Sportivo Luqueño e Olimpia avançam na Copa Paraguai
3ª fase da Copa Paraguai de 2024 tem os 12 clubes da elite e os 20 classificados da 2ª fase
A edição 2024 da Copa Paraguai teve a sequência de sua terceira fase, a primeira com a presença dos clubes da elite do país. Realizada em partidas únicas, dentre os 32 participantes estão Guaraní La Colmena, Salto del Guairá, Sport Unión de Piribebuy (todos da quarta divisão) e Sportivo Iteño (único sobrevivente da quinta divisão).
O Olimpia eliminou o Atlético Colegiales com um triunfo pelo placar de 3 a 0, como visitante no estádio Luis Salinas, em Itauguá. Mesmo atuando com um time alternativo, a equipe comandada pelo ex-atacante argentino Martín Palermo, líder do Campeonato Paraguaio, chegou à goleada com os tentos anotados por Carlos Arrúa, Derlis González e Alan Morínigo.
Também da elite, o Sportivo Luqueño venceu o Salto del Guairá por 3 a 1, em pleno estádio Ka’arendy, em Juan León Mallorquín. Na estreia do técnico argentino Juan Pablo Pumpido, um susto: Richar Mendoza abriu o placar aos 14 minutos. Para piorar, aos 26, Sebastián Maldonado foi expulso, deixando o SL com um a menos. No segundo tempo, Sergio Otálvaro, num chutaço de fora da área, empatou aos 14 minutos. Kevin Pereira virou aos 45 e Marcelo Ferreira, nos acréscimos, aos 48, fechou a conta.
A terceira fase já teve também 12 de Octubre 1 x 3 Sportivo Trinidense, Sport Unión de Piribebuy 0 x 7 Guaraní, 24 de Septiembre de Areguá 1 x 1 Guaraní de la Colmena (5 x 4 nos pênaltis), Atlético 3 de Febrero 0 x 0 General Caballero de Juan León Mallorquín (4 x 3 nos pênaltis), Cristóbal Colón de J. Augusto Saldívar 0 x 5 Nacional e Atlético Tembetary 0 x 2 2 de Mayo de Pedro Juan Caballero.
Confira os demais confrontos da terceira fase da Copa Paraguai:
Deportivo Recoleta x Cerro Porteño, Sportivo Limpeño x Sol de América, Encarnación x Tacuary, Deportivo Santaní x Libertad, Independiente x Sportivo Iteño e Sportivo Carapeguá x Fernando de la Mora.
O atual campeão é o Libertad. Depois de empate por 1 a 1 no tempo normal, o Gumarelo venceu o Sportivo Trinidense por 4 a 1 nos pênaltis, no jogo único da final, realizado no estádio Parque del Guairá, em Villarrica.