Notícias

+ Esportes

Alfredo Chaves realiza a abertura do Campeonato Capixaba de Vôo livre de 2018

WhatsApp Image 2018-04-26 at 16.42.54

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Rampa de Cachoeira Alta em Alfredo Chaves-ES, recebe os pilotos no Estadual de Parapente

Alfredo Chaves-ES município  localizado no sul do estado, que já ostentou nos primórdios do esporte radical no Espirito Santo, de a “capital”, do vôo livre, que inciava em terras capixabas. Nos dias 27, 28 e 29 de abril, será realizada a abertura da primeira etapa do CCVL-Campeonato Capixaba de Vôo Livre.

Com a evolução do vôo livre, o parapente ganhou adeptos e levou o esporte a uma popularidade entre os chamados esportes radicais. Hoje em dia quase todas as cidades possuem rampas, isso sem contar com aquelas que não são homologadas pela Federação, isso a nível estadual, como nacional.

Organização feita pela FCVL-Federação Capixaba de Vôo Livre e o clube AVLAC- Associação de Vôo Livre de Alfredo Chaves-ES, responsável pelo evento, segurança, infraestrutura e realização do quadro de  provas nos respectivos dias, observando as condições de vôos para os pilotos inscritos na competição estadual.

Além do vôo livre e com suas escolas na cidade, Alfredo Chaves  ainda atrai os turistas com suas belas cachoeiras e a prática de rapel. Na década de 60 instalou em sua economia, a crise do café. Os agricultores começam a trabalhar com a banana, um produto que se adapta facilmente ao clima e ao solo de Alfredo Chaves.

Com o sucesso da bananicultura e da pecuária leiteira na região, passa a ser organizada a tradicional “Festa da Banana e do Leite do Município”, juntamente com a festa, há o evento do vôo livre que se intitula de  “Revoada”.

As provas

Na sexta-feira (27) é dia de treino livre, para aqueles pilotos que podem voar nesse dia. No sábado (28) e domingo (29) iniciam a competição. São montados os quadros de provas e explicado pelos organizadores o que se deve fazer para chegar ao vencedor da primeira etapa.

Dentro das regras, são colocados os pilões, onde deverão ser batidos pelos pilotos, isso quer dizer que cada pilão é um ponto no qual o competidor com seu GPS irá tocá-lo virtualmente e seguindo até o próximo, consequentemente chegando ao pilão final, denominado de “goal”. Aquele atleta que fazer isso em menos tempo, soma mais pontos e na soma total dos dois dias é considerado o vencedor. Campeonato que terá ainda as etapas de Barra do São Francisco, Pancas e a super final em Castelo.

Inscrições e categorias

O campeonato recebe inscrições dos pilotos federados e que tenham habilitação emitida por entidade nacional CBVL-Confederação Brasileira de Vôo Livre ou ABP-Associação Brasileira de Parapente, de nível II acima e que de acordo com os regulamentos são incluídos nas categorias Lite, Sport, Serial e Open.

– Categoria LITE, somente para pilotos de parapente de nível 2, que competirem com velas
homologadas até DHV 1-2 e/ou EN-B, que venham participando de campeonatos por menos de
dois anos e que não estiverem entre os 3 primeiros colocados no resultado final anual de qualquer
outra competição dos anos anteriores.

– Categoria SPORT, para os pilotos de parapente que competirem com velas homologadas até
DHV 2 e/ou EN-C.

– Categoria SERIAL, para os pilotos de parapente que competirem com velas homologadas até
DHV 2-3 e/ou EN-D, desde que seu A.R. (Apect Ratio/Alongamento) não seja superior a 7.

– Categoria OPEN, todos os pilotos de parapente inscritos no campeonato.

Infraestrutura

Durante a competição é garantido pelo clube e responsável pelo evento, no caso a AVLAC, resgate, (incluindo a subida dos atletas para a rampa), café da manhã, equipe médica com ambulância e corpo de bombeiros, caso precise de algo importante durante a competição, e a confraternização com o famoso “comes e bebes” na noite de sábado e depois do término do campeonato.

Terminado a competição, é hora de esperar a próxima etapa para dar seguimento ao CCVL-Campeonato Capixaba de Vôo Livre, que tem a cidade de Barra do São Francisco a próxima cidade a ser abrilhantada pelos pilotos Capixabas, colorindo o céu do município, impactando na rotina de seus moradores, e na atmosfera local.

Programação

Sexta:
Treino Livre com prova de 50 km
19h – Conferencia das Inscrições & Baixar Waypoints

Sábado:
9h – Conferencia das inscrições  entrega dos kits
9:30h – Inicio das subidas
10:30h – Briefing de segurança
13:00h – inicio da competição
15:00h – Inicio da Confraternização

Domingo:
9:30h – Inicio das subidas
10:30h – Briefing de segurança
13:00h – inicio da competição
15:30h – Premiação

 

 

 

 

 

 

http://www.fcvles.com.br/downloads/regulamentos/regulamento-ccvl-2017.pdf

http://www.alfredochaves.es.gov.br/detalhe-da-materia/info/historia/6497

http://eventos.cbvl.esp.br/pt/eventos/253-1-etapa-do-capixaba-de-parapente-alfredo-chaves-es#programacao

 

 

Clique na imagem para acessar o site

 

 

 

Luis Carlos FURBINO de PINHO (121 Posts)

CRUZEIRO é meu time. Trabalho atualmente com Transporte Escolar TIO LUIS e colunista​ no www.esportesmais.com.br Gosto de esportes, prático e sou monitor na Escola de Vôo Livre VOLARE. Sou formado em administração. Gosto de uma boa música, violão e futebol.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta