Brasil vence a República Dominicana e garante vaga nas Olimpíadas
Depois de sair na frente, Brasil perde dois sets e deixa a vaga para Tóquio ser decidida no tie break
O Brasil venceu a República Dominicana por 3 sets a 2 no pré-olímpico de vôlei, com parciais de 25×22 / 25×19 / 23×25 / 18×25 / 15×10. Com esse resultado a Seleção sai de Uberlândia com a classificação para os Jogos Olímpicos de 2020.
Início bom do Brasil e final tenso
De forma arrasadora, as meninas brasileiras começaram bem demais os primeiros sets. Com a oposta Lorenne muito bem, a levantadora Macris teve confiança para acionar a jogadora que foi a maior pontuadora do jogo, com 22 pontos.
Porém, no terceiro set o treinador Kwiek Marcos promoveu mudanças com as entradas de Gaila Lopez e Valdez e deu certo. O terceiro e o quarto set foram totalmente dominados pelas dominicanas. Brayelin Martinez cresceu e se destacou, enquanto que as meninas canarinhas sentiram o momento e viram Lorenne perder a confiança nos ataques, o fundamento bloqueio pouco funcionar e a recepção falhar.
Porém, no último set e decisivo, José Roberto Guimarães acionou Natalia do banco no lugar de Tandara. A ponteira que não está 100% foi para o sacrifício e mandou muito bem na recepção. Lorenne voltou para a partida e Gabi cresceu demais no ataque. A inversão do 5 em 1 feita pelo treinador, colocando Roberta e Tandara, dessa vez como oposta, foi decisiva para a vitória. As duas entraram bem demais e deixaram a Seleção na boa para fechar o jogo.
Estatísticas do jogo
Total de pontos
BRA 106×101 Rep. Dominicana
Ataque
BRA 65×52 Rep. Dominicana
Bloqueio
BRA 7×12 Rep. Dominicana
Saque
BRA 7×5 Rep. Dominicana
Pontos em erros do oponente
BRA 27×32 Rep. Dominicana
Defesa (Recepção)
BRA 50 (34)x33(29) Rep. Dominicana
Classificação final
1: Brasil – 7 pts
2: República Dominicana – 7 pts
3: Azerbaijão – 4 pts
4: Camarões – 0 pt
Brasil avançou no critério confronto direto contra a República Dominicana