O reencontro: A volta de LeBron James a Cleveland
Foto: Steve Mitchell/ USA Today Sports
Craque dos Lakers reencontra os Cavaliers pela primeira vez na temporada
Na última quarta-feira (21), em Cleveland, o Cavaliers recebeu o Los Angeles Lakers. O time da casa é o lanterna da Conferência Leste, com 2 vitórias e sonoras 13 derrotas, e enfrentou um Lakers inconstante, que ainda não se achou na Conferência Oeste: são 9 vitórias e 7 derrotas.
O destaque fica por conta do reencontro de LeBron James com a Quicken Loans Arena. O craque chegou aos Cavs em 2003, sendo a 1ª escolha do Draft do mesmo ano. Foram 6 temporadas, com 548 partidas disputadas, 15,251 pontos anotados. Além disso, foi MVP nas temporadas 2008-2009 e 2009-2010.
Reprodução/Keith Allison
A CONTURBADA CHEGADA A MIAMI
Em 2010, James se tornou agente livre, mais especificamente em 1 de julho do mesmo ano. Vários times o cortejaram, dentre eles o próprio Cavaliers. Porém, num especial transmitido pela ESPN, anunciou que se juntaria aos agentes livres Chris Bosh e Dwayne Wade no Miami Heat.
Os que antes apoiavam James em Ohio, passaram a tratá-lo como persona non grata. Dan Gilbert chegou a publicar uma carta onde chamou James de “covarde e desleal”. Naquele ano, torcedores dos Cavs atearam fogo em suas camisas do craque, e ainda filmaram os feitos.
No dia 2 de dezembro de 2010, LeBron e o Miami Heat foram jogar em Cleveland, em um ambiente completamente hostil. Nunca antes se viu a torcida dos Cavs tão enfurecida, e vaiando o craque. Naquela oportunidade, o Heat venceu por 118 a 90. James anotou 38 pontos, deu 8 assistências e pegou 5 rebotes.
Pelo Heat, LeBron anotou 7.919 pontos em 294 partidas, de 2010-2014.
Tony Dejak/AP
O BOM FILHO…
LeBron retornou aos Cavs em 2014. Porém, ficou duas semanas lesionado, o que não atrapalhou os Cavs de chegarem nos playoffs. James não conseguiu evitar que o Golden State Warriors vencesse as finais de virada, por 4-2.
Porém, na temporada seguinte, LeBron fez uma temporada excelente, e ajudou o time a ser campeão da NBA. Nas finais, novamente contra os Warriors, o time chegou a estar perdendo por 3-1, porém James anotou 41 pontos nos jogos 5 e 6. No jogo 7, James conseguiu um triplo-duplo e um toco memorável contra Andre Igoudala.
Os Cavs venceram o título, e quebraram um jejum de 52 anos da cidade sem conquistas. James foi o MVP das finais, com uma média de 29,7 pontos, 11,3 rebotes, 8,9 assistências, 2,3 bloqueios e 2,6 roubos de bola na série. No geral, Lebron terminou a série com o total de 208 pontos, 79 rebotes, 62 assistências, 16 bloqueios e 18 roubos de bolas.
Divulgação/NBA
COMO FOI O RETORNO?
O clima no ginásio era de reverência. A torcida dos Cavs foram mais receptivos com o craque, diferente de como foi há 8 anos atrás. O telão da arena exibiu uma mensagem de agradecimento, acompanhado de aplausos.
A cada cesta, aplausos. A cada toco, mais carinho. Um apoio incondicional. James falou sobre o apoio da torcida:
“Eu admiro esses fãs até mais do que eles me admiram. Eles me apoiaram muito, mas não somente a mim, mas como todos os meus companheiros por esses 11 anos também, especialmente por esses últimos 4 anos em que estivemos em finais”, comentou.
Transmissão/ESPN
LeBron nasceu em Akron, cidade vizinha de Cleveland. O craque visitou a sua casa e a escola que fundou, porém evita falar em saudades:
“Já me senti diferente na hora em que aterrizamos aqui, ontem. Hoje sou uma pessoa diferente, somos todos diferentes agora, crescendo, com pontos bom e ruins. Mas sempre procuro focar no presente e ver o que vai acontecer no futuro. Eu fui em minha casa hoje. Fiquei um tempo lá, tirei um cochilo, me senti muito bem lá. E o dia já começou bem porque fui com minha família à escola. Vi minha garotada e foi bem legal andar por lá. E sou muito abençoado e grato por chegar aqui e ter essa recepção dos fãs. Foram 11 anos jogando aqui, e só quero ser o melhor jogador que posso ser, o melhor líder que posso ser, me tornar um exemplo para essa franquia e eles demonstraram a mim gratidão. E sim, ter meus amigos e familiares por perto foi um grande momento”, completou.
LeBron teve na partida um duplo-duplo de 32 pontos e 14 rebotes, e os Lakers venceram por 109 a 105. Com o resultado, os Lakers seguem na 7ª posição da Conferência Oeste. Já os Cavs seguram a lanterna da Conferência Leste.