Alavés marca de pênalti no fim da prorrogação e está de volta à elite espanhola
Jogo de volta terminou empatado como na ida, porém gol de pênalti no fim da prorrogação, fora de casa, recolocou Alavés na elite
O Deportivo Alavés bateu o Levante por 1 a 0, na prorrogação do jogo de volta da fase final dos play-offs de acesso à LaLiga 2023/2024, a elite da Espanha, em pleno estádio Ciutat de Valencia, localizado em Valencia, diante de 23 mil espectadores.
Assim, o time visitante garantiu o retorno à Primeira Divisão do país, após apenas uma temporada fora. Granada (campeão) e Las Palmas (vice) já estavam com vaga assegurada na elite.
O Levante havia vencido o adversário por 2 a 0 nos dois jogos da temporada regular. Já na ida da final dos play-offs, empate sem gols. A partida foi decisiva foi tensa, com muitos erros e imprecisões de ambas as partes. Rioja, Villalibre, De Frutos e De la Fuente perderam boas oportunidades no primeiro tempo, que teve como melhor chance um cruzamento de Duarte que Tenaglia desviou para as redes, mas Pier tirou em cima da linha, chegando a chocar-se contra a trave.
No segundo tempo, o Alavés veio mais ofensivo e Femenías salvou o time da casa com duas ótimas defesas em finalizações de De la Fuente e Rioja. Depois Villalibre, sozinho na pequena área, cabeceou por cima e o goleiro fez mais uma espetacular defesa em chute de Duarte. O Levante só ameçou no fim, com Silvera defendendo um chute de De Frutos.
Na prorrogação, curiosamente o duelo ficou aberto, com ambos os times cansados. Pepelu cobrou falta no travessão, o que deixaria o Levante com um pé no acesso por jogar pelo empate. Já nos acréscimos, aos 17 minutos da etapa final, Rober Pier colocou a mão na bola dentro da área e o pênalti foi marcado com o auxílio do VAR, após quatro minutos de revisão. Villalibre, com muita tranquilidade categoria, deslocou o goleiro para marcar o gol do acesso dos babazorros.
Foto: Site oficial do Deportivo Alavés