Brasileiros dão hexa russo ao Zenit

Zenit sagrou-se hexacampeão graças a uma vitória de virada, com gols dos brasileiros Gustavo Mantuan e Artur

Chegou ao fim a temporada 2023/2024 do Campeonato Russo, com festa mais uma vez do Zenit, hexacampeão nacional.

Jogando em casa, no Saint-Petersburg Stadium, na cidade de St. Petersburg, o Zenit derrotou o Rostov, por 2 a 1, de virada. Todos os gols saíram no segundo tempo e foram marcados por brasileiros. Ronaldo, ex-Bahia, abriu o placar aos nove minutos. Aos 20, Gustavo Mantuan, ex-Corinthians, empatou, em cobrança de pênalti. Aos 41, Artur, ex-Palmeiras, que havia começado no banco, fez o gol do título.

Com o triunfo, o Zenit terminou com 57 pontos ganhos em 30 partidas (17 vitórias, seis empates e sete derrotas), um a mais que Krasnodar e Dinamo Moscou. Aliás, o Dinamo liderava e perdeu o título justamente na última rodada, batido pelo próprio Krasnodar, fora de casa, por 1 a 0.

Na parte de baixo, Baltika (15º, com 26) e Sochi (16º, com 24 pontos ganhos) caíram de divisão. Nizhny Novgorod (13º, com 30) e Ural (14º, com 30) farão um play-off para definição do último rebaixado para a segundona russa. Subiram Khimki (campeão) e Dynam Makhachkala (vice). Akron (terceiro) e Arsenal Tula (quarta) farão um play-off para decidir o último promovido à elite.

Ao todo o Zenit tem oito brasileiros: Gustavo Mantuan, Artur, Nino, Wendel (ambos ex-Fluminense), Claudinho (ex-RB Bragantino), Pedro Henrique (ex-Corinthians), Rodrigão (ex-Atlético Mineiro) e o capitão da equipe, Douglas Santos, que não jogou por estar machucado, mas participou da festa e ergueu a taça de campeão. Além do hexa, o clube de St. Petersburg igualou o Spartak de Moscou no topo da lista das equipes com mais títulos (10).

Facebook: Esportes Mais

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Liga dos Campeões da Europa
Liga dos Campeões da Europa tem duelos da 1ª fase definidos
Liga dos Campeões da Europa
Liga dos Campeões da Europa 2025/2026 tem caminho definido
Reprodução: Barcelona/Instagram
Lionel Messi: 38 anos de uma lenda do futebol mundial
Portugal
Nos pênaltis, Portugal é o primeiro bi da Nations League
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei