Brasil vence Camarões em último jogo do ano
Foto: Richarlison comemora o único gol do amistoso contra Camarões. Crédito: Alex Pantling (Getty Images)
Com gol de Richarlisson e uma má partida, Brasil vence Camarões em último jogo da seleção de 2018
Nesta terça-feira (20) o Brasil enfrentou o Camarões no estádio de Milton Keynes, em Buckinghamshire, na Inglaterra. A partida foi a última do ano para a seleção brasileira, que levou a melhor vencendo por 1 a 0. Com o resultado, o Brasil conclui 2018 somando 13 vitórias, um empate e uma derrota (contra a Bélgica, que custou a classificação na Copa do Mundo 2018). O Brasil marcou 29 gols e sofreu apenas 3 (todos eles no Mundial na Rússia).
Logo aos sete minutos do primeiro tempo, Neymar sentiu uma dor muscular eteve que deixar a partida, sendo substituído por Richarlisson. A saída de Neymar pareceu ter desestabilizado a equipe, que teve um comportamento inferior ao esperado e acabou sendo dominada pelo Camarões em certos momentos. O primeiro e único gol da partida foi marcado por Richarlisson no final do primeiro tempo.
Gabriel de Jesus
No segundo tempo, o goleiro do técnico Seedorf cometeu um erro enorme na saída de bola, diante do Gabriel de Jesus, e o Brasil só não ampliou o placar porque o atacante acertou a trave do gol, mesmo com o gol sem goleiro. Após os 40 minutos da segunda etapa do jogo, Jesus recebeu a bola na pequena área e teve outrachance de ampliar o placar, mas acabou chutando em cima de Ondoa.
Lesão de Neymar
O camisa 10 não teve nem tempo na partida para fazer muita coisa, aos cinco minutos do primeiro tempo, ele sentiu as primeiras dores e pediu para ser atendido fora do campo. O craque até voltou para o campo, mas quando arriscou um chute de fora da área aos seis minutos, logo colocou a mão na virilha e teve que sair da partida.
Segundo o médico Rodrigo Lasmar, o jogador sentiu dores no músculo adutor, mas ainda não é possível prever a gravidade da lesão, ainda é preciso esperar 24 horas.
Dança do pombo
Ao marcar o gol, Richarlisson comemorou com a “dança do pombo”, comemoração proposta pelo filho de Neymar. Segundo o jogador, como não pôde fazer o gol na partida contra o Uruguai, ele dedicou o gol desta terça ao menino Davi.
“No jogo passado (contra o Uruguai) eu tive a oportunidade, infelizmente não deu para fazer. Hoje, eu pude concentrar melhor, fazer o gol e ajudar a equipe. Estou feliz pelo gol e pelo Davi, que pediu a dança e estava aqui no estádio. Foi bom porque eu pude agradar ao Davi. Missão cumprida”, afirmou Richarlison.
Tite elogia atuação da seleção
O técnico Tite destacou a boa atuação das duas equipes.
“Eu até parabenizei o Seedorf (técnico de Camarões). O jogo foi para quem procura um futebol bem jogado, nós não tivemos uma bola quebrada. Não estou falando o que é pior ou melhor, mas o jogo foi de um futebol plasticamente mais bonito. Eles saíam jogando com o goleiro, que tem a capacidade técnica de sair com os dois pés. Nós botamos pressão, criando um grande volume de oportunidades. Mas não pudemos concluí-las ou transformá-las em gol. Ele (Seedorf) também trouxe um processo criativo. Enfim, foi um espetáculo bom de assistir”, disse ele.
Tite destacou também a satisfação de ter dado oportunidade para atletas que estão surgindo em destaque.
“O que eu posso dizer é que, primeira coisa, foi marcante porque pude dar oportunidades aos atletas que estão surgindo bem ou na Europa ou no Brasil. Isso trouxe um benefício muito grande para compor e manter a estrutura básica da equipe. Eu me desculpei com o Dedé e com o Rafinha. Por quê? O jogo se apresentou de uma tal forma que, com 15 minutos do segundo tempo, a gente não conseguia o segundo gol. Aí eu coloco o Dedé ou o Rafinha, isso não é dar oportunidade. Porque ele vai errar, e aí eu queimo o cara. Ele vai pensar: “Se eu errar aqui, vai cair no meu colo”. Então algumas situações a gente tem que reconduzir”, disse.
Mesmo com problemas ofensivos, o balanço da seleção brasileira em 2018 foi bastante positivo. A seleção sofreu apenas 3 gols, dois deles, sofridos pela Bélgica, resultando na eliminação da Copa do Mundo da Rússia.