Brasileiro marca na vitória do líder Mamelodi Sundowns
Pela 13ª rodada, Mamelodi Sundowns sofreu para vencer o lanterna, de virada, mantendo-se na liderança do Campeonato Sul-Africano
Em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Sul-Africano, cujo nome oficial é DStv Premiership Soccer League 2023/2024, o líder Mamelodi Sundowns suou para conseguir vencer o lanterna Magesi, por 2 a 1.
O jogo aconteceu no Old Peter Mokaba Stadium, em Polokwane, Pietersburg. Os mandantes saíram na frente aos 12 minutos, com Makhubu, de cabeça. A reação dos brasileiros (apelido do time, por atuar com camisa amarela) veio no segundo tempo e começou justamente com dois jogadores brasuca. Arthur Sales, revelado pelo Vasco, deu a assistência, de cabeça, e o camisa 10 Lucas Ribeiro Costa, desconhecido no Brasil, pegou de primeira para mandar a bola para as redes, aos 19 minutos. Foi o sexto tento do artilheiro do campeonato. Aos 41, cruzamento de Arthur Sales e cabeçada certeira de Matthews para dar a vitória de virada aos visitantes.
Assim, o Mamelodi Sundowns, do melhor ataque e da melhor defesa da competição, ganhou a sétima partida seguida e lidera com 33 pontos ganhos, seis a mais que o vice-líder Orlando Pirates, que tem um jogo a menos. Já o Magesi, sem vencer há dez rodadas, amarga a lanterna (16º lugar), com apenas sete pontos somados.
São 16 clubes na disputa. Após turno e returno (30 rodadas), quem somar mais pontos é o campeão. Além disso, irá para a Liga dos Campeões da África junto com o vice, enquanto o pior colocado será rebaixado. O terceiro colocado garantirá vaga na CAF Confederation Cup.
Classificação da PSL, que tem o Mamelodi Sundowns na liderança:
1 Mamelodi Sundowns = 33; 2 Orlando Pirates = 27; 3 Polokwane City = 25; 4 Sekhukhune United = 23; 5 Kaizer Chiefs = 21; 6 Cape Town City = 20; 7 Stellenbosch e Golden Arrows = 19; 9 SuperSport United e AmaZulu = 16; 11 TS Galaxy, Chippa United e Marumo Gallants = 15; 14 Richards Bay = 9; 15 Royal AM = 8; 16 Magesi = 7.
Leia+
Mamelodi Sundowns sagra-se campeão sul-africano pela 6ª vez seguida