Leão empatou, mas seria eliminado mesmo em caso de vitória na última rodada da 1ª fase do Baiano
Chegou ao fim a primeira fase do Campeonato Baiano de 2023, que teve dez participantes jogando em turno único. Os quatro primeiros avançaram para as semifinais e os dois últimos colocados foram rebaixados.
Já garantido em primeiro lugar, o Bahia foi goleado pelo Itabuna e acabou eliminando o eterno rival Vitória, fora da fase semifinal do estadual pelo quinto ano consecutivo.
Vitória não sai do empate e cai fora precocemente mais uma vez
Vitória e Barcelona de Ilhéus empataram por 0 a 0, no estádio Barradão, em Salvador, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano. O Rubro-Negro precisava ganhar e torcer por um tropeço do Itabuna contra o Bahia, mas a combinação de resultados para entrar no G-4 não aconteceu.
A partida foi marcada por protestos da torcida rubro-negra antes de a bola rolar e vaias depois do apito final, já que o Leão ficou fora da semifinal do estadual pelo quinto ano consecutivo e agora, para participar da Copa do Brasil de 2024 terá que vencer a edição deste ano ou ficar com o título da Série B do Campeonato Brasileiro.
O empate serviu para o Barcelona evitar o rebaixamento, mas com a combinação de resultados que ocorreu ficaria na elite mesmo se tivesse perdido.
Veja os confrontos da fase semifinal do Baiano
Nas outras partidas, os resultados foram: Jacuipense 1 x 0 Juazeirense, Itabuna 4 x 0 Bahia, Atlético 0 x 0 Doce Mel e Bahia de Feira 3 x 0 Jacobinense.
Para o Itabuna, a goleada valeu muito. O Dragão do interior chega às semifinais logo em seu ano de volta à elite e fecha a primeira fase marcando oito gols na dupla Ba-Vi (havia feito 4 a 1 no Vitória em pleno Barradão).
O Bahia terminou com 21 pontos ganhos, quatro à frente do Jacuipense. Juazeirense, com 16, e Itabuna, com 15 pontos conquistados, também se classificaram para o mata-mata.
Estão eliminados o Bahia de Feira, com 13, o Vitória, com 12, o Barcelona de Ilhéus, com dez, e o Atlético (atual bicampeão estadual), com nove pontos somados.
Foram rebaixados, o Jacobinense, recém-promovido, com sete, e o lanterna Doce Mel, que não venceu um jogo sequer e acabou com apenas três pontos, além de ter o pior ataque e a pior defesa.
Na fase semifinal, em jogos de ida e volta, o Bahia vai enfrentar o Itabuna e o Jacuipense vai encarar o Juazeirense. A Federação Baiana ainda vai confirmar as datas dos confrontos.
Imagem: Pietro Carpi/EC Vitória