Liga dos Campeões da Ásia começa sem derrota dos mandantes
Principal competição do continente, Liga dos Campeões da Ásia copia Uefa e tem nova fórmula de disputa
A Liga dos Campeões da Ásia 2024/2025 teve o seu início nesta segunda-feira (16). São 24 participantes, divididos em dois grupos regionalizados. Após oito rodadas (quatro em casa e quatro fora) contra equipes da mesma chave, os oito primeiros de cada avançarão ao mata. O Al-Ain, dos Emirados Árabes, é o atual campeão.
Oficialmente chamada de ‘AFC Champions League Elite 2024-25’, esta é a 43ª edição do principal torneio de futebol entre clubes da Ásia. Houve não só formato de disputa renovado, como também mudança na logomarca.
Após as oito rodadas, as oitavas de final serão em jogos de ida e volta, em março de 2025, dentro dos grupos regionalizados. A fase final (quartas, semis e decisão do título) será na Arábia Saudita, de 25 de abril a 4 de maio de 2025. O campeão garantirá vaga na próxima temporada do torneio continental. Além disso, se classificará para a Copa Intercontinental da FIFA de 2025 e também para o Mundial de Clubes da FIFA.
O Oeste tem três representantes da Arábia Saudita, três do Catar, dois do Irã, dois dos Emirados Árabes, um do Uzbequistão e um do Iraque. No Leste estão três do Japão, da China e da Coreia do Sul, um da Tailândia, da Austrália e da Malásia.
Veja os resultados de abertura da Liga dos Campeões da Ásia
Nesta segunda-feira (16) nenhum mandante perdeu. Al Ain, dos Emirados Árabes, e Al Sadd, do Catar, empataram por 1 a 1. Akram Afif (45′ do 1º) abriu o placar e o argentino Matías Palacios (35′ do 2º) impediu a derrota dos mandantes.
Al Shorta, do Iraque, e Al-Nassr, da Arábia Saudita, também empataram por 1 a 1. Os dois gols saíram antes do intervalo. Sultan Al Ghannam (14′) inaugurou o marcador para o time de Cristiano Ronaldo, que foi poupado. Mohammad Dawood (24′) decretou a igualdade.
O Esteghlal, do Irã, meteu 3 a 0 no Al Gharrafa, do Catar. Abdalla Yousif (4′ do 1º) abriu o placar com um gol contra. R. Rezaeian (34′ do 2º) ampliou e A. Rezavand (43′ do 2º) fechou a conta.
Graças ao solitário gol do marfinense Franck Kessié, logo aos dois minutos de bola rolando, o Al Ahli, da Arábia Saudita, venceu o Persepolis, do Irã, por 1 a 0. O argelino Riayd Mahrez (14′ do 2º) desperdiçou uma penalidade máxima para a equipe anfitriã.