Notícias

Sem categoria

Guia do Campeonato Brasileiro 2017 – Vasco da Gama

VAS

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Após amargar o terceiro rebaixamento em oito anos, o Vasco volta à Série A em busca de redenção

O Vasco da Gama está de volta à primeira divisão do futebol brasileiro. Pela terceira vez, desde 2008. Muitas pessoas costumam dizer que quedas ensinam, entre outras coisas, como administrar melhor um clube. Este não foi o caso do Vasco. Apesar da sensível melhora em termos financeiros, o Gigante da Colina continua lidando com escolhas pouco convencionais da diretoria e, por consequência, colhe os efeitos disto dentro das quatro linhas.

É notório que, após três rebaixamentos em oito anos, o Vasco entra como uma incógnita neste campeonato. Após o início ruim, sob o comando de Cristóvão Borges, a equipe passou a apresentar um futebol melhor com a chegada de Milton Mendes. Além disso, a equipe está na expectativa da chegada de outros nomes para reforçar a equipe. Afinal, o que esperar do Vasco nesta temporada?

Elenco

Goleiros:

Martin Silva | Jordi | Gabriel Félix

Laterais:

Gilberto | Madson | Henrique | Alan Cardoso

Zagueiros:

Rafael Marques | Jomar | Ricardo | Julio dos Santos | Bruno Gallo

Volantes:

Jean | Douglas | Bruno Cosendey | Andrey | Marcelo Mattos

Meias:

Nenê | Yago Pikachu | Escudero | Andrezinho | Guilherme Costa | Wagner | Evander | Mateus Vital

Atacantes:

Luis Fabiano | Kelvin | Manga Escobar | Thalles | Muriqui | Caio Monteiro | Paulo Vitor

Peças-Chave

O Vasco, nos últimos dois anos, tem se notabilizado por ter um elenco muito experiente. Jogadores como Martin Silva, Nenê, Andrezinho e Luis Fabiano tem grande importância dentro do grupo e são fundamentais, não só para o estilo de jogo da equipe, como também liderando o time.

Destaque dos Vasco na temporada, Douglas é uma das gratas surpresas da base cruzmaltina. (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

Porém, jovens nomes têm despontando dentro do Vasco, e podem ser muito importantes nesta temporada. O primeiro deles é o de Douglas. O volante de 18 anos foi promovido aos profissionais no fim do ano passado e, desde então, tem demonstrado muita maturidade com a bola nos pés. Não à toa, é titular absoluto e o motor da equipe.

Além de Douglas, o Vasco aposta muito em Guilherme Costa, Yago Pikachu, Andrey, Evander, Mateus Vital e, principalmente, Ricardo. O zagueiro de 20 anos é uma das grandes promessas do clube e, com a saída de Luan para o Palmeiras, desponta como um substituto à altura do antigo defensor cruzmaltino.

Time base

Desde o início do ano, com Cristóvão Borges, o Vasco vem jogando num 4-2-3-1. Com as eliminações na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca, Milton Mendes vem treinando a equipe num 3-4-3, que pode virar um 3-6-1, com o recuo dos meias.

Transferências

Nesta temporada, o Vasco contratou sete jogadores: Gilberto, Jean, Wagner, Escudero, Manga Escobar, Kelvin e Luis Fabiano. Mas tudo leva a crer que o clube não vai parar por aí. Com as saídas de Luan e Rodrigo, que pode ser dispensado nos próximos dias, o Vasco busca reforços para a defesa.

Os nomes que mais aparecem são os de Paulão e Anderson Martins, que parecem estar muito próximos de um acerto. O zagueiro do Internacional não fez uma grande temporada no ano passado e foi um dos mais criticados na campanha que culminou no rebaixamento da equipe gaúcho.

Longe de viver um grande momento no Internacional, Paulão pode ser uma das novidades do Vasco. (Foto: Reprodução)

Paulão quase chegou a fechar com o Vasco, no início do ano, mas o fechamento da janela de inscrições do Campeonato Carioca e questões salariais impediram a chegada do defensor a São Januário. Mas, agora, tudo leva a crer que o zagueiro de 31 anos desembarcará no Rio em breve.

Seis anos depois, Anderson Martins pode voltar a São Januário em breve. (Foto: Vasco da Gama)

O caso de Anderson Martins também parece encaminhado. O zagueiro, titular do título da Copa do Brasil de 2011, estaria aguardando apenas a rescisão de contrato com o Umm Salal, do Catar, para voltar ao Vasco. Além disso, conta a favor da conclusão da transferência o bom relacionamento do empresário dele, Carlos Leite, com o clube, e o desejo de Anderson em voltar para o Gigante da Colina.

Treinando no clube há alguns meses, Bruno Paulista reforça a equipe no Brasileirão. (Foto: Reprodução)

Em meio há tantas incertezas, uma contratação já é certa: Bruno Paulista. Depois de cinco meses treinando no clube e um imbróglio que parecia não ter fim com o Sporting, de Portugal, o volante finalmente acertou o empréstimo com o Vasco e pode estrear em breve.

Opinião dos Editores:

“Eu confio muito no trabalho do Milton Mendes. É um cara que tem uma leitura de jogo invejável e é um gestor de grupo muito bom. Esse é o forte do Vasco. O elenco, para mim, é o mais fraco dos ’11 grandes’ da Série A, e precisa focar na revelação de jogadores. A base do clube é muito boa, e o Sub-20 faz um 2017 espetacular. Se souber mesclar experiência com juventude, o Vasco pode fazer um campeonato sem sustos. Caso se reforce (e precisa), poderá tentar uma vaga na Libertadores, como o Botafogo em 2016”.

Iaco Lopes

“Olha, o Vasco tem chance de surpreender, mas precisa reforçar a zaga. Ter uma defesa mais veloz, que conta, hoje, com opções lentas, dar oportunidades à base, colocando jogadores como Guilherme e Douglas entre os titulares. Por ser a única competição no segundo turno, a obrigação é ficar entre os dez melhores, visando pelo menos uma vaga na Sul-Americana”.

Joseclei Nunes

“O Vasco tem tudo para fazer uma campanha de afirmação na elite do futebol brasileiro. O elenco é razoavelmente bom, e tem um excelente técnico. Acredito que, possivelmente, não irá brigar contra o rebaixamento. Também não vejo o clube almejando um G6, por exemplo. O Vasco, ao meu ver, irá fazer uma campanha segura entre o 8° ao 12° lugar”.

João Vitor

“Eu acredito que o Vasco possa surpreender nesse Campeonato Brasileiro. Não em termos de título ou Libertadores, mas como muitos já o rebaixaram ainda no Carioca, eu acredito em vaga na Sul-americana. Ainda mais que todas as competições são extensas: Libertadores, Copa do Brasil e a Sul-americana. O Vasco só tem uma competição para se dedicar e isso pode ser um fator positivo”.

Gabriela de Oliveira

“Eu acho que o Vasco tem muito a se preocupar. Perdeu o Luan, uma das peças mais importantes da equipe, e os destaques do time são jogadores muito experientes mas com altos riscos de lesões. É um time para brigar do décimo lugar para baixo”.

Wesley Contiero

Pedro Chagas (134 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta