Thiago Lima: conheça a emocionante história de vida do jogador
Jamais desista dos seus sonhos! A história de vida de Thiago Lima
Natural de São Paulo, bairro da Penha, Thiago de Sousa Lima nasceu em 7 de janeiro de 1992, e como a maioria dos garotos, tinha o sonho de se tornar jogador de futebol. Desde pequeno ele sempre observou o seu pai, o senhor Weber Bueno de Lima, nas famosas peladas, e o gosto pelo esporte só foi aumentando.
Os primeiros chutes foram aos 8 anos, mas apenas três anos depois conseguiu entrar em uma escolinha de futebol.
“Apenas com 11 anos os meus pais tiveram condições de pagar uma escolinha, então entrei na do Corinthians. Mas como a situação financeira não era boa, não pude ficar muito tempo”.
Essa triste realidade é passada por muitas crianças, e para Thiago também não foi fácil, pois com o passar do tempo ele via o seu maior sonho se distanciar.
“Eu jogava na rua, nos campinhos do bairro, sempre com o sonho. Eu sabia que tinha potencial, meus amigos diziam isso, então o meu sonho seguia vivo”.
O tempo passou e com 17 anos Thiago recebeu a oportunidade de fazer uma avaliação na Portuguesa Santista.
“Eu consegui ir muito bem, passei pelas etapas da avaliação, fiz amistosos com a equipe e entrei para as categorias de base do clube”.
Porém, no seu melhor momento, Thiago enfrentou mais um drama que muitas famílias passam, a separação de seus pais, que aconteceu de forma conturbada.
“Com dois irmãos mais novos, tive que ajudar a minha mãe, acabei tendo mais responsabilidade sobre eles, enfrentamos mudanças de endereços constantes e as dificuldades financeiras foram grande”.
Com toda essa situação, Thiago viu o seu sonho de se tornar jogador de futebol se distanciar, mas o pior ainda estava por vir. Tentando conciliar todas as dificuldades do dia a dia com o futebol, o jovem jogador acabou sofrendo uma grave lesão no antebraço direito.
“ Foi uma fratura grave que me rendeu duas platinas no braço. Com esses acontecimentos fiquei muito tempo sem jogar futebol, com problemas familiares graves, cuidado através de fisioterapia”, relembrou o jogador.
O tempo foi passando e Thiago retornou ao futebol mesmo com as dificuldades, porém, de forma amadora. Nesse tempo, ele conciliava a vida de ajudante geral com as peladas em Guarulhos, local onde morava na época.
Em 2013, um fato voltou a trazer luz na vida de Thiago. O seu filho, Pedro, nasceu no dia 17 de outubro. Mesmo sem manter o relacionamento com a mãe de seu filho, Thiago Lima sempre se fez presente, dando toda a atenção que um filho merece de um pai.
No ano seguinte, em 2014, um novo fato ressurgiu na vida do jogador, transformando a sua vida.
“Eu conheci Jesus e o aceitei em minha vida, e desde então me tornei uma pessoa melhor, mesmo nas dificuldades. Deus ainda me deu um grande presente, a minha mulher Natália, e minha vida começou a mudar”.
Sempre trabalhando muito, Thiago foi ajudante, montador de móveis, conferente, vendedor de calçados, de cosméticos e até de agulhas, sempre buscando o melhor para a sua família.
“Eu tinha apenas 50 reais na minha carteira, então fui até o Brás e comprei kits de agulha, cada um tinha 6 tipos, e como comprei bastante, a unidade saiu a 25 centavos e eu revendia de porta em porta a 1 real. Algumas pessoas se sensibilizaram e até pagavam mais”.
Já longe do futebol profissional, Thiago seguia a sua vida, e conseguiu melhorar a situação financeira após conseguir um novo emprego, prestando serviços terceirizados a um dos maiores bancos do país.
Arrumando a sua vida e já com 24 anos, ele ainda pensava na carreira como atleta, afinal, era o seu sonho. Mas as pessoas ao seu redor sempre diziam que já não dava mais, pois apenas na várzea ele iria conseguir jogar.
E assim ele seguiu, passando por muitas equipes amadoras, mas mantendo o seu sonho, sempre com o pensamento de que o “impossível” poderia ser feito em sua vida.
“Como eu ainda sonhava em me tornar um jogador profissional, procurava sempre evoluir, treinar e me preparar, pois sabia que Deus me daria uma chance, mas que precisaria estar pronto quando ela chegasse”.
Thiago conciliava a sua vida de trabalhador com a preparação, cuidando da parte física e técnica, buscando treinar com bola, e os resultados vinham até mesmo nas competições amadoras, onde ele se destacava e acumulava títulos e prêmios individuais.
“Minha mulher, treinador Eude Junior, meu irmão Lucas e meu pai sempre me ajudaram e me deram forças, eles nunca desistiram de mim, do meu sonho”
Em 2019, um novo baque. Thiago perdeu o seu pai, o seu grande incentivador. Mas como uma pessoa fiel a Deus, ele seguiu acreditando no seu sonho, e colocou na cabeça que buscaria o objetivo não mais apenas por ele, mas também pelo senhor Weber.
Sem desistir e já com 27 anos de idade, o que era impossível aconteceu. A oportunidade que Thiago Lima tanto pediu veio, a chance do recomeço.
“Um grande amigo que fiz, Wellington França, estava atuando no futebol alemão e viu que o treinador buscava por atletas. Ele me indicou, pois sabia do meu sonho e do meu potencial. Eu não acreditei muito (risos), até que recebi um convite do T.U.S Rüssingen, foi incrível, eu chorei muito, fiquei muito feliz assim como os meus familiares e amigos”.
Na Alemanha, Thiago chegou para fazer testes no time B da equipe, e em seis jogos conseguiu marcar 9 gols, se destacando e passando a treinar com a equipe principal.
O bom desempenho em solo alemão fez com que outras equipes se interessassem pelo jogador. E dessa forma o brasileiro foi contratado pela equipe do VFL Kaiserslautern, onde irá se apresentar em janeiro, e poderá desfrutar de toda a sua luta diária, realizando o seu sonho de se tornar um jogador de futebol profissional.