Amorebieta perde, mas é campeão da terceirona
Amorebieta leva dois gols do Racing de Ferrol, mas havia goleado na ida
Com o fim da temporada regular da “Primera RFEF” 2022/2023, nome oficial da Terceira Divisão espanhola, dois clubes já conquistaram o acesso à “LaLiga SmartBank” 2023/2024, a segundona do país.
O Amorebieta ficou em primeiro lugar no seu grupo e volta à segundona apenas um ano depois do descenso. Já o histórico Racing de Ferrol está de volta à segundona 15 anos depois, uma categoria no qual se destaca, sendo o clube que mais temporadas permaneceu consecutivamente: 35 anos, sem nunca ter chegado à elite.
Faltava definir o campeão. No jogo de ida da final, realizado no Campo de Fútbol Municipal Nuevo Urritxe, localizado em Amorebieta-Etxano, no País Basco, o Amorebieta aplicou uma goleada por 3 a 0.
Na volta, no estádio Municipal da Malata, em Ferrol, o Racing de Ferrol se impôs por 2 a 0 e o Amorebieta, com muito sofrimento, se proclamou campeão da da terceirona nacional em 2022/2023. Na etapa inicial, Jon García acertou a bola na junção da trave com o travessão, assustando os visitantes. Ainda antes do intervalo, Javier Murua salvou em cima da linha um chute cruzado de Carlos Vicente, impedindo o gol dos mandantes.
Os dois gols saíram na parte final do segundo tempo. Aos 32 minutos, Manu Justo cruzou rasteiro para a área e Antxon, no intuito de cortar, mandou de carrinho contra as próprias redes. Heber, aos 42, em bonita jogada individual, ampliou, mas os “Diablos Verdes” ficaram a um gol de levar a decisão para a prorrogação.
Foto: Twitter oficial da RFEF