Leia tudo sobre o Maranhense de 2023
São apenas oito clubes na briga pela classificação e contra o rebaixamento no Maranhense
Com a presença de apenas oito clubes, o Campeonato Maranhense de 2023 começou na última quarta-feira (10). Eles estão divididos em dois grupos na primeira fase.
No primeiro turno, as equipes se enfrentam dentro das chaves e no segundo turno encaram as adversárias do outro grupo. Ambos os turnos têm semifinal e final em jogo único e disputa de pênaltis em caso de empate.
Os campeões de cada turno avançam à final do estadual. Caso o mesmo time ganhe os dois turnos será declarado campeão diretamente. Os dois piores times no somatório geral serão rebaixados.
Em caso de igualdade entre dois times nos turnos, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto (entre duas equipes); 5) menos vermelhos; 6) menos amarelos; 7) sorteio. A final do campeonato será disputada em jogos de ida e volta. Persistindo empate em pontos e saldo de gols, haverá disputa de pênaltis.
- Grupo A – Chapadinha, IAPE, Pinheiro e Sampaio Corrêa.
- Grupo B – Cordino, Maranhão, Moto e São José.
Vale vaga na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D
O campeão do Campeonato Maranhense de 2023 garante participação na fase de grupos da Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2024. O vice-campeão também se garante na Copa do Brasil e na fase prévia do Nordestão. O estadual ainda oferece uma vaga para a Série D do Brasileiro ao clube melhor colocado, com exceção do Sampaio Corrêa, presente à Série B.
Atual campeão vence jogo de estreia do Maranhense de 2023
Atual tricampeão do Estadual, o Sampaio Corrêa é também o maior vencedor do campeonato, com 36 taças, contra 26 do Moto, segundo colocado.
Na estreia, o veterano Eloir saiu do banco de reservas para marcar nos acréscimos do segundo tempo, aos 51 minutos, o gol da vitória sobre o IAPE por 1 a 0, no estádio Nhozinho Santos.
No estádio Rafael Seabra, em Tuntum, o Chapadinha derrotou o Pinheiro por 3 a 2. Em Barra do Corda, no estádio Leandrão, Cordino e Moto não saíram do 0 a 0.
No Castelão, em seu retorno à elite, o Maranhão goleou impiedosamente o São José por 7 a 0, gols de Danúbio (2), Fabrício, Jorge, Esquerdinha, Nathan e Rodriguinho. O MAC ainda teve um pênalti a favor, quando o goleiro Isael acabou sendo expulso, depois de derrubar Rafael na área, mas Vander acabou desperdiçando.
Foto: FMF-MA