mais no que podemos fazer, porque queremos dar continuidade ao que fizemos de bom contra o Sporting. Não pelo resultado, claro, mas sim pela exibição no primeiro tempo. Corrigimos alguns aspetos negativos e espero que os jogadores consigam dar uma boa resposta. Todas as vitórias valem três pontos e nós sabemos a posição que ocupamos. É um jogo importante mas não é decisivo.” disse Petit em entrevista coletiva nessa terça feira.

Petit fazendo os últimos preparativos para encarar o Tondela nessa quarta feira. Para Petit, o jogo não é decisivo, porém os três pontos seriam bem vindos (Foto: Jornal A Bola)

 

E visando o jogo de quarta feira, o time do Belenenses já no sábado, se reapresentou e teve atividades físicas leves e procurou-se preservar alguns jogadores para os próximos jogos. Já no domingo, os treinamentos foram mais intensos, e o técnico Peti, fez trabalhos exigindo mais fisicamente dos seus jogadores e com correções táticas. Contudo, a montagem do time titular será um problema para Petit. São quatro jogadores fora de combate, os zagueiros Gonçalo Silva, Chima Akas, e Tomas Ribeiro, além do lateral esquerdo Francisco Varela.

Já o Tondela, a situação de viver com o rebaixamento segue forte. Nas duas últimas rodadas, o time foi derrotado, sendo que na quarta feira passada, a equipe perdeu em casa para o concorrente direto contra o rebaixamento, Paços de Ferreira por 3×1. Com isso, o time continua na porta do z-2, com 29 pontos, sendo cinco a frente do Portimonense.

Em entrevista coletiva nessa terça feira, antes do duelo contra o Belenenses, o técnico Natxo González, frisou que a parte emocional do seu time tem que ser melhor preparado. Segundo ele, esse fator foi determinante para a derrota contra o Paços de Ferreira, pois o Tondela foi dominado pelo adversário, sendo no setor ofensivo ou defensivo. E para reverter esse momento de instabilidade emocional, o técnico González procurou motivar seus jogadores, com palavras de otimismo e esperança.

“O aspeto emocional é decisivo agora. Tudo é importante, mas agora chega a hora da verdade e sabes que o importante que é gerir bem as emoções, para tomar boas decisões. É o que acontece na nossa própria vida. É muito, muito decisivo o lado emocional. O clube que melhor gerir as emoções nos últimos jogos sairá vencedor, independentemente de jogar com dois alas, três pontas-de-lança ou cinco centrais” disse o treinador.

Motivação e recuperação emocional foram o foco do técnico González para deixar a equipe do Tondela mais segura na busca dos três pontos e assim se afastar mais do rebaixamamento (Foto: Jornal A Bola)

 

E para o jogo contra o Belenenses fora de casa, o técnico González terá todo seu elenco a disposição, com exceção do lateral direito Fahd Moufi, com uma lesão no pé. No mais, o time do Tondela segue em preparação, com treinamentos, aprimoramento da forma física e tática a fim de estar pronto para encarar mais um desafio no campeonato português e manter as chances de permanência na primeira divisão.

 Ficha Técnica do Jogo – Belenenses x Tondela

Primeira Liga – 29° rodada – 15h – Estádio Cidade de Futebol

Provável Escalação do Belenenses

Esquema: 3-4-2-1

Hervé Koffi; Thibang Phete, Nuno Coelho, Rúben Lima; Tiago Esgaio, Show, André Santos, Nilton Varela; Licá e Marco Matias; Mateo Cassierra

Fora do jogo: Gonçalo Silva (lesão na coxa), Chima Akas (desconforto físico), Tomas Ribeiro (lesão no tornozelo) e Francisco Varela (lesão no ombro)

Dúvidas: Silvestre Varela (lesão na perna) e Eduardo Kau (lesão no ligamento do joelho)

Técnico: Petit

Provável Escalação do Tondela

Esquema: 4-4-2

Cláudio Ramo; Marko Petkovic, Phelipe Sampaio, Yohan Tavares e Filpe Ferreira; Jhon Murillo, João Pedro. Pepelu e Pité; Richard e Ronan

Fora do Jogo: Fahd Moufi (lesão no pé)

Técnico: Naxto González

 

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

 

 

Igor Castro

Related post

Leave a Reply