Bundesliga volta a ter três representantes nas oitavas de final da Champions League
Borussia Dortmund e Schalke 04 se juntaram ao Bayern de Munique como representantes da Bundesliga na fase de mata-mata da Champions League
Nesta quarta-feira (28), mais duas equipes alemãs carimbaram o seu passaporte rumo às oitavas de final da UEFA Champions League. Mesmo sem a vitória, os rivais do Vale do Ruhr se juntaram ao Bayern, que já estava classificado desde ontem.
Bayern de Munique
🔝 @ChampionsLeague
Achtelfinal-Einzug! ✅#FCBayern #MiaSanMia #FCBSLB #UCL pic.twitter.com/JC492RLVKR— FC Bayern München (@FCBayern) 28 de novembro de 2018
Ainda que o momento não esteja muito agradável na liga nacional, os bávaros se garantiram na fase seguinte. Com a acachapante vitória por 5-1 diante do Benfica, a única coisa em jogo para a próxima partida continental é a liderança do grupo. Fora de casa, o clube de Munique enfrenta o Ajax em confronto direto, e precisam apenas de um empate para manter a atual posição de líder da chave.
Borussia Dortmund
⭐️ ACHTELFINALE! 💪 #BVBCLU 0-0 pic.twitter.com/EZPK2xL7xM
— Borussia Dortmund (@BVB) 28 de novembro de 2018
Inesperadamente, o Borussia tropeçou diante do Brugge e perdeu a liderança de seu grupo para o Atlético de Madrid. Entretanto, o empate por 0-0 garantiu a vaga ao atual líder da Bundesliga. Ainda assim, a sua classificação a frente dos rivais espanhóis é possível, porém depende de tropeço da equipe da capital espanhola.
Schalke 04
🌟 @ChampionsLeague-Gruppe D nach dem 5️⃣. Spieltag. 👀 #S04 pic.twitter.com/HWTca3o1iB
— FC Schalke 04 (@s04) 28 de novembro de 2018
Certamente, os mineiros de Gelsenkirchen tiveram a pior atuação entre os qualificados. Mesmo com a derrota por 3-1 para o Porto, o Galatasaray perdeu por 2-0 do Lokomotiv Moscou, e assim, classificou o Schalke 04. Agora, o clube voltará a campo diante da equipe russa, apenas para cumprir tabela, já que não poderá mais ultrapassar o Porto que é o líder isolado da chave.
Leia mais: Barcelona se garante em primeiro; Tottenham bate a Inter
Na edição de 2017/18, apenas o Bayern se classificou a fase seguinte, onde parou na semi-final ao ser eliminado pelo Real Madrid. Para a equipe bávara o resultado não foi preocupante, no entanto para o restante das equipes do país as campanhas foram consideradas ruins.
A última Champions League onde três equipes alemãs se qualificaram foi a de 2016/17, quando Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen avançaram. No entanto, a última edição onde todas as quatro equipes passaram de fase foi a de 2014/15, quando Borussia Dortmund, Bayern de Munique, Bayer Leverkusen e Schalke 04 integraram as oitavas de final.
Na atual, apenas o Hoffenhein foi eliminado na fase de grupos. Sem nenhuma vitória até então, a equipe foi desqualificada após a derrota em casa para o Shakhtar Donetsk ontem (27).