Notícias

Outros

A semana da terra azul

144088133_crop_north

Aberto de Madrid de 2012 ‘causou’ por uma cor peculiar do saibro

No mundo do tênis somos acostumados com três tipos de quadras. A quadra dura, que é feita com cimento e é de diversas cores (a cor mais comum é o azul), a quadra de saibro com terra batida com geralmente sua tonalidade alaranjada e a quadra de grama que é naturalmente verde.  Mas em 2012, uma novidade mudou totalmente a perspectiva sobre as cores das quadras de tênis, isso porquê o Aberto de Madrid inovou e colocou sua quadra de saibro da cor azul.

Antes nunca visto, o saibro azul foi uma estratégia usada pela direção de Madrid para deixar a bola mais visível para os telespectadores.

Comentários negativos

Madrid Open 2012: Why Struggling Stars Shouldn't Be Concerned ...
Nadal foi derrotado por Fernando Verdasco e teceu várias criticas ao saibro do torneio. Imagem: ATP

No entanto a decisão não agradou aos tenistas, que já eram acostumados com a coloração natural do saibro. Um dos críticos na época foi Rafael Nadal, o maior saibrista de todos os tempos que na época foi derrotado por Fernando Verdasco.

“A ATP e a organização podem fazer o que quiserem e eu tento me preparar e fazer o melhor possível. Fiz o que pude para disputar o torneio e não fui suficientemente bom para me adaptar. Se as coisas continuarem assim, será um torneio a menos em meu calendário, sinto muito”, declarou Nadal.

“Acho que o torneio é muito grande, mas essa foi uma decisão ruim. Ou mudam as más decisões ou continuam com elas. Cada um é livre para fazer o que quiser”, completou.

Thomaz Bellucci que jogou o torneio em 2013 comentou ironizando: “Ano que vem se fizerem o torneio em saibro azul novamente não posso esquecer de trazer minhas chuteiras de cravo.”

Um ano depois o piso foi vetado pelo presidente da ATP da época, Brad Drewett

“Acredito muito na inovação e na prospecção de formas e maneiras de melhorar nosso esporte. Pode ser que o saibro azul ofereça uma melhor visibilidade na televisão, mas houve problemas com a qualidade das quadras no Masters 1000 de Madri deste ano. Uma situação que não é aceitável para este evento, um dos principais em nível mundial”, argumentou o presidente da ATP. “Independentemente da cor, primeiramente temos que garantir que as quadras sejam seguras e justas para os jogadores”, completou.

“Sei que Tiriac também estava decepcionado com a qualidade das quadras de Madri neste ano. Foi um grande defensor do jogo durante muitos anos e sei que continuará ajudando na evolução do torneio, inclusive testando o saibro azul em eventos à margem do circuito”, afirmou o dirigente, que não descartou o retorno do polêmico tipo de quadra no futuro.

O resultado do torneio no saibro azul

Madrid Memories 2012: Serena's brilliance in blue

O torneio de 2012 não foi bom para os tenistas de saibro no masculino, isso porquê teve sua final disputada entre dois exímios jogadores de hard: Roger Federer e Tomas Berdych. Naquele torneio, Federer dominou todas rodadas e passou por jogadores como Raonic, Gasquet, Ferrer e Tipsarevic antes de enfrentar o tcheco na final.

Já Berdych venceu Kevin Anderson, Gael Monfils, Fernando Verdasco e Juan Martin Del Potro antes de perder de Roger Federer por 2 sets a 1.

O Feminino foi vencido por Serena Williams, na oportunidade ela venceu Victoria Azarenka na final por 6-1 6-3. Na campanha ela venceu Hradecka, Sharapova, Wozniacki, Pavlyuchenkova e Vesnina.

Nas duplas, os poloneses Mariusz Fyrstenberg  e  Marcin Matkowski derrotaram  Robert Lindstedt e Horia Tecău, com parciais de 6-3 6-4. Já nas duplas femininas, Sara Errani e Roberta Vinci derrotaram Makarova/Vesnina por 6-1 3-6 10-4.

Esportes Mais

Facebook

Deixe uma resposta