
Última rodada da segundona espanhola 2025/2026 teve definição do campeão, dos classificados aos playoffs e do último rebaixado
A 42ª e última rodada da temporada 2025/2026 de ‘LaLiga Hypermotion’, nome oficial da segundona espanhola, chegou ao fim. Destaque para o Racing Santander, que conquistou o título. O clube da Cantabria já havia garantido antecipadamente o acesso à elite, assim como o vice-campeão Deportivo La Coruña.
Ao todo foram 24 gols marcados (as jornadas mais goleadoras da competição foram a 5ª, a 34ª e a 36ª, todas com 38). Ao todo foram 1185 ao todo, em 462 jogos, média de 2,56 por partida. Adrián Niño, do Málaga, foi o autor do milésimo tento do campeonato.
O Racing Santander, com 90 gols anotados, teve o melhor ataque. Por outro lado, o Zaragoza foi o pior, balançando as redes apenas 35 vezes. A pior defesa pertenceu ao Mirandés, vazado 69 vezes. Já o Burgos foi o dono da melhor, com somente 33 gols sofridos. Sergio Arribas, do Almería, terminou como artilheiro, com 25 gols marcados.
Resultados da rodada da segundona espanhola
Sábado (30) – Ceuta 1 x 0 Albacete, Real Sociedad B 1 x 1 Cultural Leonesa e Granada 1 x 2 Sporting Gijón
Domingo (31) – Córdoba 1 x 1 Huesca, Castellón 2 x 1 Eibar, Leganés 1 x 0 Mirandés, Zaragoza 0 x 2 Málaga, Racing Santander 4 x 1 Cádiz, Almería 1 x 0 Valladolid, Deportivo La Coruña 1 x 2 Las Palmas e Burgos 1 x 0 FC Andorra.
Muita briga em todas as partes da tabela na segundona espanhola
O Racing Santander foi a 82 pontos ganhos, e terminou com cinco a mais que o Deportivo La Coruña. Almería, com 74, Málaga e Las Palmas, com 73, e Castellón, com os mesmos 72 pontos do Burgos, porém em vantagem no confronto direto, garantiram as quatro vagas nos playoffs, de onde sairá o último lugar na próxima Primeira Divisão.
Em qualque outra edição da segundona espanhola, a pontuação do Burgos o levaria aos playoffs. A seguir apareceram Eibar, com 67; Córdoba, Sporting Gijón e Ceuta, com 61; Albacete, com 59; Granada, com 48; Real Sociedad B, com 47; Leganés e Valladolid, com 46; e Cádiz, com 43 pontos conquistados.
Mirandés, com 40 pontos ganhos, não evitou o rebaixamento, assim como Huesca, com 38; Cultural Leonesa, com 37; e o lanterna Zaragoza, com apenas 36 pontos somados.
Nenhuma equipe teve 100% de aproveitamento em casa, nem fora. Todos venceram e perderam em seus domínios e como visitante. Burgos e Sporting Gijón completaram três jogos sem perder, e o Granada, quatro sem ganhar. Quem acabou há mais tempo sem vencer foi o Zaragoza: dez jogos. Já o Racing Santander ficou as últimas oito rodadas sem derrota.
Agora, nos playoffs semifinais, em jogos de ida e volta, os duelos são Almería x Castellón e Málaga x Las Palmas.