Turquia e Croácia se enfrentam em estreia na Eurocopa
Turquia enfrentará a Croácia no primeiro jogo do Grupo D da Eurocopa 2016
Na manhã deste domingo (12), a seleção da Turquia enfrenta a Croácia as 10h, horário de Brasília, no Parc des Princes, em Paris, para duelo válido pela primeira rodada da Eurocopa.
Ambas as equipes farão sua estreia na competição e, junto com Espanha e Republica Tcheca, compõem o Grupo D do torneio. Em seu último amistoso preparatório, a Turquia venceu a Eslovênia por 1 a 0, enquanto a Croácia goleou San Marino pelo placar de 10 a 0.
Apesar de ter atuado poucas vezes nessa temporada, com a camisa do Barcelona, o meia Arda Turan foi convocado pelo treinador turco Fatih Terim e é um dos veteranos presentes no elenco da seleção. Entre as jovens promessas e esperanças turcas estão os meias Hakan Çalhanoglu (Bayer Leverkusen) e Yunus Malli (Mainz 05). Quem também figura na equipe e pode ajudar a Turquia na Eurocopa é o volante Mehmet Topal (Fenerbahce), auxiliado pelo meia Selçuk Inan (Galatasaray).
A Croácia, que participou da última Copa do Mundo e ficou na terceira colocação de seu grupo, disputará a Eurocopa com muitos jogadores que estiveram no Brasil em 2014 e atualmente figuram em grandes equipes europeias. O zagueiro Vedran Corluka (Lokomotiv Moscow), os laterais Darijo Srna (Shakhtar Donetsk) e Sime Vrsaljko (Sassuolo), os meias Luka Modric (Real Madrid), Ivan Rakitic (Barcelona), Ivan Perisic (Internazionale), Mateo Kovacic (Real Madrid) e Marcelo Brozovic (Internazionale) e o atacante Mario Mandzukic (Juventus) estão na lista de convocados do técnico croata Ante Cacic. Porém, o zagueiro Dejan Lovren, que atuou na última Copa do Mundo, não foi convocado.
Apesar do corte de Lovren, a ausência mais sentida pelos torcedores e jogadores croatas é do meia Alen Halilovic. Com 19 anos e passagens pela seleção croata desde o sub-14 até o profissional, Halilovic é jogador do Barcelona e está atualmente emprestado para o Sporting Gijon. O meia Rakitic disse ter ficado surpreso com a ausência do jovem na lista de convocados.
– É a decisão do treinador e temos que respeitar, mas estou surpreso porque o Halilovic trabalhou muito para estar na seleção e teve um desempenho fenomenal nos amistosos. Ele terá que deixar isso de lado e concentrar-se na próxima temporada. Acredito que dará muitas alegrias ao futebol croata – comentou Rakitic, que também falou sobre a expectativa da equipe para a Eurocopa 2016.
– Nós estamos juntos há muito tempo e temos que conquistar algo. O Modric disse outro dia que era hora de fazer algo grande pela seleção, pois sabemos que esta é a melhor geração dos últimos anos. Acreditamos em nós e sabemos que podemos. Temos uma equipe de jogadores experientes e jovens, atuando em grandes clubes, fizemos bons amistosos e podemos vencer ainda mais – afirmou o meia do Barcelona.
Além da partida contra a Croácia, a seleção turca enfrentará a Espanha dia 17/06, as 16h, e concluirá o grupo contra a Republica Tcheca no dia 21/06, também as 16h. Já a seleção croata enfrenta primeiro os tchecos, no dia 17/06, as 13h, e encara os espanhóis na última rodada do grupo, no dia 21/06 as 16h.
Classificam-se para as oitavas de final do torneio as duas melhores seleções de cada um dos seis grupos junto com as quatro melhores terceiras colocadas.
Ficha técnica – Turquia x Croácia
Data: 12/06/2016
Hora: 10h, horário de Brasília
Local: Parc des Princes, Paris, França
Provável escalação da Turquia: Babacan; Gonul, Topal, Balta, Erkin; Inan, Çalhanoglu, Tufan, Ozyakup, Turan e Yilmaz. (4-5-1)
Técnico: Fatih Terim
Provável escalação da Croácia: Subasic; Srna, Vida, Schildenfeld, Strinic; Badelj, Modric, Rakitic, Perisic, Pjaca e Mandzukic. (4-5-1)
Técnico: Ante Cacic