Copa Itália: Brasileiros marcam nas classificações de Udinese e Genoa
Primeira fase da Copa Itália 2024/2025 teve 13 mandantes e três visitantes classificados
A Copa Itália 2024/2025 teve o fim de sua primeira fase nesta segunda-feira (12). Foram 16 partidas únicas. Destaque para as classificações de Udinese e Genoa, com gols brasileiros.
Recém-rebaixada à Série B, a Udinese meteu 4 a 0 no Avellino, no Bluenergy Stadium, em Udine. Revelado pelo São Paulo, Brenner abriu o placar aos 41 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, o francês F. Thauvin (pênalti), aos cinco, L. Lucca, aos 13, e o inglês K. Davis, aos 42 minutos, fecharam a conta.
Integrante da elite do país, o Genoa derrotou o Reggiana por 1 a 0, no Stadio Comunale Luigi Ferraris, em Gênova, gol de Junior Messias, aos 20 minutos do segundo tempo. Aos 33 anos, o brasileiro passou grande parte da carreira atuando em campeonatos amadores e explodiu na Itália graças aos bons desempenhos no Crotone, em 2020.
Outros seis clubes da elite avançaram à próxima fase da Copa Itália
Outro clube da Série A, o Monza Brianza sofreu para eliminar o Sudtirol, no U-Power Stadium, em Monza. Após empate por 0 a 0 no tempo normal, triunfo agônico por 9 a 8 nos pênaltis.
Mesma situação do Napoli contra o Modena, no Stadio Diego Armando Maradona, em Nápoles. 0 a 0 no tempo normal e 4 a 3 nas penalidades máximas.
O Empoli não teve dificuldade contra o Catanzaro: 4 x 1, no Stadio Carlo Castellani, em Empoli. J. Fazzini inaugurou o marcador logo aos oito minutos. Aos 13, F. Bonini chegou a empatar, porém depois do intervalo, L. Colombo, aos três, S. Esposito, aos 11, e novamente J. Fazzini, já nos acréscimos, aos 48, definiram a classificação dos mandantes.
Com gols de M. Camporese (contra), logo no primeiro minuto, e do colombiano D. Zapata, já no segundo tempo, aos 39 minutos, o Torino bateu o Cosenza por 2 a 0, no Stadio Olimpico Grande Torino, em Turim.
O Lecce passou pelo Mantova por 2 a 1, no Stadio Ettore Giardiniero – Via del Mare, em Lecce. O angolano Kialonda Gaspar abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, D. Bragantini empatou aos 28, porém o montenegrino N. Krstović, aos 41 minutos, deu a classificação à equipe anfitriã.
O Cagliari venceu o Carrarese por 3 a 1, no estádio Unipol Domus, em Cagliari. R. Piccoli, aos 33, e L. Pavoletti, aos 41 minutos, abriram boa vantagem ainda antes do intervalo. No segundo tempo, G. Panico diminuiu aos dez, porém M. Prati, aos 26 minutos, sacramentou o triunfo mandante.
Série A teve mais um de clube eliminado da Copa Itália
Alguns clubes da elite fizeram feio. O Verona perdeu em pleno Stadio Marcantonio Bentegodi, em Verona, para o Cesena, da Série B: 1 x 2. O goleiro L. Montipò marcou contra aos 44 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, o albanês C. Shpendi, aos quatro minutos, ampliou. O dinamarquês C. Tengstedt, aos 30, descontou.
O Parma também caiu em casa. Graças ao solitário R. Insigne, nos acréscimos da etapa inicial, aos 47 minutos, o Palermo venceu por 1 a 0, em pleno Stadio Ennio Tardini, em Parma.
Outro a ser eliminado, porém fora de casa, foi o Venezia. O Brescia ganhou por 3 a 1, no Stadio Mario Rigamonti, em Brescia. G. Borrelli abriu o placar aos 14 minutos. No segundo tempo, logo no minuto inicial, G. Olzer aumentou. Aos 37, ele fez mais um. O polonês J. Idzes descontou aos 44 minutos.
Mesmo caso do Como. Empate por 1 a 1 contra a Sampdoria, no Stadio Comunale Luigi Ferraris, em Gênova. Os dois gols saíram no primeiro tempo. O cipriota N. Ioannou inaugurou o marcador aos 37 minutos e P. Cutrone, aos 44, impediu a derrota dos visitantes. Contudo, nos pênaltis, a Samp fez 4 a 3.
Demais resultados:
Sassuolo 2 x 1 Cittadella
Cremonese 1 x 1 Bari (5 x 4 nos pênaltis)
Frosinone 0 x 3 Pisa
Salernitana 3 x 3 Spezia (5 x 4 nos pênaltis)
Assim, estão definidos todos os confrontos da segunda fase da Copa Itália 2024/2025, a princípio marcados para o dia 24 de setembro (uma quarta-feira):
Cagliari x Cremonese
Torino x Empoli
Monza Brianza x Brescia
Pisa x Cesena
Lecce x Sassuolo
Genoa x Sampdoria
Napoli x Palermo
Udinese x Salernitana