Bahrein conquista título da Copa do Golfo
Copa do Golfo, promovida pela UAFA, tem Omã como vice-campeão pela segunda vez seguida
Na final da Copa do Golfo 2024/2025, Omã perdeu para o Bahrein, de virada, neste sábado (4), no Jaber Al-Ahmad International Stadium, na cidade de Ardhiyah, no Kuwait.
Abdul Rahman Al Mushaifri abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo, de cabeça, após cruzamento de Ali Al Busaidi. A seleção omani, que ainda estava invicta no torneio, poderia ter ampliado, mas não aproveitou as chances criadas.
Na etapa final, veio a reação dos bareinitas. Aos 31 minutos, Mohamed Marhoon sofreu pênalti de Jameel Al Yahmadi. Ele mesmo cobrou, de pé direito, aos 33, para empatar. Logo depois, aos 35, Marhoon, novamente no centro da ação, fez um cruzamento perigoso que o capitão Mohammed Al Musalami redirecionou involuntariamente contra a própria meta e marcou o que seria o gol da virada e do título.
Confira as campanhas de Omã e Bahrein
Na fase de grupos, Omã havia empatado por 1 a 1 contra o Kuwait, vencido o Catar por 2 a 1 e empatado por 1 a 1 contra os Emirados Árabes, ficando na primeira posição do Grupo A por ter levado menos cartões que os kuwaitianos. Na semifinal ganhou da Arábia Saudita por 2 a 1. Portanto, fez e sofreu gol em todas as suas partidas.
Já o Bahrein, após bater a Arábia Saudita por 3 a 2 e o Iraque (atual campeão) por 2 a 0, perdeu para o Iêmen por 2 a 1, ficando em primeiro lugar no Grupo B por ter vencido o confronto direto contra os sauditas. Na semifinal eliminou o Kuwait, país-sede, com um triunfo por 1 a 0.
Esta foi a 26ª edição da Copa do Golfo. O Kuwait é o maior vencedor, com dez taças. O Iraque ganhou quatro vezes. Catar e Arábia Saudita, três. Emirados Árabes e Omã possuem dois troféus, assim como o Bahrein agora. O Iêmen é o único que jamais foi campeão do torneio promovido pela UAFA (Union of Arab Football Associations).
Leia+