A primeira camiseta albiceleste de uma equipe Argentina
Antes mesmo da seleção,o Atlético Tucumán já usava a famosa camiseta branca com faixas celestes na vertical,conheça a história da primeira camiseta “albiceleste” de toda a Argentina
Em 27 de setembro de 1902 nascia o Club Atlético Tucumán. A princípio,a equipe utilizava uma camiseta branca,costume herdado dos ingleses. Mas em 1903, Tomas Barber, então secretário da comissão diretiva do clube, inspirado pelo primeiro centenário do país, decidiu utilizar a camiseta branca com faixas celestes que todos conhecemos. A estreia foi em 9 de julho de 1903 ,dia da primeira partida oficial do clube. Nesta oportunidade,o Decano venceu o Club Salteño, da irmã província do Norte por 3-1.
Seleção Argentina
Antes disso,a seleção Argentina disputou seu primeiro encontro oficial contra o Uruguai em 16 de maio de 1901. Naquela oportunidade, a seleção jogou com uma camiseta celeste, shorts brancos e meias negras, todas doadas.
Cerca de mil torcedores cruzaram o Rio de la Plata para acompanhar a seleção. A empresa de barcos que transportou os torcedores, abaixou o preço da passagem de $20 à $15. O futebol começava a ser um negócio.
A Argentina ganhou esse encontro por 3-2. A partida foi disputada no estádio do Albion, em Paso Molino ( Hoje um lugar de ruas e quadras no bairro conhecido como “El Prado”).O campo tinha uma pequena arquibancada e recebeu quase 8.000 pessoas (a maioria ficou ao lado do campo,separado apenas por uma corda).
A primeira vez que a seleção nacional usou a tradicional camiseta albiceleste, foi em 13 de setembro de 1908, também contra a seleção do Uruguai,pela copa de Ligas Newton.
Racing Club
Uma das equipes que ajudaram a tornar esta camiseta famosa foi Racing Club, fundado em 25 de março de 1903. A princípio,o presidente do clube tinha a ideia de fazer uma camiseta de listras negras e amarelas. Porém,os sócios do clube, queriam que a camiseta fosse colorada. La Academia só adotou a tradicional camiseta em 1910,em comemoração ao centenário do “Primeiro Governo”.