Vitória fica fora das semis no Baiano pelo 5º ano seguido
Leão empatou, mas seria eliminado mesmo em caso de vitória na última rodada da 1ª fase do Baiano
Chegou ao fim a primeira fase do Campeonato Baiano de 2023, que teve dez participantes jogando em turno único. Os quatro primeiros avançaram para as semifinais e os dois últimos colocados foram rebaixados.
Já garantido em primeiro lugar, o Bahia foi goleado pelo Itabuna e acabou eliminando o eterno rival Vitória, fora da fase semifinal do estadual pelo quinto ano consecutivo.
Vitória não sai do empate e cai fora precocemente mais uma vez
Vitória e Barcelona de Ilhéus empataram por 0 a 0, no estádio Barradão, em Salvador, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano. O Rubro-Negro precisava ganhar e torcer por um tropeço do Itabuna contra o Bahia, mas a combinação de resultados para entrar no G-4 não aconteceu.
A partida foi marcada por protestos da torcida rubro-negra antes de a bola rolar e vaias depois do apito final, já que o Leão ficou fora da semifinal do estadual pelo quinto ano consecutivo e agora, para participar da Copa do Brasil de 2024 terá que vencer a edição deste ano ou ficar com o título da Série B do Campeonato Brasileiro.
O empate serviu para o Barcelona evitar o rebaixamento, mas com a combinação de resultados que ocorreu ficaria na elite mesmo se tivesse perdido.
Veja os confrontos da fase semifinal do Baiano
Nas outras partidas, os resultados foram: Jacuipense 1 x 0 Juazeirense, Itabuna 4 x 0 Bahia, Atlético 0 x 0 Doce Mel e Bahia de Feira 3 x 0 Jacobinense.
Para o Itabuna, a goleada valeu muito. O Dragão do interior chega às semifinais logo em seu ano de volta à elite e fecha a primeira fase marcando oito gols na dupla Ba-Vi (havia feito 4 a 1 no Vitória em pleno Barradão).
O Bahia terminou com 21 pontos ganhos, quatro à frente do Jacuipense. Juazeirense, com 16, e Itabuna, com 15 pontos conquistados, também se classificaram para o mata-mata.
Estão eliminados o Bahia de Feira, com 13, o Vitória, com 12, o Barcelona de Ilhéus, com dez, e o Atlético (atual bicampeão estadual), com nove pontos somados.
Foram rebaixados, o Jacobinense, recém-promovido, com sete, e o lanterna Doce Mel, que não venceu um jogo sequer e acabou com apenas três pontos, além de ter o pior ataque e a pior defesa.
Na fase semifinal, em jogos de ida e volta, o Bahia vai enfrentar o Itabuna e o Jacuipense vai encarar o Juazeirense. A Federação Baiana ainda vai confirmar as datas dos confrontos.
Imagem: Pietro Carpi/EC Vitória