Auxerre comemora antecipadamente acesso à Ligue 1
A duas rodadas do fim, Auxerre ainda pode ser superado por outros dois clubes, mas precisaria acontecer uma tragédia para não voltar à Ligue 1
Chegou ao fim a 32ª e antepenúltima rodada da “Ligue 2” 2023/2024, nome oficial da segunda divisão do futebol francês, com destaque para a vitória do Auxerre sobre o Paris, por 2 a 0, no Stade de l’Abbé Deschamps, na cidade de Auxerre.
O malinense L. Sinayoko abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo, após assistência de G. Perrin. Na segunda etapa, aos 12 minutos, o japonês A. Onaiwu recebeu do malgaxe R. Raveloson e decretou a terceira vitória seguida dos mandantes.
Com o resultado, o Auxerre chegou aos 70 pontos ganhos e abriu seis de vantagem para Saint Étienne (2 x 2 contra o Guingamp, fora) e Angers (2 x 1 no Pau, em casa).
Rebaixado na temporada passada, Auxerre tem 99,99% de retorno garantido
Após 38 rodadas, campeão e vice garantirão o acesso à Ligue 1 de 2024/25. Do terceiro ao quinto haverá play-offs para definição do último promovido. Já os quatro últimos serão rebaixados à terceirona nacional. O tradicional Bordeaux é apenas o 12º colocado.
Assim, o Auxerre depende apenas de mais um ponto para garantir o acesso matematicamente. Ou que Saint Étienne ou Angers não vençam suas últimas duas partidas e tirem uma grande diferença no saldo de gols. Hoje, o Auxerre tem 33, contra 18 do Saint Étienne e 13 do Angers.
Rebaixado da elite na temporada passada, o Auxerre já até comemorou em campo o retorno à Primeira Divisão. Dentre os outros que foram despromovidos na última temporada, quando a Ligue deixou de ter 20 clubes para passar a contar com 18, o Amiens ocupa o décimo lugar, o o Ajaccio é o 14º e o Troyes já está rebaixado para a terceirona. A agremiação ocupa a 17ª posição, com 37 pontos ganhos, sete a menos que o Dunkerque. Também caíram Quevilly-Rouen (35), Concarneau (35) e Valenciennes (23).