Conheça os estádios da Primera División Uruguaya
O Uruguai é conhecido pelos seus estádios acanhados; veja a lista dos estádios onde as equipes da Primera División mandam seus jogos
Quando falamos em estádio uruguaio, geralmente tres coisas vêm à nossa cabeça: o majestoso Estádio Centenário, algumas “canchas” bem acanhadas e as lindas casas de Peñarol e Nacional inauguradas/ reformadas recentemente. Mesmo assim a imagem de estádios acanhados prevalece na cabeça de quem acompanha o futebol charrúa.
O Estádio Centenário é o principal estádio do país, mas nenhum time manda seus jogos lá regularmente. Geralmente os clássicos entre Peñarol e Nacional ocorrem no Centenário. E quando alguns times menores de Montevideo não têm condições de receber partidas contra os dois grandes, levam seus jogos para o gigante do Parque Battle.
Por essas razões te convidamos a conhecer todos os estádios da Primera División Uruguaya, dos acanhados aos grandes. Confira a lista abaixo em ordem crescente de capacidade.
15 – Estádio Parque Osvaldo Roberto -4.500 pesoas
O estádio Parque Osvaldo Roberto, ou simplesmente Parque Roberto, é o estádio com menor capacidade da Primera División Uruguaya. Inaugurado em 1941, é onde o tradicional Racing de Montevideo manda seus jogos. O estádio, localizado no bairro Sayago, foi adquirido pelos próprios torcedores e sócios do clube, mostrando assim a forte ligação existente entre time e torcida.
14- Estádio José Nasazzi – 5.002 pessoas
O Estádio José Nasazzi se localiza na região do Prado, em Montevideo. A equipe que manda seus jogos lá é o Boston River, apesar de não ser o proprietário da “cancha”. A equipe que é a dona do Nasazzi é o Bella Vista, time da Segunda B Nacional, a terceira divisão do futebol uruguaio. O término da construção do estádio foi no ano 1931, sendo um dos estádios mais antigos da República Oriental.
13- Parque Federico Omar Saroldi – 5.165 pessoas
Inaugurado em 1928, é onde o River Plate manda seus jogos. Localizado há poucos metros de outros dois estádios, o José Nasazzi, citado anteriormente e o Parque Viera, estádio do Montevideo Wanderers. Essa proximidade ajudou a criar grandes rivalidade do River Plate contra os proprietários desses outros dois estádios, com destaque para o Montevideo Wanderers. Os estádios se localizam na mesma zona de Montevideo, a zona do Padro.
12- Estádio Parque Abraham Paladino – 5.400 pessoas
Estádio onde o recém “ascendido” Progreso manda seus jogos. Também se localiza em Montevideo como os três anteriores. O estádio está junto à baia de Montevideo e o lote é propriedade da Administração Nacional de Portos, mesmo o estádio sendo propriedade do Club Atlético Progreso. A inauguração do Abraham Paladino se deu em 1926, e em 1980 passou por uma grande reforma sob o comando do atual presidente uruguaio Tabaré Vázquez que na época era o presidente do Progreso.
11- Estádio Parque Capurro – 5.500 pessoas
Situado no bairro Capurro em Montevideo é onde o Fénix manda suas partidas. O estádio é propriedade da Intendencia de Montevideo, a nossa prefeitura. O Fénix usufrui do local por meio de uma concessão. A inauguração do estádio se deu no ano de 1938. O estádio está na orla do Rio De La Plata, e tem uma bela vista do rio mais largo do mundo.
10- Estádio Olímpico de Montevideo – 6.000 pessoas
Casa do tradicional Rampla Juniors, é outro estádio que está localizo na orla do Rio de La Plata, e esse possui uma vista sensacional, talvez a mais bonita entre todos os outros. Essa particular vista, lhe concedeu o título de sétimo estádio mais imperdível da América do Sul, de acordo com o site brasileiro Impedimento.org. O bairro é o Villa del Cerro na capital uruguaia. O Olímpico foi inaugurado no ano de 1923, quatro anos antes do Rampla sagrar-se campeão nacional.
9- Estádio Ateniense – 6.000 pessoas
Único estádio da Primera División localizado fora da cidade de Montevideo, é onde o Atenas manda suas partidas. A cidade é São Carlos e o Departamento é o de Maldonado. Não há informações exatas sobre sua data de fundação. O proprietário do local é o próprio Atenas.
8- Estádio Parque Alfredo Víctor Viera – 8.000 pessoas
Mais conhecido como simplesmente Parque Viera é onde o Montevideo Wanderers manda seus jogos pelo campeonato local. Inaugurado em 1933, também faz parte da região do Prado, como é o caso do José Nasazzi e do Federico Omar Saroldi, já citados anteriormente.
7- Estádio Belvedere – 8.500 pessoas
Localizado em Montevideo, é casa do Liverpool e fica no bairro de mesmo nome do estádio, Belvedere. Essa “cancha” tem uma história muito emblemática, foi ali, em 1910 (um ano depois de sua inauguração) que a Seleção Uruguaia jogou sua primeira partida com a camisa celeste.
5 – Estádio Luis Franzini – 16.000 pessoas
Localizado entre Parque Rodó e Punta Carretas, dois bairros nobres da capital uruguaia, Montevideo, o estádio Luis Franzini é onde o Defensor Sporting manda seus jogos e é o estádio mais ao sul da capital mais ao sul do continente. Segue aquele tradicional padrão de estádio acanhado e foi inaugurado no ano de 1963. O estádio foi reformado no ano de 1998 e é um dos mais lindos do país.
4- Estádio Jardines del Hipódromo – 18.000 pessoas
Casa do Danubio, rival do Defensor, foi inaugurado no ano de 1957. Curiosamente não está nem um pouco próximo do Luis Franzini, e fica no bairro Jardines de Hipódromo, que deu nome à “cancha”. A rivalidade entre os dois clubes se dá principalmente pelas categorias de base e não pela localização, como é comum no Uruguai e na Argentina.
Em Maio de 2017 o nome do estádio foi ampliado para Estadio Jardines del Hipódromo María Mincheff de Lazaroff, dessa forma sendo o primeiro estádio do Uruguai a receber o nome de uma mulher. María Lazaroff foi uma das cofundadoras do Danubio.
3- Estádio Monumental Luis Tróccoli – 25.000 pessoas
Inaugurado em 1964, a casa do Cerro inicia o Top 3 de maiores estádios da Primera División Uruguaya. O Luis Tróccoli possui quatro arquibancadas, com nomes bem legais: Argentina, Paraguay, Brasil e Chile. Localizado no bairro Cerro na capital uruguaia, foi inaugurado em 1964, com uma partida entre o dono da casa e o River Plate da Argentina. O resultado foi uma vitória histórica do Cerro por 5-2.
2- Estádio Gran Parque Central – 26.500 pessoas
Casa de um dos gigantes do país, o Nacional, o Gran Parque Central é o estádio mais antigo do Uruguai e de toda a América, além de ser o 15º dos estádios mais antigos do mundo. A inauguração data do ano 1900, ainda no século XIX. O estádio está localizado no bairro de La Blanqueada, tradicional bairro de Montevideo.
Na Copa do Mundo da FIFA de 1930, o Gran Parque Central recebeu seis jogos, um deles foi a estreia do Brasil em mundias, com uma derrota para o extinto país da Iugoslávia por 2-1. Em 2012, o Uruguai candidatou El Parque como uma das sedes do Mundial de 2030, que pode acontecer no Uruguai e na Argentina caso ganhem a eleição na FIFA.
O Gran Parque Central já passou por diversas reformas ao longo de sua história. A primeira foi em 1923, não por luxo e sim por necessidade. Naquele ano um incêndio o destruiu grande parte da “cancha”. Em 1941, outra reforma, dessa vez foram colocadas arquibancadas de cimento.
Depois que o Peñarol começou a usar o Estádio Centenário como sua casa, o Nacional não queria deixar essa exclusividade e privilégio para seu maior rival, então El Parque começou a ser usado como um Centro de Treinamentos e a ser usado pelos juvenis do clube. Em Março de 2005, o Gan Parque Central abriu suas portas outra vez para partidas do time principal do Bolso.
1- Estádio Campeón del Siglo – 40.000 pessoas
Enfim chegamos ao maior dos estádios da Primera División Uruguaya, casa do gigante Peñarol. O mais novo estádio do Campeonato Uruguaio demorou para sair do papel, depois de vários projetosfalhados. A construção desse majestoso estádio começou em 2014 e foi terminada em 2016.
A partida inaugural foi contra o poderoso River Plate da Argentina, com uma goleada do Aurinegro de 4-1 para cima do Millonario. Diego Forlán, ídolo do Peñarol e da Seleção Uruguaia, marcou o primeiro gol do estádio.
O nome do estádio localizado no bairro Bañados de Carrasco se deu após uma eleição na internet, na qual os torcedores votaram e escolheram Campeón del Siglo. Esse apelido dado ao Peñarol ganhou força quando o time foi escolhido como o melhor da América do Sul no século XX pela IFFHS.
*A capacidade de todos os estádios está calculada pela capacidade de cada um para torcedores sentados.
Leia mais sobre o futebol sul-americano