Barcelona consegue virada histórica com polêmica no Estádio da Luz
Em partida emocionante e polêmica, Barcelona vira sobre o SL Benfica no minuto final em um duelo de nove gols
Pela 7ª rodada da UEFA Champions League, o Benfica perdeu de virada para o Barcelona por incríveis 5 a 4, num jogo eletrizante, cheio de emoção, com direito a erros pitorescos e muita polêmica envolvendo a arbitragem.
O jogo começou com surpresas, a primeira envolve Ángel Di María, voltando de lesão o jogar não teve condições de estrar entre nos 11 inicias, a segunda surpresa foi o gol relâmpago do SL Benfica, a equipe se lançou ao ataque e logo aos dois minutos abriu o marcador, bela jogada do lateral Álvaro Carreras que deixa o grego Vangelis Pavlidis em condições de marcador.
Após o gol, a equipe catalã passou a controlar o jogo, ter mais posse de bola e a pressionar os donos da casa. O domínio resultou em gol. Com o auxílio do VAR foi marcado um pênalti em favor do Barcelona e convertido por Lewandowski. Após empatar os Blaugranas mantiveram a pressão, mas a estratégia encarnada começou a fazer efeito. Jogando no contra-ataque, a estrela de Pavlidis brilhou. Após choque entre o goleiro Szczęsny e seu defensor Balde a bola sobrou livre para o grego, sem goleiro, ampliar o marcador quando o Barcelona era melhor em campo.
No minuto 30 da primeira etapa, em mais um ataque do Benfica, o goleiro do Barcelona falhou na saída e cometeu um pênalti, convertido pelo grande nome da noite ate aqui: Vangelis Pavlidis, que deixou seu hat-trick no confronto. A estratégia das Águias funcionou bem. Conseguiam travar o ímpeto ofensivo dos Culés com uma marcação forte e aproveitando bem os contra-ataques. Os visitantes tinham a posse da bola, mas Raphinha, Gavi e Lamine Yamal não conseguiam criar jogadas claras e erravam muitos passes.
Barcelona consegue virada incrível
Na volta do intervalo o jogo não mudou, o que se viu foi um Barcelona que tinha a posse da bola, tentava criar jogas de efeito para quebrar as linhas do Benfica. Contudo não conseguia vencer a marcação dos encarnados, que conseguiam pressionar e contra-atacar com qualidade, sendo perigosos.
Entretanto aos 64 minutos, o goleiro Trubin tentou sair com a bola de maneira incomum e acabou por chutando a bola na cabeça do brasileiro Raphinha e voltou contra o próprio gol, diminuindo o placar. O lance incomum não abalou o Benfica. Os donos da casa, empurrados por Estádio da Luz que pulsava, conseguiram chegar ao quarto gol contra o Barcelona, gol contra de Ronald Araújo empurrou para o próprio gol.
Com o resultado adverso, o Barcelona promoveu algumas mudanças para tentar ser mais ofensivo. Por sua vez, o Benfica também promoveu mudanças para manter o mesmo ritmo. Com isso o jogo ganhou em emoção.
Na reta final, mais um pênalti em favor dos visitantes, convertido por Lewandowski. O gol deu contornos de emoção a partida. Nesta altura o Barcelona já era a melhor equipe no jogo, criava dificuldades para o Benfica. Até que aos 86 minuto o Barcelona chegou ao empate com Eric García, obrigando o Benfica a sair para o jogo e tentar o resultado. No minuto final em um dos ataques da equipe da casa, muita polêmica e pedidos de pênalti, a equipe do Barcelona aproveitando a desatenção do adversário que reclamava, e conseguiu um lançamento para Raphinha, que saiu do campo de defesa e marcou o quinto gol da virada blaugrana e colocando ponto final ao jogo. Um 4 a 5 histórico no Estádio da Luz.
Coletiva Pós-jogo Benfica 4 x 5 Barcelona
Bruno Laje elogiou o empenho da equipe e ficou na bronca com a arbitragem:
“A forma como sofremos os gols… mas temos de olhar também para o outro lado, em que tivemos o Fredrik [Aursnes] isolado, Di María aos 88 minutos isolado… depois tenho de analisar o jogo e olhar para aquilo que aconteceu ao minuto 94… acho que é um erro tremendo do árbitro. Não falo por mim, pelos adeptos, mas já percebi que todos os especialistas, em termos nacionais, dão claramente o pênalti. O facto é que o árbitro nestas situações tem de ter um critério semelhante em relação aos pênaltis do Barcelona, ao nosso, olhar para este… se marcou os outros, tem de obrigatoriamente marcar este.”
Raphinha, um dos nomes do jogo, falou sobre seu empenho e sobre as provocações:
“Sou uma pessoa que respeita toda a gente. Quando saí do campo, houve pessoas que me insultaram. Retribuí os insultos, sei que não o devo fazer. Todos nos exaltámos, os jogadores do Benfica… preferiram insultar-me e eu sou uma pessoa que não leva nada para casa. Respeito se me respeitarem, mas não me calo se me insultarem. […]”
Próximo jogo
O SL Benfica volta a campo contra o Casa Pia, no Estádio Municipal de Rio Maior, dia 25, às 15h (horário de Brasília), pela 19ª rodada da Liga Portugal. O Barcelona joga em casa, contra o Valencia, no Olímpic Lluís Companys, dia 26, às 17h (de Brasília), pela 21ª rodada da LaLiga.
Esportes Mais no Instagram
Esportes Mais no Facebook
Leia+
SL Benfica x Barcelona: equipes decidem a classificação na Luz