Unión Magdalena conquista segundona colombiana
Muito equilíbrio e emoção na final da segundona colombiana, com título do Unión Magdalena nos pênaltis
A partida de volta da segundona colombiana aconteceu neste domingo (15), no estádio Bello Horizonte – Rey Pelé, na cidade de Villavicencio, onde o Llaneros bateu o Unión Magdalena por 1 a 0.
Coube a Omar Duarte, aos 39 minutos do primeiro tempo, num chutaço de fora da área, fazer o único gol do jogo, dando o triunfo aos mandantes. Como o Unión Magdalena (primeiro colocado na fase regular) havia vencido na ida, também por 1 a 0, o campeão foi conhecido nos pênaltis. Os visitantes ganharam por 4 a 2 e ergueram a taça.
No entanto, os dois finalistas, de forma inusitada, garantiram o acesso à elite de 2025. Pela primeira vez, o Llaneros disputará a Primeira Divisão do futebol colombiano. Cabe lembrar que Unión Magdalena e Atlético Huila foram os rebaixados na última temporada.
Antes de a temporada começar, o regulamento previa que o campeão da Grande Final (disputa entre o vencedor do “Torneo Clausura” e o ganhador do “Torneo Apertura”) conquistaria o primeiro acesso à elite na próxima temporada. O outro promovido seria o ganhador do duelo entre o perdedor da Grande Final e o clube com mais pontos conquistados na classificação geral (soma do “Apertura” com o “Clausura”). No entanto, ao final da fase regular, houve uma mudança no regulamento e assim todos os pontos em todas as etapas seriam computados.
Assim, os dois finalistas terminaram com 91 pontos. Havia a possibilidade que ambos times subissem diretamente. Bastava um triunfo llanero no tempo normal e que o ‘El Ciclón Bananero’ ganhasse nas penalidades máximas. Foi o que aconteceu. Para uns, coincidência. Para outros, armação. Na verdade, a atitude exibida por ambas as equipes no segundo tempo foi suspeita.