Notícias

Futebol Brasileiro

Atual campeão, Cruzeiro busca o bi contra o Atlético Mineiro

CRUZEIRO X ATLÉTICO-MG

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Campeão Mineiro sairá depois dos 180 minutos de clássico, Raposa defende a taça, enquanto o Galo quer o titulo

Na tarde deste domingo (14), a equipe do Cruzeiro Esporte Clube recebe o Clube Atlético Mineiro às 16h, horário de Brasília, no Estádio Magalhães Pinto “Mineirão”, em jogo válido pela primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro e que irá declarar o grande campeão de 2019.

A trajetória de Cruzeiro e Atlético-MG como finalistas

Pra chegar até aqui o Cruzeiro realizou 14 jogos pelo Campeonato Mineiro, sendo 11 partidas na primeira fase com 7 vitórias e 4 empates. Nas quartas derrotou o Clube Atlético Patrocinense por 5 a 0 em disputa única. Nas semifinais enfrentou o rival América Mineiro, vencendo as duas partidas, respectivamente 3 a 2 no Independência e 3 a 0 no Mineirão.

Em noite de gala na quarta-feira (10), pela Copa Libertadores a Raposa goleou o Huracán por 4 a 0, carimbando sua passagem para as oitavas. Resultado que deixou o time Celeste isolado na liderança do Grupo B com 12 pontos ganhos em 4 jogos e com 100% de aproveitamento e invicto nas duas competições.

Já o Atlético Mineiro realizou 14 jogos, na primeira fase ficou como líder geral, acumulou 9 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Nas quartas de final eliminou o Tupynambás por 3 a 1. Na semifinal enfrentou o Boa Esporte, empatou em 0 a 0 em Varginha e venceu no Mineirão por 5 a 0.

Ao contrário do seu arquirrival Cruzeiro, o Galo não vive um bom momento na Copa Libertadores e também na quarta-feira (10), foi derrotado pelo Cerro Porteño por 4 a 1, depois de estar vencendo por 1 a 0, permitindo a virada nos minutos finais do primeiro tempo. Ocupa a terceira colocação do Grupo E, mas para classificar para as oitavas tem que vencer os dois próximos jogos e torcer para que Nacional-URU não pontua e ainda precisa tirar a diferença de saldo de gols.

Cruzeiro completo e muito bem, segundo Mano Menezes

O treinador Mano Menezes vem para a decisão com todos os jogadores à disposição, quem não jogou contra o Huracán fez treino em campo reduzido com o auxiliar Sidnei Lobo na quinta-feira (11), com presença de Thiago Neves e Pedro Rocha.

O problema do Mano é reverter a vantagem do Atlético-MG, por ter feito a melhor campanha na primeira fase, pode jogar por dois resultados iguais. Em entrevista coletiva Mano Menezes falou que  só escalaria time no dia do jogo, mas que todos estão bem e não deu dica sobre o meia Thiago Neves, mas Pedro Rocha está concentrado com o elenco Celeste.

– Estamos preparando para fazer uma boa metade de decisão, tentar diminuir a vantagem que o Atlético tem, por ter feito melhor a campanha. Para diminuir a vantagem, temos que conseguir a vitória no primeiro jogo. Em jogos entre equipes grandes, a responsabilidade é mais compartilhada pela vitória. Essa responsabilidade está mais compartilhada, eles têm as oportunidades, nós temos oportunidades, eles atacam. Nós atacamos. Tem momentos diferentes nos 90 minutos. E é isso que constrói a vitória, saber se comportar, de forma lúcida, inteligente, para tirar proveito de situações que nos favoreçam – avaliou Mano Menezes.

Atlético completo, mas abalado emocionalmente

Ainda sem treinador, talvez seja o maior desfalque do Atlético-MG, ficar sem o seu técnico no banco de reservas para  comandar o time. Após noite infeliz e catastrófica em Assunção na última quarta-feira (10), a diretoria do Galo anunciou a demissão do técnico Levir Culpi.

Time vem completo para a primeira partida do clássico decisivo e deve jogar com o regulamento debaixo do braço, já que o momento não é favorável para os Alvinegros, resta uma esperança dentro da Copa Libertadores, já no Campeonato Mineiro o clima poderá ajudar o Galo, como fez melhor campanha, entra em campo com uma certa vantagem.

Mano esquiva sobre favoritismo do Cruzeiro

Ostentando o status de time invicto entre os brasileiros das Séries A e B, o Cruzeiro leva uma vantagem técnica, tática e de entrosamento sobre o Atlético-MG, Mano Menezes há quase 3 anos na Raposa, tem o time na mão, o grupo fechado, a base formada desde a sua chegada e com contratações precisas nas posições carentes do elenco.

Assim o Cruzeiro enfrenta o Atlético-MG sem técnico até o momento, abalado emocionalmente pela goleada sofrida pelo Cerro Porteño e pela má campanha na Libertadores. Mas tudo diferente no Campeonato Mineiro, onde a Raposa terá que vencer o seu arquirrival para garantir o bicampeonato Mineiro.

Se tem pressão de um lado, tem do outro também, afinal se o Atlético não está bem, existe uma cobrança do lado Cruzeirense para que o time conquiste o bicampeonato e que continue fazendo a boa campanha, esta é a hora de mostrar o resultado do que foi feito.

“O pensamento é esse (de confirmar o bom momento), porque é essa realidade. Nós não ganhamos nada mesmo. Você precisa, no momento decisivo, confirmar isso, o seu valor. Temos um bom início de temporada, uma série de invencibilidade, mas você precisa, no momento decisivo, confirmar isso. Só assim tudo isso tem seu valor. Se formos campeões, a campanha será diferenciada. Aí sim vamos olhar para ela e ver a importância dela. Ela só nos serviu para trazer até aqui. Para ser campeão mineiro, temos que fazer dois bons jogos” – comentou Mano Menezes.

Novos protestos na sede do Atlético-MG

Nesta sexta-feira (12) continuaram os protestos na sede do Galo, torcedores com faixas pedindo a saída de jogadores, respeito da diretoria com o clube e por aí vai. Time que ainda não contratou um técnico joga no domingo a primeira partida decisiva contra o Cruzeiro pela final do Estadual Mineiro.

“Esse protesto que aconteceu na calada da noite, com um sujeito encapuzado, obviamente não é coisa da nossa torcida. Nós atleticanos, quando queremos protestar, a gente põe a cara. Esse protesto que vai acontecer agora de tarde, este é o processo da torcida do Atlético. Esse outro processo encomendado, não vem da torcida do Atlético. A gente está desconfiado de onde vem, estamos investigando, já colocamos a polícia e ela está correndo atrás. Temos alguns indícios. Nós vamos descobrir, e quando descobrir, vamos falar” – disse o presidente do Atlético-MG Sérgio Sette Câmara.

Será a 10ª vez no século XXI que Cruzeiro x Atlético-MG decidem o Campeonato Mineiro

Em 19 edições, esta será a 10ª vez que os dois maiores times do Estado de Minas Gerais decidem o Estadual. Nas outras oportunidades, América-MG, Caldense e Ipatinga impediram este confronto. Cruzeiro leva uma pequena vantagem contra o seu adversário e rival Atlético Mineiro. A Raposa levantou o troféu por 6 vezes ( 2004/2008/2009/2011/2014/2018 ) e o Galo 3 vezes ( 2007/2013/2017).

Campeonato Mineiro – Século XXI

Campeão Vice
2001 América-MG Atlético-MG
2002 Caldense Ipatinga
2002* (Supercampeonato) Cruzeiro Caldense
2003** (pontos corridos) Cruzeiro Atlético–MG
2004 Cruzeiro Atlético-MG
2005 Ipatinga Cruzeiro
2006 Cruzeiro Ipatinga
2007 Atlético-MG Cruzeiro
2008 Cruzeiro Atlético-MG
2009 Cruzeiro Atlético-MG
2010 Atlético-MG Ipatinga
2011 Cruzeiro Atlético-MG
2012 Atlético-MG América-MG
2013 Atlético-MG Cruzeiro
2014 Cruzeiro Atlético-MG
2015 Atlético-MG Caldense
2016 América-MG Atlético-MG
2017 Atlético-MG Cruzeiro
2018 Cruzeiro Atlético-MG

Ficha técnica – Cruzeiro x Atlético Mineiro

Data: 14/04/2019

Hora: 16h, horário de Brasília

Local: Estádio Magalhães Pinto “Mineirão” – Belo Horizonte – MG

Arbitro: Wagner do Nascimento Magalhães.

Arbitro assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa.

Arbitro assistente 2: Michael Correia.

Arbitro de vídeo – VAR: Bruno Arleu de Araújo.

Cruzeiro: (Provável escalação) Fábio; Edilson, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Romero, Robinho e Rodriguinho; Marquinhos Gabriel e Fred.

Técnico: Mano Menezes.

Atlético Mineiro: (Provável escalação) Victor; Guga, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson, Elias, Luan e Cazares; Maicon Bolt e Ricardo Oliveira.

Técnico: Rui Costa.

Luis Carlos FURBINO de PINHO (109 Posts)

CRUZEIRO é meu time. Trabalho atualmente com Transporte Escolar TIO LUIS e colunista​ no www.esportesmais.com.br Gosto de esportes, prático e sou monitor na Escola de Vôo Livre VOLARE. Sou formado em administração. Gosto de uma boa música, violão e futebol.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta