Notícias

Sem categoria

Conhecendo Clubes do Interior de SP: Guarani

Conheça um pouco sobre a história do Guarani Futebol Clube

O Guarani Futebol Clube é uma equipe da cidade de Campinas, interior de São Paulo, e teve a sua fundação em 2 de abril de 1911, inicialmente com o nome de Guarany Foot-Ball Club.

O Bugre é uma das equipes mais tradicionais do interior de São Paulo, e já conquistou alguns títulos importantes, entre eles, o Campeonato Brasileiro Série A.

Campeonato Paulista

A equipe do Guarani participou 65 vezes do Campeonato Paulista Série A-1, e é uma das equipes com mais participações na competição.

Como campanha de maior destaque, o Bugre conquistou dois vices-campeonatos, em 1988 e em 2012, sendo este último comandado pelo meia Fumagalli, ídolo do time e que veste a camisa da equipe até hoje.

A equipe ainda se sagrou campeã da Série A-2, em 1949, e ganhou por cinco vezes o titulo de campeão paulista do interior, em 1944, 1972, 1973, 1974 e 1975.

Copa Libertadores da América

Pela Copa Libertadores da América, a equipe teve uma campanha de destaque em 1979, quando ficou perto do sonho do titulo, com a quarta colocação. O Guarani participou três vezes do torneio.

Campeonatos Nacionais

Em 1978 a equipe do Guarani conquistou pela primeira vez em sua história o titulo do Campeonato Brasileiro Série A. O Bugre ainda tem dois vices-campeonatos e por duas vezes ficou na terceira posição, em 29 participações.

Vale lembrar que a equipe é a única do interior a alcançar o titulo da Série A nacional.

Na Série B, foram 10 participações e um titulo, sendo este em 1981. A equipe ainda ficou por duas vezes na segunda posição e uma na terceira.

Na Série C foram apenas seis participações e nenhuma conquista. A melhor campanha foi em 2008 e 2016, quando o bugre bateu na trave em ambas e ficou com o vice-campeonato.

Pela Copa do Brasil o Guarani teve 17 participações, porém, nenhuma campanha que mereça um maior destaque. A equipe chegou cinco vezes nas oitavas de finais, e jamais avançou dessa fase.

Fase atual

O Guarani briga para volta a elite do futebol paulista. A equipe se encontra na Série A-2, e em 2016 estava bem cotada para o acesso. Porém, após duas derrotas seguidas no final da primeira fase, deixou escapar uma vaga na última fase da competição.

No Campeonato Brasileiro, a equipe está de volta à Série B, e tem boas esperanças de realizar uma ótima temporada.

Deixe uma resposta