Análise: Temporada do Leicester
Leicester fizeram uma ótima campanha na Champions League, por outro lado, deixou a desejar na Premier League
Até confesso que é difícil definir esta temporada em uma palavra, mas eu usaria o termo “embaraçosa”, o motivo eu lhe explico. O Leicester viveu duas fases bem distintas na sua temporada 16/17, disputava pela primeira vez a Champions League, e até que surpreendeu muita gente, alcançando as inéditas quartas de finais, onde acabou caindo para o Atlético de Madrid.
Já na Premier League, realizava uma péssima campanha, onde lutava para não ser rebaixado, isso até Shakespeare assumir, quando o time voltou a ter bons resultados, e dar a volta por cima, terminando na 12ª posição. Contando ainda, com a eliminação desastrosa na FA Cup para o Millwall.
A temporada – O campeonato começou, e nas seis primeiras partidas, o time ganhou apenas duas. Porém, como citado acima, o Leicester que disputava a Champions League era bem distinto do Leicester que disputava a Premier League. O clube conseguiu passar em primeiro do grupo, conseguindo avançar para as oitavas.
Por mais que o clube tivesse um bom desempenho na Champions não conseguia repeti-lo na Premier League, onde o clube continuava com os maus resultados, e “namorando” a zona do rebaixamento.
Já na FA Cup, o clube tinha cvencido o Derby County no “replay” por 3-1, mas continuava com resultados negativos na Premier League. A gota d’aguá foi a derrota para o Millwall na fase seguinte da FA Cup. Contra o Sevilla, o Leicester perdeu de 2-1, o que concretizou a demissão de Ranieri, que foi bastante discutida e repercutida pelos acompanhantes de futebol.
Mudança de ares
Foi então que só no dia 27/02/17, já assumido pelo técnico interino Craig Shakespeare, o Leicester mostrou que o time que disputava a Champions, poderia disputar a Premier League com a mesma qualidade, quando ganhou do Liverpool por 3-1 em casa.
O time ganharia ainda mais uma, pelo mesmo placar contra o Hull City, também em casa, o que deu confiança ao time para o jogo de volta contra o Sevilla. Durante uma noite “mágica”, o Leicester conseguiu ganhar do Sevilla por 2-0, com Schmeichel pegando pênalti no final do jogo!
Diante daquele jogo, o clube começou a trilhar o caminho das vitórias, e se afastava tranquilamente da degola. Shakespeare foi ganhando ainda mais o apoio da torcida, o time ainda ficou invicto por 5 rodadas na Premier, até perder para o Everton por 4-2, fora de casa.
O time ainda enfrentou o Atlético de Madrid, com grandes erros de arbitragem contra o Leicester no primeiro jogo – como o pênalti mal marcado a favor do Atleti.
O Leicester perdeu por 1-0, e no jogo de volta empatou por 1-1, se despedindo da Champions League.
Os 7 últimos jogos da Premier League foram com um retrospecto regular, com 2 empates, 3 derrotas e 2 vitórias. O time fechou o campeonato com empate por 1-1 contra o Bournemouth, no King Power.
Como você esperava a temporada 16/17 do Leicester? Deixe nos comentários.