Barcelona anuncia a contratação do zagueiro do Palmeiras
Clube confirmou o acerto através de suas redes sociais
O Barcelona anunciou na manhã desta quinta-feira (11), através de suas redes sociais, a contratação do zagueiro Yerry Mina, que defendeu as cores do Palmeiras na última temporada.
O negocio gira em torno dos 12 milhões de euros (47 milhões de reais). Os alviverdes receberam 10 milhões de euros à vista, e é números a maior venda de um zagueiro na história do futebol brasileiro.
O zagueiro colombiano já não vinha treinando com o time no inicio da pré-temporada, e está liberado para se apresentar no Barcelona.
Mina participou de 49 jogos pelo alviverde imponente, fez nove gols e foi campeão brasileiro em 2016. Os 10 milhões de Euro que irá chegar para o Palmeiras corresponde a mais que 80% dos direitos econômicos que pertenciam a equipe alviverde, além disso o Santa Fé aceitou o 1,8 milhões de Euro a pedido do Palmeiras.
Um outro detalhe torna o negócio ainda mais vantajoso para o Verdão. Quem pagou R$ 11,7 milhões para comprar o defensor não foi o time paulista, mas sim Paulo Nobre ex-presidente do Palmeiras, que agora receberá o dinheiro de volta com correção monetária. O lucro, que gira em torno de R$ 25 milhões, ficará todo com o clube.
Mina era cobiçado pelo Barcelona desde o começo da temporada. O jogador era visto como solução para o setor com mais problemas no clube. O time espanhol que vive a muito tempo com Mascherano na defesa, mesmo o argentino sendo volante.
Mina se torna a segunda venda mais cara do Palmeiras na década perdendo apenas para a de Gabriel Jesus, que custou 32,75 milhões de Euros ao Manchester City.
Mina se apresentará a qualquer momento no Barcelona. O jogador ficou dois anos no time paulista.