Columbus Crew e Los Angeles FC estão na final da Leagues Cup
Segunda edição da Leagues Cup começou com a participação das 47 equipes da elite mexicana e norte-americana
A edição 2024 da Copa das Ligas, oficialmente chamada de “Leagues Cup”, teve 15 grupos na primeira fase, em turno único, contando com todos os 18 times da Liga MX e os 29 da Major League Soccer.
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançaram para o mata-mata, onde já estavam o vencedor da MLS Cup (Columbus Crew) e o campeão mexicano de 2023 (América).
Todas as partidas estão sendo realizadas nos Estados Unidos ou no Canadá, com as equipes da MLS jogando em casa e as partidas intra-Liga MX disputadas nos locais da MLS, dependendo da região.
Na noite desta quarta-feira (21) aconteceram as duas partidas semifinais. Em confronto de invictos, o Columbus Crew ganhou do Philadelphia Union por 3 a 1, no estádio Lower.com Field, em Columbus, Ohio.
Diego Rossi inaugurou o marcador aos 12 minutos. Dániel Gazdag chegou a empatar aos 32, porém Diego Rossi, aos 43, recolocou os mandantes na frente. Cucho Hernández, aos oito minutos do segundo tempo, definiu o placar.
No BMO Stadium, em Los Angeles, Califórnia, com uma exibição impecável, o Los Angeles FC aplicou uma contundente goleada por 4 a 0 no Colorado Rapids. Mateusz Bogusz abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo. Aos 45, Kei Kamara ampliou. Depois do intervalo, Denis Bouanga, aos 14, e Lewis O’Brien, aos 30 minutos, completaram a goleada da equipe anfitriã.
Columbus e LAFC decidiram a MLS de 2023
Assim, dono da melhor campanha, o Los Angeles FC, com cinco vitórias e um empate; 18 gols feitos e apenas três levados, decidirá o título diante do Columbus Crew, campeão nacional e que tem três triunfos e um empate, com 11 gols marcados e quatro sofridos. A final está marcada para domingo (25), às 20h15 (de Brasília), em Ohio. Será uma revanche da final da MLS de 2023. Além do título estará em jogo também a artilharia do torneio. D. Rossi (Columbus) e D. Bouanga (Los Angeles) dividem a ponta, com seis bolas na rede cada.
Em 2023, a final aconteceu no estádio GEODIS Park, na cidade de Nashville, Tennessee, entre duas equipes da MLS. Nashville e Inter Miami empataram por 1 a 1. Com o resultado, o título foi decidido nas penalidades máximas. Todos acertaram até a disputa chegar aos goleiros. Callender fez o do Inter Miami e defendeu o cobrado por Pannico, definindo o marcador em 10 a 9.
Leia+
Brasileiro marca na classificação do Colorado Rapids na Leagues Cup