Três campeões estão fora das competições sul-americanas em 2025

 Três campeões estão fora das competições sul-americanas em 2025

Foto: Conmebol

Dos seus 27 campeões em toda a história, Copa Libertadores da América contará com 17 clubes em 2025

Com a definição dos representantes de todos os dez países filiados à Conmebol, a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-Americana de 2025 terão 24 dos 27 campeões da principal competição continental.

A Libertadores terá 17 de seus campeões, desde que começou a ser disputada, em 1960. Confira: Atlético Nacional (Colômbia), Boca Juniors (Argentina), Botafogo, Corinthians, Colo-Colo (Chile), Estudiantes de La Plata (Argentina), Flamengo, Internacional, LDU Quito (Equador), Nacional (Uruguai), Olimpia (Paraguai), Palmeiras, Peñarol (Uruguai), Racing (Argentina), River Plate (Argentina), São Paulo e Vélez Sarsfield (Argentina).

Na Copa Sul-Americana estão outros sete: Atlético Mineiro, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Independiente (Argentina), Once Caldas (Colômbia) e Vasco da Gama.

Assim, somente três campeões estarão fora das duas competições sul-americanas em 2025: Argentinos Juniors (Argentina), San Lorenzo (Argentina) e Santos. O “Ciclón” é o único clube do continente a ter título das duas competições sul-americanas e também da extinta Copa Mercosul. Curiosamente, a agremiação de Almagro conquistou a última edição da Mercosul (2001) e a primeira da Copa Sul-Americana (2002).

Outros campeões também não participarão em 2025

Se adicionarmos os clubes que já conquistaram a Copa Sul-Americana, também não participarão no ano que vem de ambas competições o Athletico Paranaense, o Arsenal de Sarandí (Argentina), a Chapecoense e o Cienciano (Peru).

Já Independiente del Valle (Equador), Independiente Santa Fe (Colômbia) e Universidad de Chile (Chile) estarão na Libertadores de 2025. Defensa y Justicia (Argentina) e Lanús (Argentina) marcarão presença na Sul-Americana.

Apenas clubes bolivianos e venezuelanos jamais venceram uma competição internacional na América do Sul. E o Pachuca, do México, ganhador da Copa Sul-Americana uma vez, também está na história. É o único fora da América do Sul a ter um título de uma das duas competições mais importantes da Conmebol.

 

Esportes Mais no Facebook

Leia+

Sorteio da Libertadores de 2025 define adversários de Corinthians e Bahia

Copa Sul-Americana 2025 tem confrontos definidos

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply