Cibao e Cavalier fazem final da Copa do Caribe
Cibao e Cavalier, atual vice-campeão, estão na final da Copa do Caribe e com vaga garantida na Copa dos Campeões da Concacaf
A Copa do Caribe, sucessora do Campeonato de Clubes do Caribe desde 2023, conheceu os seus quatro semifinalistas. Chamada oficialmente de ‘Caribbean Cup’, a competição anual voltada para os clubes que são membros da União de Futebol do Caribe (CFU) serve de qualificação para a Copa dos Campeões da Concacaf.
Ainda invicto, o Cibao, da República Dominicana, venceu o Real Hope, do Haiti, por 1 a 0, dentro de casa. Rivaldo Correa, aos dez minutos do primeiro tempo, fez o solitário gol da partida. O time dominicano já havia feito 3 a 2, fora, no primeiro jogo.
No outro duelo semifinal, o Cavalier, da Jamaica, atual vice-campeão, não tomou conhecimento do invicto Moca, da República Dominicana. Após 0 a 0 na ida, aplicou 7 a 0 na volta, no estádio Nacional, em Kingston.
Kaile Auvray inaugurou o marcador no minuto inicial, com um chute de fora da área. Shaquille Stein, de cabeça, ampliou aos seis. Christopher Ainsworth, de pênalti, aos 39, e novamente Shaquille Stein, nos acréscimos, aos 48, aumentaram ainda mais a vantagem dos jamaicanos.
Para piorar a situação dos dominicanos, o goleiro Miguel Báez, aos 50, foi expulso. Na volta do intervalo, Jesús Correa também levou cartão vermelho, deixando o Moca com nove em campo para o segundo tempo. Kaile Auvray, em outro disparo de fora da área, aos seis minutos, balançou as redes novamente. Shaquille Stein anotou um hat-trick aos 17, chegando a sete gols no torneio e mantendo-se no topo da artilharia. Dwayne Atkinson, aos 34, completou a fácil vitória do Cavalier.
Copa do Caribe vale três vagas na Copa dos Campeões
Na fase classificatória eram dez clubes, entre eles o campeão e o vice da ‘CFU Caribbean Club Shield’ de 2024, realizada em Curaçao: Arnett Gardens, da Jamaica, e Grenades, de Antígua, respectivamente.
Agora, após os jogos de ida e volta nas semifinais, os finalistas definirão o campeão nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro.
Os três melhores colocados da Copa do Caribe irão se classificar para a Copa dos Campeões da Concacaf de 2025, com o vencedor entrando nas oitavas de final e o segundo e terceiro lugar na primeira fase.